Buscar

1o Entrega CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E CARREIRA WORD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E CARREIRA (INS003-81_20172_01)
Discussão sobre empregabilidade x trabalhabilidade
1o caso 
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2017/08/06/crise-multiplica-mendigos-e-ate-executivos-viram-sem-teto-no-rio.htm
2o. Caso 
https://noticias.uol.com.br/tabloide/ultimas-noticias/tabloideanas/2017/06/29/jovem-que-dormiu-na-rua-supera-desemprego-e-ganha-quase-r-30-mil-por-mes.htm
1) O que há de diferente na postura de cada um dos profissionais?
Ao meu ver são 2 profissionais distintos, um já era bem sucedido, já o outro ainda estava trilhando seu caminho. Enquanto um, ao perder seu emprego, não inovou, onde entende-se por empregabilidade (estava apenas empregado, sem metas, podemos assim dizer), o outro conseguiu ter o pensamento à frente e se superar, o que entende-se por trabalhabilidade.
2) O que você entende por empregabilidade? E por trabalhabilidade?
Empregabilidade é um conceito que surgiu nos anos 90 e tem a ver com o valor de um profissional no mercado de trabalho. Ou seja, quanto ele vale no sentido de transações, mercado e aquisição de um emprego. Ou seja, quanto maior a empregabilidade de uma pessoa, mais atrativa ela será para o mercado.
Enquanto a trabalhabilidade vai mais além, é um conceito dos anos 2000 e bem mais avançado. A trabalhabilidade refere-se à capacidade de gerar trabalho, mais além do emprego. É como a pessoa se vê produzindo economicamente, seja como empregado, consultor, empreendedor, enfim, todas as múltiplas formas de trabalho.
Por fim, é a forma como você é capaz de transformar seu conhecimento em prol da produção econômica.
3) Analisando os itens que compõem a trabalhabilidade, cite 5 destes fatores que podem impactar de forma positiva na sua carreira, e como você pensa que eles agiriam.
Fazendo uma auto-reflexão, eu me enxergo produzinho não apenas como empregado, sinto ser mais aberto na forma que me relaciono com o universo de trabalho, creio que nesse sentido, posso assim dizer que sou bem dotado dessa caracteristica.
4) Faça uma breve conclusão dos casos de acordo com o seu entendimento sobre o tema.
Assim como dito no item 1. Enquanto um, ao perder seu emprego, não inovou, onde entende-se por empregabilidade (estava apenas empregado, sem metas, podemos assim dizer), o outro conseguiu ter o pensamento à frente e se superar, o que entende-se por trabalhabilidade.

Outros materiais