Buscar

Desnutrição Proteíco Calórica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desnutrição Proteíco Calórica e Desidratação 
Desnutrição proteico calórico
 Primeira causa de morte infantil nos países em desenvolvimento. 
Esta afecção é causada por um consumo inadequado de calorias, que produz uma deficiência de proteínas e micronutrientes (nutrientes requeridos em pequenas quantidades, como vitaminas e oligoelementos). 
Fatores como :
Um rápido crescimento, 
 infecção, 
ferida 
 doença crônica - debilitante podem aumentar a necessidade de nutrientes, particularmente nos lactentes e crianças pequenas que já estavam desnutridos.
Sintomatologia
Há três tipos de desnutrição calórico-proteica:
 Seca (a pessoa está magra e desidratada), 
Úmida (o indivíduo incha devido à retenção de líquidos) 
 Intermediária ( magra e com edema abdominal )
O tipo seco - Marasmo, provém de uma inanição quase total. Uma criança que tem marasmo consome muito pouco alimento, muitas vezes porque a mãe é incapaz de a amamentar, e está muito magra devido à perda de músculo e de gordura corporal. Vulnerável a qualquer tipo de infecção.
Caracterísitcas : pele ressecada e descamante, os músculos reduzidos e está sempre com fome. A doença tem esse nome devido ao fato de o doente não possuir disposição para realizar suas atividades
Sintomatologia
O tipo úmido - Kwashiorkor, uma palavra africana que significa do dialeto Gana ( mal do filho mais velho ) .Esta expressão tem a sua origem na observação do desenvolvimento desta doença na primeira criança quando nasce a segunda e substitui a primeira no peito da mãe. A criança desmamada é alimentada primeiro com uma sopa de aveia, de baixa qualidade nutricional em comparação com o leite materno, e a criança não se desenvolve bem. 
A deficiência proteica no kwashiorkor é geralmente mais significativa do que a calórica (energia).
Sintomatologia
O kwashiorkor é menos frequente do que o marasmo . Este tende a surgir em determinadas partes do mundo (África rural, Caraíbas, ilhas do Pacífico e o Sudeste asiático, América do Sul), onde os produtos do país e os alimentos usados quando se desmamam os lactentes, como inhame, mandioca, arroz, batata-doce e bananas verdes, são pobres em proteínas e excessivamente ricos em amido , excesso de carbohidratos.
Tanto no marasmo como na kwashiokor o organismo desfaz os seus próprios tecidos para usar as suas calorias. 
Fígado – utiliza o hidrato de carbono para dar energia 
Os músculos utilizam proteínas para sintetizar novas proteínas e a
gordura é armazenada para produzir calorias.
 Como resultado, todo o corpo se atrofia.
Sintomatologia
No kwashiorkor :
1) Os valores de proteínas no sangue diminuem, devido ao desequilíbrio osmótico no TGI e desequilibrio do Sistema linfático , acumulam liquidos nos MMSS e MMII 
 2)Os valores de colesterol também diminuem e o fígado torna-se gordo e aumenta de tamanho devido a carência de apolipoproteínas (proteínas ligadas a lipídios) função de levar lipidios fígado para os outros orgãos .
3) A carência de proteínas dificulta o desenvolvimento do organismo, baixa a imunidade , a capacidade de reparar os tecidos lesados e a produção de 
 enzimas e hormônios. 
4) A diarreia é frequente. 
5) O desenvolvimento psicomotor pode ser acentuadamente lento nas crianças gravemente desnutridas e pode aparecer atraso mental. 
Sintomatologia
O Tipo Intermédio de desnutrição calórico-proteica denomina-se kwashiorkor marasmático, é a maior parte dos casos.
 As crianças com este tipo de afecção retêm alguns líquidos e têm mais gordura corporal do que as que apresentam marasmo
Marasmo 
Kwasiokor
Kwashiokor marasmático)
Tratamento
Uma criança com desnutrição calórico-proteica é em geral alimentada por via endovenosa durante as primeiras 24 a 48 horas de hospitalização. Devido a estas crianças terem invariavelmente graves infecções, em geral acrescenta-se um antibiótico aos líquidos administrados.
 A quantidade de calorias é aumentada de forma gradual, de tal maneira que uma criança cujo peso é de 6 kg a 8 kg quando é internada no hospital aumenta à volta de 3 kg em doze semanas.
Prognóstico
Mais de 40 % das crianças que sofrem desnutrição calórico-proteica morrem.
 A morte durante os primeiros dias do tratamento deve-se em geral a um desequilíbrio de eletrólitos, uma infecção, uma descida anormal de temperatura corporal (hipotermia) ou uma insuficiência cardíaca. 
