Buscar

Breve História da Guerra Civil Espanhola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Breve História da Guerra Civil Espanhola
A Guerra Civil Espanhola começou com um golpe militar. Já havia uma longa história de intervenções militares na vida política da Espanha, mas o golpe de 17-18 de julho de 1936 foi um velho recurso aplicado a um novo objetivo: deter a democracia política de massas iniciada sob o impacto da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa, e acelerada pelas subsequentes mudanças sociais, econômicas e culturais ocorridas nas décadas de 20 e 30. Nesse sentido, o levante militar contra a ordem democrática da Segunda República da Espanha pode ser visto como equivalente aos golpes de Estado fascistas que se seguiram à ascensão ao poder de Mussolini na Itália (1922) e de Hitler na Alemanha (1933), igualmente destinados a estancar processos semelhantes de mudança social, política e cultural.
À primeira vista, pode parecer um paradoxo que o choque entre o velho e o novo tenha assumido a dimensão de uma guerra civil declarada em um país relativamente atrasado como a Espanha. Mas é preciso lembrar, antes de qualquer coisa, que a escalada do golpe militar às proporções de uma guerra civil, e depois a uma guerra “total” moderna que envolveu a maioria da população civil, foi em decorrência, em aspectos cruciais, de fatores externos à arena política espanhola.
Logo após o golpe militar de julho e antes mesmo que fatores internacionais entrassem em ação, formas extremadas de violência fratricida explodiram por toda a Espanha. Três fatores tiveram importância fundamental. Primeiro, a extrema disparidade dos níveis de desenvolvimento da Espanha na década de 30. Isso fez com que o golpe militar desencadeasse o que, na realidade, eram várias guerras entre culturas distintas: a cultura urbana e seus estilos cosmopolitas de viver em oposição à tradição rural; o secular opondo-se ao religioso; a cultura política autoritária em confronto com as ideias liberais; a polarização entre centro e periferia, entre os papéis tradicionais de gênero e o conceito da “nova mulher”, e inclusive o conflito de gerações que opunha os jovens aos velhos.
Segundo, a força com que os elementos opostos se chocavam devia-se em boa parte à influência cultural de uma corrente maniqueísta do catolicismo, que continuava a predominar na Espanha e afetava até mesmo aqueles que haviam rejeitado conscientemente o credo religioso e a autoridade da Igreja. Terceiro, dado que os acontecimentos foram deflagrados por um golpe militar, é preciso examinar também o papel do exército na Espanha e, em especial, o surgimento de uma cultura política rígida e intolerante entre a oficialidade durante as primeiras décadas do século XX.
No centro de todos esses fatores, especialmente para os militares, estava a perda definitiva do império colonial espanhol em 1898, que privou o país de mercados externos protegidos e com isso deu o impulso inicial para um debate áspero e intermitente sobre como a Espanha devia modernizar sua economia e quem devia pagar os custos. Os argumentos favoráveis à reforma interna propostos pelas elites industriais relativamente mais progressistas, sobretudo aquelas ligadas ao setor têxtil da região da Catalunha, não prosperaram muito. Suas ideias se chocavam com os interesses de um sólido setor agrário, sem dúvida muito poderoso em um país cuja economia ainda se baseava fortemente na agricultura. Os grandes latifundiários, cujas propriedades dominavam a metade sul da Espanha, seriam, evidentemente, o setor da elite mais afetado por uma reforma política e econômica. 
Além disso, esses grandes proprietários eram inflexíveis por natureza; muitos eram pais ou irmãos mais velhos de militares – grupos conhecidos por sua profunda desconfiança com relação às mudanças. 
A perda do império colonial privou a numerosa oficialidade militar da Espanha, herdada das guerras contínuas do século XIX, de um papel importante na defesa externa do país. Com isso, a derrota colonial transformou os militares em um poderoso grupo de pressão política, decidido a encontrar para si um novo papel e, ao mesmo tempo, a defender-se contra qualquer perda de renda ou prestígio.
Para amenizar a derrota, a oficialidade militar criou o mito poderoso de que os políticos civis tinham sido os únicos responsáveis pela perda definitiva do império, e por isso não tinham moral para governar o país. Essa crença já estava bem arraigada na época em que Francisco Franco, aos quinze anos de idade, ingressou na academia militar (1907). Surgiu então uma geração de cadetes que se consideravam defensores da unidade e da hierarquia na Espanha, bem como de sua homogeneidade cultural e política, valores que acreditavam ser consubstanciais à grandeza histórica do país. 
Na realidade, boa parcela da elite militar deu um passo a mais, interpretando a defesa da sua ideia de Espanha como um novo dever imperial – interpretação que invertia a constituição monárquica, segundo a qual os territórios coloniais eram províncias da metrópole. Essa nova concepção da defesa imperial teve o efeito desastroso de voltar-se contra outros grupos de espanhóis que simbolizavam as mudanças sociais e econômicas em curso nas cidades. 
As mudanças foram mais lentas na Espanha do que em outros países europeus, mas por volta da segunda década do 
século XX as áreas urbanas já estavam se movimentando. 
