Buscar

Administração de Recursos Humanos aula 03 exercício 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
GST0582_A3_201602098701_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: PAOLO DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201602098701
	Disciplina: GST0582 - ADM. DE RH I. 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Os critérios de criação e desenvolvimento das condições físicas ambientais de higiene e segurança que envolvem os cargos dizem respeito a que política de recursos humanos?
		
	
	
	
	 
	Manutenção de RH
	
	
	Monitoração de RH
	
	
	Treinamento de RH
	
	
	Aplicação de RH
	
	
	Desenvolvimento de RH
	
	
	
		2.
		Vimos em nossos estudos que Recursos Humanos são "o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade" (TOLEDO, 1986). Assinale a única resposta que NÃO se refere a uma função do RH:
		
	
	
	
	
	Recrutar e selecionar pessoas para compor o quadro organizacional.
	
	
	Motivar as pessoas, direcionando-as aos objetivos organizacionais.
	
	 
	Padronizar comportamentos, relegando o tipo de negócio e a subjetividade dos colaboradores.
	
	
	Desenvolver pessoas através de programas de educação corporativa, por exemplo.
	
	
	Manter pessoas através de programas de segurança e qualidade de vida no trabalho.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Considerando a atual Gestão de Pessoas através de seus subsistemas, seus objetivos e contribuições para maior competitividade das organizações, podem ser consideradas atribuições do RH, com EXCEÇÃO:
		
	
	
	
	 
	As pessoas, por serem portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, motivação de trabalho, comunicabilidade, e também portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, devem ser controladas, vigiadas e punidas, assim darão maiores resultados para as empresas.
	
	
	Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável - toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética; as pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos precisam estar garantidos.
	
	 
	Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis.
	
	
	Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados - reconhecimento e não apenas aumento de salário; as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem; recompensar os bons resultados e não recompensar as pessoas que não tenham um bom desempenho;
	
	
	Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho - os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A gestão de pessoas deve contribuir para que as organizações sejam eficazes por meio das pessoas, e assim buscar a cooperação dos indivíduos que atuam nas organizações tanto para o alcance de seus objetivos individuais quanto para o alcance dos objetivos organizacionais (GIL, 2006). Para que se alcance esse nível de reciprocidade entre organização e individuo a gestão de pessoas desenvolve seis importantes processos que veremos abaixo, sendo eles; processo de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas, sendo que cada processo tem sua importância para que a organização alcance seus objetivos. (CHIAVENATO, 2008). Na gestão de pessoas, o treinamento está relacionado ao processo de
		
	
	
	
	 
	desenvolver pessoas;
	
	
	monitorar pessoas.
	
	
	manter pessoas;
	
	
	recompensar pessoas;
	
	
	agregar pessoas;
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Em um mundo de negócios caracterizado pela explosão da inovação tecnológica e pela forte competição do mercado, as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes em custos. São características adicionais da nova Administração de Recursos Humanos, exceto:
		
	
	
	
	
	Traduzir os resultados da área em desempenho financeiro
	
	
	Criar estratégias para tornar os colaboradores mais competitivos
	
	
	Atuar como assessoria junto ao gerentes na administração das políticas de Recursos Humanos.
	
	 
	Ser inflexível
	
	
	Estar alinhada com os objetivos organizacionais
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Diz-se que as pessoas são o maior patrimônio das organizações, trazendo para elas o que têm de melhor, na forma de ativos intangíveis. Entretanto, em uma concepção ainda sistêmica e até mesmo tradicional, a ARH conta com os diferentes subsistemas para gerir estas pessoas, dentre os quais podemos citar o Subsistema de Recrutamento e Seleção. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um Subsistema da ARH:
		
	
	
	
	
	Admnistração de Cargos e Salários
	
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	
	 
	Administração Patrimonial
	
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	
	Segurança e Medicina do Trabalho
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Qual das opções abaixo NÃO representa uma das características da área de Administração de Recursos Humanos?
		
	
	
	
	 
	Interdisciplinar
	
	
	Contingencial
	
	 
	Possui pouca exposição e contatos intensos, tanto internos quanto externos
	
	
	Seus profissionais atuam em diversos ramos e atividades
	
	
	Atividade meio
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta.
		
	
	
	
	 
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo.
	
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças.
	
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento.
	
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento.
	
	 
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 27/09/2017 21:35:16.

Outros materiais