Buscar

AV1 – Mediação de Conflitos – 2014.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 – Mediação de Conflitos – 2014.1
	 1a Questão (Ref.: 201307370300)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a característica correta dos meios alternativos de resolução de controvérsias:
		
	
	Adotam as formas tradicionais do direito processual.
	
	Valem-se dos princípios do positivismo na aplicação das normas.
	
	Definem como essencial a participação do Estado no litígio.
	
	Estabelecem a ênfase na postura adversarial das partes.
	
	Utilizam procedimentos mais simples e informais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307370431)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa correta. Considerando que na maioria das vezes a aplicação da lei é insuficiente na resolução de conflitos, em que consiste a mudança de paradigma adversarial para o paradigma cooperativo?
		
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, impor uma solução para o conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas.
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas
	  
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes, por meio da reflexão, tem a possibilidade, ela própria de solucionar seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a percepção do litígio
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes , por meio do diálogo franco e pacífico, tem a possibilidade de impor a solução para o conflito, com a ajuda do mediador ,que facilitará a compreensão do litígio.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307467566)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual das alternativas abaixo melhor se adequa ao conceito de negociação ?
		
	
	Meio de solução de controvérsias, litígios e impasses, na qual um terceiro, imparcial, de confiança das partes (pessoas físicas ou jurídicas), por elas livre e voluntariamente escolhido, intervém entre elas (partes) agindo como um ¿facilitador¿, um catalisador, que, usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrarem a solução para as suas pendências.
	
	Meio de solução de controvérsias, na qual um terceiro imparcial (que não pode ser escolhido pelas partes) irá decidir qual o melhor solução para por fim ao litígio. O conflito é levado até este terceiro que irá analisar os argumentos e decidirá como deve ser resolvido o impasse.
	 
	É uma forma de resolução de controvérsias na relação de interesses administrada por um terceiro, a quem compete: aproximar as partes, controlar as negociações, aparar as arestas, sugerir e formular propostas, apontar vantagens e desvantagens.
	 
	É o caminho natural para resolução dos conflitos das relações humanas. Identifica-se como sendo a relação que estabelecem duas ou mais pessoas a respeito de um assunto determinado, visando encontrar posições comuns e chegar a um acordo que seja vantajoso para todos.
	
	Meio de solução de controvérsias extrajudiciais de direito patrimonial, disponível nas áreas cível, comercial e trabalhista. Pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário. É um mecanismo voluntário.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307371514)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Carlos observa um problema em seu automóvel e o leva para uma oficina. Pedro apresenta um orçamento para o conserto no valor de R$750,00. Carlos quando volta para pegar o carro recebe a nota final no valor de R$1.400,00. Diz para Pedro que não foi comunicado da mudança de valor e que, portanto, não vai pagar. Pedro ingressa na Justiça e numa audiência, um terceiro imparcial busca compor o litígio e apresenta sugestões para um possível acordo. Marque o item correto:
		
	
	trata-se de uma audiência de Mediação.
	
	trata-se de uma audiência de Arbitragem.
	
	trata-se de uma audiência de Investigação
	
	trata-se de uma audiência de Negociação.
	
	trata-se de uma audiência de Conciliação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307467824)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Ministério de Justiça entregou,  em outubro de 2013, ao Presidente do Senado , o Projeto de Lei sobre Mediação. De acordo com este Projeto , assinale o tipo de mediação que não consta neste documento :
		
	
	Mediação extrajudicial
	
	Mediação pública
	
	Mediação judicial
	 
	Mediação arbitrarial 
	
	Mediação online
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307370463)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Hoje, na era da negociação e da mediação, há uma explosão de recursos para criar diálogos colaborativos, e conseguir mudança na maneira de lidar com as situações de conflito. Nesta linha de pensamento é possível assegurar que:
		
	
	Apesar de muita curiosidade sobre a mediação nos últimos 30 anos, este mecanismo não tem se desenvolvido em nossa sociedade. É o chamado movimento da mediação (RAC ¿ Resolução Alternativa de Conflitos ou RAD - Resolução Alternativa de Disputas).
	 
	A formalização e a estruturação da mediação têm propiciado o aparecimento de inúmeras técnicas conciliatórias por diferentes causas, constituindo-se num fenômeno de mudança social.
	
	A mediação é inoperante em nossa sociedade, pois, culturalmente, em situação de conflito os indivíduos estão habituados a recorrer ao judiciário para resolver questões legais e à psicologia para lidar com questões pessoais.
	
	A mediação se tornou conhecida no século XX, nunca sendo utilizada nos séculos passados.
	
	Em Los Angeles - USA, foi criada a primeira Corte de Conciliação em 1939, com o objetivo de preservar a vida familiar. Proporcionando a dissolução rápida do matrimônio para evitar que tais conflitos se tornassem caso de polícia
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307370440)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A imposição de uma cláusula contratual para submeter qualquer tipo de conflito que possa existir à mediação , por razão de um contrato de compra e venda, viola em regra qual princípio norteador da mediação:
		
	 
	Voluntariedade
	
	Economia financeira e de tempo
	
	Informalidade / Oralidade
	
	Confidencialidade
	
	Consensualidade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307370488)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção que NÃO corresponde ao princípio da imparcialidade:
		
	
	na mediação ocorre a impossibilidade do mediador conseguir algum benefício com uma das partes em razão do papel que ocupa
	
	o mediador não deve mediar um conflito quando suas crenças possam prejudicar uma das partes.
	
	ao mediador é vedado estabelecer compromissos com os mediandos
	 
	aqueles que participarem do procedimento da mediação devem manter o sigilo sobre todo o conteúdo trabalhado nesta situação
	
	o mediador não deve mediar um conflito quando não se sentir competente , mesmo que seja escolhido pelas partes
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307370478)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Complete a frase, com a melhor resposta: A ________________________ tem se mostrado eficaz na resolução de conflitos tanto no âmbito interpessoal, quanto na prevenção de agressões, na reconciliação de comunidades e na criação de sistemas de parceria e convívio
		
	 
	Teoria da construção social
	 
	Comunicação não violenta
	
	Teoria da Cibernética
	
	Teoria Geral dos Sistemas
	
	Teoria Sistêmica
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307370476)
	Pontos: 1,0/ 1,0
	A teoria da comunicação é formada por axiomas . Marque nas opções abaixo aquela que não faz parte destas proposições:
		
	
	as pessoas se comunicam digital e analógicamente
	
	quando não há comunicação , não há mensagem
	
	as trocas na comunicação são simétricas ou complementares
	
	toda comunicação possui uma forma e um conteúdo
	
	mesmo no silêncio há uma mensagem

Outros materiais