Buscar

7° provas de ciencia educação e tecnologia

Prévia do material em texto

7° provas de ciência educação e tecnologia
Questão 1/10
Leia a afirmativa de Pierre Levy:
O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar se de uma hipotética - “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.
Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da auto-aprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?
Marque a alternativa correta:
A- As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual
B- As abordagens da escola nova e sócio inte-acionista para a ampliação do cognitivo e social entre
C- As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens
D- As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidade
E- A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos cana
Questão 2/10
Leia o texto a seguir:
A adoção de novas tecnologias no ensino não tem um objetivo em si mesma mas é um recurso no processo de ensinar e aprender para alcançar os fins educacionais almejados. Vivemos em uma época de grandes transformações. O desenvolvimento cientifico gera entre outros produtos um enorme avanço na tecnologia e no conhecimento.
De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando a classificação das tecnologias em dependentes e independentes.
I - (....) Tecnologia independente são tecnologias que necessitam de elementos elétricos ou eletrônicos para sua produção ou funcionamento.
II - (....) A televisão é uma tecnologia que pode ser considerada independente.
III - (....) As tecnologias dependentes podem ser consideradas como midiáticas..
IV - (....) O quando-de-giz é um exemplo de tecnologia dependente.
Agora, marque a sequência correta:
A- F, F,V,F
B- F,F,F,V
C- V,F,V,F
D- F,V,V,F
E- V,V,V,V
Questão 3/10
Leia as considerações sobre o trabalho colaborativo do professores na EaD.
O trabalho colaborativo é fundamental para a criação dos materiais didáticos dos alunos. Esta interação se apresenta sistematizada nos conhecimentos específicos abordados, por exemplo, nas tele aulas e no livro.
A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior a distância e que tenham atuado na educação básica?
Marque a alternativa correta:
A- Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas
B- Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas ao
C- Auto-aprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com auto outro professor.
D- Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no procede
E- Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano esta adequada aos alunos;
Questão 4/10
Leia o texto a seguir:
“A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”
Em nosso Livro-base é referenciado o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, como um núcleo de grande relevância para a Educação à Distância. Entre suas atribuições a este nível de ensino, é correto afirmar que:
A- Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;
B- Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no
C- Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;
D- Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profi
E- O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.
Questão 5/10
Leia as considerações de Antonio Simão Neto, sobre a chegada dos softwares educativos nas escolas:
Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar- juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma programas – prontos para serem utilizados pelos professores, abrindo a era do software educativo.
Agora, a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale a alternativa correta em relação aos softwares educativos:
A- Os softwares educativos semi-abertos e fechados eram considerados construtivistas, pois permanecem no processo de aprendizagem.
B- Foi nas escolas públicas que se observou um maior uso de softwares educativos.
C- Os softwares educativos em si mesmo são suficientes para provocar inovação na relação ensin
D- Os softwares educativos marcam a segunda onda da informática educacional.
E- A integração do laboratório de informática com as disciplinas curriculares foi possível a partir
Questão 6/10
Leia o texto:
Na aurora do século XXI, necessitam os professores estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo á informação, e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologiacolocada á sua disposição.
Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, deve privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos, mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedeia e orienta esta construção.
Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada num paradigma educacional que, com os recursos da informática e das tecnologias digitais, instrumental.
Agora, marque a sequência correta:
A- F,V,F,F,V
B- F,F,V,V,V
C- V,V,V,F,F
D- V,F,V,V,F
E- F,F,F,V,V
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto:
“ No Brasil, a modalidade de educação à distância obteve respaldo legal para sua realização com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 –, que estabelece, em seu artigo 80, a
possibilidade de uso orgânico da modalidade de educação a distância em todos os níveis e modalidades de ensino. Esse artigo foi regulamentado posteriormente pelos Decretos 2.494 e 2.561, de 1998, mas ambos revogados pelo Decreto 5.622, em vigência desde sua publicação em 20 de dezembro de 2005.”
De acordo com o presidente Litto, da Associação Brasileira de Educação, a EAD apresenta como uma de suas definições:
I. Diminuir as desigualdades sociais;
II. Qualificar grupos específicos para aumentar a desigualdade econômica;
III. Proporcionar a pequenos grupos a democratização da educação.
IV. Qualificar grandes massas.
Estão corretas as afirmativas:
A- Afirmativas II e III.
B- Afirmativas II, III e IV.
C- Afirmativas I e II.
D- Afirmativas I e IV.
E- Afirmativas I, II e IV.
Questão 8/10
Leia as considerações sobre os repositórios:
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web paratodos, professores e alunos.
Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?
