Buscar

Aula3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conjuntura Econômica
Ambiente econômico saudável
O fator risco deve fazer parte da vida dos empreendedores, e pode ser avaliado e muitas vezes ser reduzido, contornado ou eliminado. Quando o risco se mostra muito grande e não há como atuar sobre ele, é possível que o empreendedor desista de realizar o empreendimento ou mude completamente o modo pelo qual vai viabilizá-lo, para evitar correr um risco considerado excessivo.
Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimentos na criação de empresas. O ambiente econômico é saudável quando há incentivo para a iniciativa privada e os empreendedores potenciais percebem que vale a pena correr riscos, pois há uma chance razoável de recuperar seu investimento com lucro.
Contribuições do governo para o empreendedorismo
Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo governo. Este tem o papel de capitalizar ações que favoreçam a criação de novos empreendimentos e a percepção pelo empreendedor que possui o apoio para o sucesso de seus negócios. Vejamos algumas ações importantes:
·	Carga tributária justa
O governo pode diminuir os riscos dos novos negócios por meio da redução da carga tributária, gerando impostos mais compatíveis com o mercado.
·	Combate à corrupção
Uma das contribuições mais importantes que o governo pode oferecer à sociedade é combater a corrupção no mundo dos negócios e entre os funcionários públicos, impedindo que alguém receba dinheiro para promover a ilegalidade, gerando uma concorrência desleal entre as empresas.
·	Estabilidade legal
As constantes mudanças na legislação e o funcionamento da Justiça tornam o ambiente ameaçador para o empreendedorismo. Uma legislação clara, estável e que contemple os empreendimentos nascentes é componente essencial de um ambiente econômico favorável aos investimentos nos negócios. 
·	Atitude positiva em relação ao empreendedorismo
Encarar os empreendedores de forma positiva, como promotores do desenvolvimento, é essencial para estimular novos negócios e o crescimento econômico.
·	Facilidade de obtenção de crédito e juros baixos
Não só é necessário que haja linhas de crédito para novos empreendimentos com juros mais baixos, como a burocracia não pode causar impedimentos na sua obtenção.
·	Burocracia inteligente
A burocracia é necessária para registrar os fatos comerciais e sistematizar diversos serviços. Entretanto, ela precisa ser suficientemente inteligente para não se tornar um custo adicional da empresa ou mais uma demora em chegar ao mercado e entregar seus produtos e serviços.
Conceitos básicos de economia
O ambiente econômico compreende basicamente três condições: conjuntura econômica, conjuntura do mercado e global. No entanto, antes de avaliar estas condições do ambiente econômico, é importante conhecer alguns conceitos da economia como mercado, concorrência, demanda e oferta.
·	Mercado - É o mecanismo de troca entre compradores e vendedores de bens e serviços. A demanda é determinada pelos compradores e a oferta, pelos vendedores. A maioria dos mercados é competitiva, com muitos compradores e vendedores.
·	Demanda - A demanda caracteriza o comportamento dos compradores. A quantidade demandada de um bem ou serviço é a quantidade que os compradores desejam e podem comprar. Os principais fatores que influenciam a demanda são: preço, renda, gosto e preço de bens relacionados.
·	Oferta - É a quantidade que os vendedores estão dispostos e podem vender. Representa o somatório das quantidades individuais oferecidas pelos fornecedores de determinados produtos ou serviços. Os principais fatores que influenciam a oferta são: preço de venda, preço dos insumos e tecnologia.
·	Concorrencia - Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrências:
- Concorrência perfeita: Ocorre quando os bens oferecidos são iguais e os compradores e vendedores são numerosos a ponto de não influenciarem os preços individualmente, como os produtos agrícolas.
- Concorrência monopolística: Ocorre no mercado em que existem muitos consumidores e um número reduzido de produtores ou vendedores, que oferecem produtos semelhantes. Por causa disso, os produtores ou vendedores podem determinar os preços de seus produtos, como indústrias automobilísticas.
- Oligopólio: Ocorre quando há poucos vendedores que não têm intenção de concorrer entre si, como a indústria de cigarros.
- Monopólio: Ocorre quando apenas um produtor ou prestador de serviços controla os preços, como as companhias de energia elétrica.