Os sinais mais alarmantes são torpor (semi-inconsciência), icterícia, pequenas hemorragias na pele, baixa quantidade de sódio no sangue e diarreia persistente. 
O desaparecimento da apatia, dos edemas e da falta de apetite são sinais favoráveis. A recuperação é mais rápida no kwashiorkor do que no marasmo.
Os efeitos a longo prazo da desnutrição na infância são ainda desconhecidos. 
Quando as crianças são tratadas adequadamente, o fígado e o sistema imunitário recuperam completamente.
Algumas crianças a absorção de nutrientes no intestino permanece alterada.
O grau de deterioração mental está em relação com a duração da desnutrição, sua gravidade e idade de começo. Um leve atraso mental pode persistir durante a idade escolar e ainda mais tarde.
Obesidade Infantil
Causas :
Alimentação Inadequada
Sedentarismo
Ansiedade / Depressão
Fatores Hormonais – excesso de hidrocortisona e estrogenios
Fatores genéticos – Pesquisas citam que cerca de 50%
 de filhos de obesos , tornam se obesos 
Problemas
Crianças obesas estão expostas a estigmas de peso e podem ser vulneráveis a efeitos psicológicos: como depressão , efeitos sociais, como o isolamento.
As consequências de tendências desfavoráveis, como o isolamento ou o retraimento social, podem contribuir para a exacerbação da obesidade por meio de vulnerabilidades psicológicas que aumentam a tendência a comer demais e a atividades sedentárias.
 É evidente que essas tendências desfavoráveis, o preconceito e a discriminação são parte da vida cotidiana dessas crianças com sobrepeso. 
O aumento da incidência de obesidade infantil, foram identificadas também outras consequências da obesidade para as crianças, entre as quais:
 apneia obstrutiva do sono, 
problemas ortopédicos, 
Hiperandrogenismo ( testosterona) 
diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Disfunção Gastrointestinal
Trato gastrointestinal principal meio de troca entre o organismo e meio ambiente .
 Distúrbios inflamatórios e má absorção comprometem trato GI, lactentes sendo mais vulneráveis.
Alguns Distúrbios :
Desidratação : Débito de líquidos maior do que a ingesta total .
Causada por séries de doenças que provocam perdas insensíveis pela pele , trato respiratório , sistema renal, cetoacidose diabética e infecções no trato GI .
Diarréia
Provocada pelo transporte inadequado de água e eletrólitos pelo TGI , envolvem estômago ,intestino( gastroenterite), intestino delgado ( enterite) e o cólon ( colite) .
Pode ser:
Aguda – Incidência de doenças em menores de 5 anos , geralmente causada por agente infeccioso ( bacteriano, viral ou parasitário) no TGI , respiratório e urinário ou antibioticoterapia ou uso de laxativos .
Crônica – Aumento da frequência das evacuações e do conteúdo liquido das fezes com duração de mais de 14 dias , pode ser causada por doenças auto imunes, síndrome da má absorção , doenças inflamatórias intestinal , alergias alimentar , intolerância à lactose , diarréia sem causa definida. 
Diarréia intratável na infância – Síndrome que ocorre nos primeiros meses de vida e pode persistir até 2 anos , sem causa definida , sem patogenos reconhecidos , refratária a tratamento.
Diarréia crônica inespecífica ( DCI) – Conhecida como cólon irritável da infância e diarréia das crianças de 1 ano . Apresentam evacuações liquidas , com partículas alimentares não digeridas, com sintomas por mais de 2 semanas . Não comprometimento no crescimento e desenvolvimento da criança .
Excessos de sucos e adoçantes a base de sorbitol ,também encontrado em bebidas e alimentos industrializados . 
Etiologia infecciosas 
Rotavírus
Salmonella
Shigella
Echerichia Coli 
Vibrio chorolae
Verminoses .....
Equilíbrio Hídrico em lactentes
Liquido extra celular ( LEC) é maior nos lactentes até os 2 anos de vida e representa mais da metade do líquido corporal total ao nascimento , contendo sódio e cloro relativamente maior nesta idade . 
Comparado a crianças maiores e adultos os lactentes apresenta ingesta menor e débito de líquidos maiores em relação ao seu tamanho , tornando o mais suscetível a desidratação diante de seus riscos . 
No processo de desidratação ocorre a perda de 60% do LEC e os 40% remanescente refere se ao LIC ( liquido intracelular) .
Lactente mais suscetível a febre tornando as perdas insensíveis mais significativas .
Tipos de desidratação 
Isotônica ( isosmótica ou isonatrêmica) - mais comum em crianças , ocorre quando a quantidade de água e eletrólitos são equilibradas .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais