Buscar

teste 2

Prévia do material em texto

A pesquisa científica é baseada em quatro quesitos: realidade, parte empírica, realidade empírica e experiência. O que é a realidade empírica?
		
	
	
	
	 
	tudo que existe e pode ser conhecido com a experiência.
	
	 
	conhecimento transmitido pelos sentidos e consciência
	
	
	nenhum dos citados anteriormente
	
	
	ligado a experiência
	
	
	tudo que existe em oposição ao que é mera possibilidade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		"Certa vez, uma das pessoas conseguiu se libertar das correntes e saiu para o mundo exterior. A princípio, a luz do sol e a diversidade de cores e formas o assustou , fazendo-o querer voltar. No entanto, com o tempo, ele acabou por se admirar com as inúmeras novidades e descobertas que fez. Assim, quis voltar para compartilhar com seus antigos companheiros todas as informações e experiências que existiam no mundo exterior. Seus antigos companheiros, porem, não acreditaram naquilo que estavam ouvindo e chamaram-no de louco. Para evitar que suas ideias atraíssem outras pessoas para os ¿perigos da insanidade¿, os prisioneiros o mataram." Esse trecho pertence a um mito famoso. Assinale, abaixo, a que mito esse trecho pertence.
		
	
	
	
	
	Mito de Adão e Eva.
	
	
	Mito do Minotauro.
	
	
	Mito do Diluvio
	
	
	Mito da Caverna.
	
	
	Mito de Gilgamesh.
	
	
		3.
		Leia as alternativas abaixo e marque a alternativa que apresenta apenas características do CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO.
		
	
	
	
	
	Conhecimento que tem como premissa guiar a reflexão e conduzir à elaboração de princípios universais tendo como centro a razão, a reflexão e a elaboração do conhecimento no campo das ideias. O foco é a indagação e se fundamenta na reflexão
	
	
	É um tipo de conhecimento que busca a compreensão da realidade universal e habilitar o ser humano a fazer uso de suas faculdades para ver melhor o sentido da vida concreta. Ênfase na razão, indagação filosófica.
	
	
	A forma de conhecimento que busca aproximar-se cada vez mais da verdade através de métodos que possibilitem o controle, sistematização e revisão.
	
	
	Tipo de conhecimento obtido das experiências feitas ao acaso, sem método ou critério de validade. Feito com base em experiências pessoais. É adquirido independente de estudos, reflexões ou aplicações de métodos.
	
	
	Produto do intelecto do ser humano que recai sobre a dimensão das crenças. Tem suas origens nas revelações do mistério oculto e sobrenatural para a explicação dos fatos. Parte do princípio de que o ser humano é um ser ligado à fé e herda dela verdades indiscutíveis.
	
	
		4.
		Julgue as afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
I. Uma das principais características do conhecimento científico é que se trata de um saber lógico e sistemático, ou seja, forma um sistema de ideias ordenado logicamente, e não um conjunto disperso de saberes.
II. O conhecimento científico é verificável, ou seja, é passível de exame para ser confirmado ou não.
III. O conhecimento científico é metódico, ou seja, parte de um procedimento próprio, denominado método científico, pelos qual chega às suas afirmações e conclusões.
IV. O conhecimento científico é fechado, ou seja, está em constante movimento e é absoluto nas suas afirmações, classificadas como paradigmas.
		
	
	
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	F, V, V, F.
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	V, V, V, F.
	
	
		5.
		Com relação aos tipos de conhecimento, assinale a opção, abaixo que esta correta:
		
	
	
	
	
	O quadrado da hipotenusa e igual à soma dos quadrados dos catetos: Conhecimento Popular.
	
	
	Comer manga e beber leite pode dar congestão: Conhecimento Cientifico.
	
	
	Se chover no dia de São Jose, teremos chuva o ano todo: Conhecimento Cientifico.
	
	
	Depois de três dias, Cristo ressuscitou ¿ Conhecimento Religioso.
	
	
	Hoje vai chover porque meu calo esta doendo: Conhecimento Filosófico.
	
	
		6.
		Leia, atentamente, as citações destacadas no quadro abaixo e, em seguida, analise as alternativas e marque a única que considerar correta: ¿A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e impotentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem.¿ ¿Iniciar uma investigação científica é reconhecer a crise de um conhecimento já existente e tentar modificá-lo, ampliá-lo ou substituí-lo, criando um novo que responda à pergunta existente.¿ (LAKATOS e MARCONI, 1991, p.30).
		
	
	
	
	
	As duas citações são verdadeiras, sendo que ambas afirmam que, embora a investigação científica só tenha início quando os conhecimentos existentes são suficientes para explicar as dúvidas e problemas do mundo, sua finalidade é única, a de modificar, ampliar e ou substituir o conhecimento antigo por um novo.
	
	
	As duas citações são verdadeiras, sendo que a segunda é complementar à primeira;
	
	
	As duas citações são verdadeiras, embora a primeira não afirme que os conhecimentos científicos são insuficientes e impotentes para explicar os problemas existentes no mundo, enquanto que a segunda assegura, justamente, o contrário.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, sendo que a primeira é a explicação do que nega a segunda;
	
	
	A primeira citação é incorreta, já que nenhuma investigação científica questiona os conhecimentos já existentes; por outro lado a segunda citação é correta, já que um novo conhecimento só pode surgir a partir da crise de um conhecimento antigo.
	
	
		7.
		O conhecimento popular, também denominado de vulgar, empírico ou senso comum, resulta do modo espontâneo e corrente de conhecer.
PORTANTO
O conhecimento popular é sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teorias) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Nesse sentido, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª falsa.
	
	
	Ambas as afirmativas são falsas.
	
	
	A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª completa a primeira.
	
	
	Ambas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
	
	
		8.
		O cientista utiliza um método na apreensão da realidade. Através do método podemos descobrir como chegar a um objetivo. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de determinado problema. Nesse sentido, denomina-se método como o conjunto:
		
	
	
	
	
	de textos através dos quais é possível conhecer determinada área de saber.
	
	
	de investigações puramente racionais através dos quais é possível conhecer determinada realidade.
	
	
	de objetivos a serem alcançados.
	
	
	de estudos teóricos através dos quais é possível conhecer determinada realidade.
	
	
	de procedimentos através dos quais é possível conhecer determinada realidade e responder ao problema da pesquisa.

Outros materiais

Perguntas Recentes