Marque a alternativa correta:
A- Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer
B- As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.
C- As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferên
D- Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de e
E- Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de AP
Questão 9/10
Leia o texto:
Propomos a utilização das tecnologias na escola por serem frutos da produção humana, parte da sociedade e, como tal – como todas as tecnologias criadas pelo homem, como a escrita, por exemplo - , devem ter seu acesso democratizado, sendo desmistificadas. Os alunos devem ser educados para o domínio do manuseio, da criação e interpretação de novas linguagens e formas de expressão e comunicação, para irem se constituindo em sujeitos responsáveis pela produção. Podemos pensar ainda que a própria tecnologia pode ser um meio de concretizar o discurso que propõe que a escola deve fazer o aluno a aprender a aprender, a criar, a inventar soluções próprias diante dos desafios, enfim, formar-se co e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar.
As tecnologias educacionais precisam ser bem utilizadas em sala de aula, pelo professor para alcançarem as finalidades almejadas. A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização da tecnologia em sala de aula.
I - (....) O professor da atualidade deve procurar novas tecnologias para utilizar em sala de aula, abandonando as mais antigas, pois estas deixaram de ser importantes no processo educacional.
II - (....) O professor deve inovar as formas de utilizar as tecnologias que estão ao seu alcance.
III - (....) O alcance das tecnologias está ligada ao seu domínio pelo professor e pelo aluno.
IV - (....) Os professores muitas vezes não conseguem explorar de forma criativa o retroprojetor na escola.
Agora, marque a sequência correta:
A- F,V,V,V
B- F,F,F,V
C- V,F,V,F
D- F,V,V,F
E- V,V,V,V
Questão 10/10
Leia o texto:
Por fazerem parte de um dos grupos de aplicativos utilizados no ambiente doméstico, os jogos educacionais são softwares que têm uma boa aceitação junto aos alunos, principalmente em função de suas características lúdicas. Esses aplicativos, normalmente, são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação de conhecimentos dos alunos, por meio do seu desenvolvimento com o ambiente do jogo.
Marques Neto, Humberto Torres.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I - ( ) No trabalho com jogos, o sistema informático é quem ensina o aluno, pois primeiramente ele apresenta uma informação e em seguida, por meio de perguntas, verifica se o aluno aprendeu.
II - ( ) A aplicação de regras lógicas são exigidas para solucionar problemas que os jogos propõem.
III - ( ) Xadrez, quebra-cabeça e jogos de memória são considerados jogos de menor valor pedagógico.
IV - ( ) Os softwares relacionados aos jogos só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso.
Agora, marque a sequência correta:
A- F, V, F, V
B- V, V, F, F
C- V, V, V, F
D- F, V, F, F
E- V, F, V, V
1- Você acertou!
A auto-aprendizagem é um fundamento relevante para a EaD. Por isso, ela exige duas abordagens, regulares que obedecem a uma legislação e que certificam e, outra, segunda abordagem denomina necessidades individuais, não formais dos indivíduos. (P. 155)
2- Você acertou!
A afirmativa III é verdadeira.
Comentário: Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outro tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependendo mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)
3- Você acertou!
Durante pesquisas e vivências na EaD, percebeu-se que há cursos que contratam professores com profundo atuaram em uma sala de aula da educação básica. Estes desconhecem a dinâmica de uma sala de aula, a Alunos no seu cotidiano escolar, faltando-lhes, pois a competência para orientar o aluno em caminhos, esses caminho. P.158
4- Você acertou! 
Segundo Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à comunicadores e educadores de todo o país, visando o uso da informática educativa, bem como demais estuda os ambientes virtuais de aprendizagem e projetos colaborativos entre a EAD, educadores e alunos capítulo 01.
5- Você acertou! 
Grande projetos governamentais surgiram no Brasil a partir da década de 1980, como o Projeto EDUC política simultânea às anteriormente citadas foi o grande investimento de softwares chamados de educação laboratórios de informática com as disciplinas curriculares, proporcionando ao educando a construção
6- Você acertou!
Como falha de SIGNIFICAÇÃO, Moura faz notar a ocorrência de que, em muitos cursos, promove-se dever-se-ia privilegiar a construção do sentido sobre esse uso e sobre suas aplicações nos processos educacionais caráter de experiência cultural e não só instrumental, o que permitiria aos professores terem clareza quanto utilização dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares. (p.75)
7- Você acertou!
Pois, conforme Litto (2003): “Tanto uma maneira de qualificar grandes massas de indivíduos delimitados por interesses específicos, a EAD representa uma abordagem eficaz para diminuir as grandes sociedades. Resposta disponível na página 91 – capítulo 01
8- Você acertou!
Os objetos de aprendizagem são definidos, segundo Tori 2010 (citado por CORTELAZZO,2013, p.157 que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem. (P.157)
9- Você acertou!
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Comentário: Mesmo as tecnologias consideradas menos atuais são igualmente fundamentais para o bom
Independentemente do professor atuar numa escola com maior ou menor número de tecnologias, quere está relacionado, em geral, ao seu domínio pelo professor e pelo aluno e à criatividade para inovar em
10- Você acertou!
A afirmativa II e IV são verdadeiras.
Para a solução dos problemas propostos pelos jogos, normalmente, exige-se dos alunos aplicação de sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso: eles não bastam por si sós. (p.100)

Outros materiais