Buscar

Resumo Educação Infantil Adulta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PINTO, Álvaro V.“Educação Infantil e Educação de Adultos”.In:PINTO, Álvaro V. Sete lições sobre educação de adultos.14 ed. São Paulo,Cortez,2005. Págs.69-78
RESUMO DO TEXTO “EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE ADULTOS”
O capítulo“Educação Infantil e Educação de Adulto”, é expresso em quatro tópicos.No primeiro tópico,o autor Álvaro Vieira Pinto descreve em quatorze itens modalidades gerais da educação, utiliza-se sempre da educação informal e da educação formal(escolarizada).Argumenta também que desenvolverá o seu texto com pontos de vistas: humanista, social e histórico-antropológico, para fazer a sua discussão pedagógica do ensino infantil em oposição ao ensino adulto.
Em sua introdução, afirma que a educação é algo permanente ao longo da vida do indivíduo e que nada está isento da educação,pois o indivíduo está sempre em processo de se educar já que possui em diferentes etapas de sua vida distintas capacidades (orgânico,psicológico) de ação e de trabalho,desde que possua plena condições mentais e fisiológicas para o trabalho.
Vieira Pinto coloca o homem como capaz de se superar através do trabalho e justifica a racionalidade e o trabalho como inerente ao homem e diz que essas qualidades o diferencia dos outros animais,pois através de tais qualidades o homem consegue sobreviver melhor e modificar a si mesmo,criando novas relações em um plano evolutivamente social.
Em seguida,o autor explica a evolução da capacidade humana de aprendizagem e afirma que,no princípio,ela é difusa, inespecializada e em sua evolução vai diferenciando-se. A partir da afirmação “o trabalho transforma o trabalho”,o autor sintetiza a evolução da sociedade e destaca que a educação é aproveitadora da capacidade de trabalho,especializando-se na medida da sofistificação do trabalho social.
No texto,o autor usa como exemplo a dinâmica de uma família camponesa para justificar a necessidade da mão-de-obra infantil,assim, defende o ponto de vista das disposições sociais de trabalho,pois para ele saindo dessa concepção o tema torna-se abstrato e generaliza,pois para o autor o aspecto pedagógico é secundário e garante que,primeiramente,deve-se criar condições sociais ideais para que a criança tenha o poder de frequentar uma escola.O autor elege os motivos e os interesses da sociedade como fatores fundamentais que distinguem o ensino infantil do de adultos e além disso,condena a concepção genética que certifica o desenvolvimento psicológico da criança independe do processo social.
No segundo tópico, tem-se uma síntese histórica da educação em três sociedades;a feudal,a escravista e a moderna com foco na evolução da formação educacional comparado à evolução social do trabalho em todas essas fases.
Primeiramente,o autor descreve o ensino na sociedade feudal e diz que a época favoreceu as possibilidades do saber,entretanto aumentou-se o desinteresse pela natureza e o desapreço pelo trabalho manual.Na época feudal domina a concepção cristã da Igreja Católica,assim a educação é privilégio da nobreza e exercida por sacerdotes.O autor elege a fundação das universidades como o fato mais importante dessa época na história pedagógica e faz uma comparação etimológica da palavra “escola”,de origem grega que tem significado literal ociosidade, com a sociedade feudal dominante justamente por ser a classe que não trabalhava,ociosa e sendo apenas esta que recebia a educação formal(sacerdotes,nobres e reis)
Em sua evolução histórica,descreve a sociedade escravista um pouco mais desenvolvida que a feudal, mas que produziu um saber adequado aos seus interesses,já que somente a classe dirigente possuía a educação.Ao fim da análise,chega-se na sociedade moderna e no aparecimento das ciências experimentais,do comércio mundial da indústria mecanizada,menciona o aparecimento de pensadores educacionais,criação de escolas públicas,laicas e incapazes de sintetizar o processo pedagógico. O autor, enfatiza que na sociedade moderna,aconteceu a democratização do ensino,pois na época cresceu a necessidade de educação para todo o povo e o governo,nesta época,já se esforçava para democratizar o ensino.
No terceiro tópico, o autor enfatiza que a educação é um produto cultural da sociedade de sua época,reflete os interesses da comunidade dominante e consequentemente forma o tipo de homem que a serve para desenvolvê-la ao máximo.Dando sequência ao texto,postula-se uma terceira lei da educação que possui na sua essência poder de modificar a sociedade,podendo também suprimí-la e chegar a substituí-la por outra sociedade mais evoluída.
 No último tópico,deduz-se que a educação amplia a sua área e tem a particularidade de ir além da sua intenção,pois o autor confere a educação uma natureza difusa,pois ela transcende o seu limite e admite que a educação tanto a infantil quanto a adulta é ilimitada,pois desdobra o ser humano,apesar de ter períodos de paralisias, progridem e criam melhorias na vida e culturais nos aprendentes.

Outros materiais