Buscar

Plano de Aula 2 Un. II aula 01 Solução de Conflitos Trabalhistas alunos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Unidade II
Conflitos Trabalhistas e Formas de Solução. Do Judiciário Trabalhista
	Plano de Aula 02
	Autodefesa, Autocomposição, Heterocomposição e
Comissão de Conciliação Prévia
	Aula 01
I. CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
Conflito, etimologicamente falando, advém da expressão latina conflictus, cujo significado é: combater, lutar.
SÉRGIO PINTO MARTINS assevera que:
[...] dentro de um contexto sociológico, pode-se dizer que as controvérsias são inerentes à vida humana, sendo uma forma de desenvolvimento histórico e cultural da humanidade [...] Muitos conflitos são gerados por questões sociais ou problemas econômicos, decorrentes da desigual distribuição de riquezas.�
Na seara trabalhista podemos dizer que os conflitos são as controvérsias, as contendas, que envolvem a relação de trabalho.
Os conflitos de interesse podem ser individuais ou coletivos.
II. FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS:
AMAURI MASCARO NASCIMENTO aponta três formas de solução dos conflitos trabalhistas: autodefesa, autocomposição e heterocomposição. Já OCTÁVIO BUENO MAGNANO indica a jurisdição, a autocomposição e a autodefesa como sendo as formas de solução dos conflitos trabalhistas.
Com amparo nos pré-citados doutrinadores, abordaremos a seguir as formas de solução dos conflitos trabalhistas, de maneira objetiva, a fim de situar o acadêmico acerca da questão, lhe fornecendo os subsídios necessários para o conteúdo vindouro da disciplina.
II.1. DA AUTODEFESA:
Nesta modalidade de solução dos conflitos, as próprias partes evolvidas na contenda empreendem a defesa dos seus interesses. Por este modelo o conflito se resolvia quando uma das partes sucumbia à outra.
II.2. DA AUTOCOMPOSIÇÃO:
Forma de solução dos conflitos empreendida pelas próprias partes, sem a intervenção de terceiros, podendo ser unilateral ou bilateral.
II.2.1. COMISSÕES DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA - CCP:
A Lei nº. 9.958, de 12/01/2000 inseriu na CLT os artigos 625-A a 625-H, que trouxe como uma de suas novidades as Comissões de Conciliação Prévia, que poderiam ser organizadas a nível de empresa e/ou de sindicato.
O art. 625-D da CLT estabelece a obrigatoriedade de subsunção do conflito trabalhista à CCP, sob pena de caracterizar requisito processual negativo de validade do processo, conferindo a tal subsunção verdadeira condição da ação, o qual não atendido poderia implicar na extinção do feito sem o exame do mérito da causa, na forma do disposto no art. 267, inciso IV do CPC. 
O art. 625-E da CLT confere eficácia liberatória à decisão proferida pela CCP.
O art. 625-G da CLT ainda estabelece a suspensão do prazo prescricional.
II.3. DA HETEROCOMPOSIÇÃO:
Neste caso a solução dos conflitos trabalhistas é solucionada por um terceiro.
II.3.1. MEDIAÇÃO:
Ocorre quando o terceiro que irá solucionar o conflito de interesses é requisitado pelas partes. Este procedimento geralmente é extrajudicial. No entanto, pode ocorrer no processo quando as partes assim o desejarem. Neste caso chama-se conciliação.
II.3.2. ARBITRAGEM:
Nesta modalidade de solução de conflitos, um terceiro e/ou um órgão, escolhido pelas partes, intervém no conflito no intuito de resolve-lo. A decisão dada pelo árbitro é chamada de Laudo Arbitral.
II.3.3. JURISDIÇÃO:
Neste caso, o Estado avoca para si a responsabilidade pela solução dos conflitos de interesse, por meio do Poder Judiciário, que exercita a Jurisdição, sendo que no que pertine às contendas trabalhistas, tal atribuição pertence ao Poder Judiciário Trabalhista, que será objeto de Estudo em nossa próxima aula.
� MARTINS, Sérgio Pinto. Direito Processual do Trabalho. Altas: São Paulo, 2001, p. 70. 
Prof. Luiz Augusto Bellini�E-mails: � HYPERLINK "mailto:luizaugusto.bellinilessa@gmail.com.br" ��luizaugusto.bellinilessa@gmail.com� ou � HYPERLINK "mailto:Luiz.bellini@metodistaes.edu.br" ��luizaugusto@bellinilessa.adv.br� ��

Outros materiais