Buscar

FATORES QUE DESENCADEIAM A SÍNDROME DE BURNOUT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FATORES QUE DESENCADEIAM A SÍNDROME DE BURNOUT
	A presença de pressão por parte da gestão empresarial, com a presença de líderes autoritários, intolerantes e intransigentes. Contexto de trabalho com a presença de comportamento de assédio moral.
	Sobrecarga de trabalho com excesso de atividades e de horas trabalhadas sem descanso.
	Falta de comunicação entre os colaboradores e entre a chefia e seus subordinados, gerando barreiras para o desenvolvimento do trabalho.
	Condições precárias de trabalho, com poucos recursos materiais para a realização das atividades diárias ou com tecnologias absoletas, entre outros.
	Salario não compatível ao cargo, sem perspectiva de crescimento ou de melhorias.
	Baixa valorização profissional, neste cenário o trabalhador não recebe incentivo e nem recompensa para produzir de forma satisfatória.
	Presença de conflitos internos entre setores, sem resolutividade dos problemas.
	Ambiente de trabalho que exige perfeccionismo e alto padrão de controle e excesso de burocracia.
	Atividades de trabalho com metas inalcançáveis, as quais o trabalhador avalia como além de suas possibilidades.
Sindrome de burnout é estresse excessivo e de longa duração e sendo até crônico, impossibilitando que o trabalho seja de qualidade e causando sérios problemas psicológicos e físicos nos colaboradores. Fatores que desencadeiam a SB atingem os trabalhadores e o modo como eles realizam os serviços, prejudicando até seus relacionamentos interpessoais. Ocasiona graves problemas de saúde na vida do trabalhador, se não forem detectados com antecedência esses fatores ou se não for amenizado as situações estressantes. Citamos estratégias para evitar frustrações no ambiente de trabalho, trabalhando com as necessidades dos colaboradores e com toda a equipe para ajudar diminuir os conflitos e para manter um serviço com eficaz e agradável tanto para os trabalhadores quanto para a própria empresa. 
Concluimos que esses fatores estressantes ocasionam muitos desgastes emocionais e provoca baixa qualidade de trabalho. Pesquisa realizada para uma ampliação melhor dos fatos, levar conhecimento as outras pessoas de como ocorre e como podemos evitar esses riscos para ter uma boa saúde e um trabalho mais harmonioso e agradável.

Outros materiais