Condições do ambiente econômico
Conjuntura econômica
Há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio: crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.
·	Crescimento econômico - Um dos principais fatores econômicos que influenciam o desempenho das empresas é o crescimento econômico ou a mudança no nível geral da atividade econômica. A forma mais comum de medir o crescimento da economia é o PIB, que é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado período de tempo. Uma medida alternativa que indica o crescimento econômico é a queda no nível de desemprego no país. Quando o crescimento econômico é negativo por dois trimestres consecutivos, o período é chamado de recessão.
·	Inflação ou Delação - A inflação representa um aumento geral do nível de preços de produtos e serviços em certo período de tempo, diminuindo o poder aquisitivo dos compradores. A deflação, por outro lado, é um declínio substancial no nível geral dos preços de bens e serviços, significando que o poder aquisitivo da moeda aumentou. O empreendedor precisa estar atento a esses indicadores, pois afetarão a atividade operacional do empreendimento, os custos dos produtos, e consequentemente, aumentando os preços finais dos produtos.
·	Taxa de Juros - Os empreendedores devem estar sempre atentos às taxas de juros, pois elas determinarão o quanto se pagará por um empréstimo e os rendimentos do empreendimento, sendo um fator determinante na viabilização dos negócios. No Brasil, a taxa básica de juros é a Selic, determinada pelo Banco Central brasileiro.
Conjuntura do mercado
A Conjuntura de Mercado compõe-se de quatro fatores: demanda de produtos e serviços, competição no mercado, mercado de trabalho e regulamentação governamental.
·	Demanda de produtos - Tem influência significativa no desempenho do empreendimento. A demanda é afetada pelo ambiente macroeconômico, pela renda dos clientes e pelas preferências dos consumidores.
·	Mercado de trabalho - Algumas empresas têm características especiais em seus colaboradores. Os custos de mão de obra são maiores em setores específicos, pois requerem especialistas.A existência de sindicatos aumenta os custos da mão de obra e pode possibilitar greves.
·	Competição no mercado - Cada empresa atua em determinado segmento ou nicho de mercado, que irá definir o seu modelo de negócio, seus padrões de qualidade e seus competidores. O nível de competitividade varia de acordo com a quantidade de empresas e suas vantagens competitivas. Quando o empreendimento enfrenta poucos concorrentes, a lucratividade tende a ser maior. O empreendedor deve conhecer os seus concorrentes para verificar suas chances reais de obter sucesso.
·	Regulamentação governamental - Todas as atividades estão sujeitas a algum tipo de regulamentação. Um empreendedor deve examinar todas as regulamentações e possíveis mudanças nas normas da atividade escolhida.
Conjuntura global - globalização e concorrência
Globalização significa aumento da competição internacional e do livre comércio entre os países, gerando uma busca das empresas pelas vantagens competitivas de alta qualidade e preço baixo. A concorrência global devastou empresas em todo o mundo, mas também trouxe grandes benefícios para quem não ficou parado. Os padrões de qualidade e eficiência tornaram-se universais, trazendo uma preocupação com a qualificação da mão de obra, melhor aproveitamento dosrecursos, aprimoramento contínuo e uma busca sem fim pelo encantamento e fidelização do cliente.
Uma empresa não pode ficar à margem do processo de globalização, pois com a liberação do comércio, vem a liberdade dos consumidores com acesso a bens e serviços variados, podendo escolher onde irão comprar seus produtos ou serviços. Com liberdade de escolha, o consumidor fica mais exigente, buscando o melhor no mercado, aumentando assim a concorrência das empresas por um cliente. Além disso, para uma empresa ter sucesso localmente, precisa ter atributos que a tornem competitiva em qualquer lugar do mundo.
Participar do mercado internacional é uma perspectiva concreta para muitos empreendedores, mas o cenário fica ainda mais complexo. O empreendedor pode participar do mercado internacional através da importação  e da exportação. Outras modalidades também podem ser consideradas, como parcerias com empresas estrangeiras ou compras de empresas no exterior.
Para que um empreendedor entre no mercado internacional com sucesso, deverá levar em consideração as características do país como cultura, condições econômicas, taxa de câmbio, legislação e política.

Outros materiais