Cidades como Sevilha e Zaragoza cresceram com a expansão industrial (ainda que em pequena escala) para além das regiões tradicionais do Norte (minas de carvão, usinas de ferro e aço, construção naval) e do Nordeste (fábricas de tecidos da Catalunha). Movimento semelhante alcançou a província de Valência, no litoral nordestino, onde a urbanização e a industrialização fortaleceram um anticentralismo, ou federalismo, histórico.
Essas mudanças econômicas e seus desdobramentos – como a melhoria dos sistemas de comunicação e de transporte, além da relativa liberdade de circulação das novas ideias – criaram novos eleitorados ligados a profissões urbanas e ao operariado industrial, segmentos cada vez mais ansiosos por adquirirem expressão política. A ordem tradicional, muito restritiva quanto ao direito de voto, estava submetida à crescente tensão na Espanha urbana.
Paralelamente, outro país passava ao largo dessas demandas – la España profunda, o interior rural da Espanha. 
A maioria dos 20 milhões de espanhóis (exatamente 21,303 
milhões em 1920) ainda vivia nas aldeias e pequenas cidades do interior. No Centro e no Norte do país, o grosso da população era constituído por pequenos proprietários rurais, camponeses de recursos modestos, alguns muito pobres. Essa sociedade rural se abastecia nas pequenas cidades ou mercados agrários, habitados por uma classe média interiorana de atitudes sociais semelhantes. Formavam um mundo rígido, confinado pelos laços do costume e da tradição, onde o catolicismo conservador ditava a linguagem, os valores e a cultura comum. 
O cimento dessa estreita relação entre Igreja e comunidade no Centro e no Norte da Espanha baseava-se no trabalho pastoral dos sacerdotes locais. A Igreja não oferecia apenas conforto espiritual, mas proporcionava também apoio prático – muitas vezes na forma de créditos bancários que forneciam recursos vitais para um pequeno campesinato pobre e eternamente ameaçado por más colheitas, além de temeroso de cair nas garras dos usurários. 
O desejo da Igreja e da comunidade de se protegerem reciprocamente originava-se do temor comum dos rumores de mudança e da identificação com um velho mundo de ordem e hierarquia. Muitos se identificavam especificamente com a monarquia por considerá-la a forma de governo mais apta a proteger essa ordem tão estimada. Outro motivo de a hierarquia da Igreja aferrar-se à velha ordem era o desejo de 
evitar as consequências da invasão do liberalismo político 
e do pluralismo cultural, que ameaçavam seu monopólio da 
verdade. 
De fato, nas primeiras décadas do século XX, a Igreja Católica da Espanha sentia-se assediada. Tinha pouca influência no operariado urbano e há muito tempo perdera autoridade
sobre a massa crescente de pobres do Sul. Os trabalhadores rurais do “Sul profundo” da Espanha viam na Igreja um pilar perpetuador da ordem baseada na propriedade da terra que os oprimia. A Espanha meridional era dominada por extensos latifúndios, onde trabalhavam camponeses sem terra, em luta constante contra a fome extrema. O modelo de imensos latifúndios monocultores impunha aos trabalhadores a dependência de uma única fonte de renda, que, mesmo assim, só lhes era acessível durante parte do ano – nas épocas de plantação e colheita.
Na ausência de qualquer mecanismo de assistência pública ou outra forma de auxílio à pobreza, essa dependência transformava os camponeses sem terra em quase escravos à disposição dos latifundiários e dos administradores das propriedades. Os trabalhadores eram brutalizados pelos capatazes e pela polícia rural, a odiada guarda civil que atirava nas pessoas desempregadas que colhiam madeira e frutos dentro das propriedades. O fato de os padres católicos locais sempre se aliarem aos proprietários e ao chefe de polícia estimulou um forte sentimento anticlerical entre os camponeses pobres e transformou a religião numa rancorosa questão política e de classes.
O abuso sistemático de indivíduos indefesos transformou a violência em fato endêmico nessa sociedade rural profundamente repressora. No entanto, as periódicas revoltas de escravos protagonizadas pelos trabalhadores rurais eram facilmente reprimidas pela polícia – não menos antes quanto depois da Primeira Guerra Mundial. 
Na Espanha urbana, como em outros lugares da Europa, foi a Primeira Guerra Mundial que desencadeou a mudança social. A Espanha não participou militarmente do conflito, mas a guerra estimulou não só um crescimento acelerado da sua economia, como também uma forte inflação e o deslocamento da população, afetando, sobretudo, os setores mais pobres da sociedade, no campo e nas cidades. Foi na Espanha urbana, porém, que as manifestações de protesto social alarmaram seriamente as elites, que viam esses protestos domésticos pela ótica da Revolução Russa. O epicentro da ameaça localizou-se na Barcelona “vermelha”. 
No entanto, aos olhos do Establishment espanhol, o fantasma não era o bolchevismo, mas o poderoso movimento anarcossindicalista, a Confederação Nacional do Trabalho (CNT), comprometida com a ação direta, e muitas vezes violenta, contra a intransigência dos empresários que conspiravam com as autoridades militares – há inclusive um caso famoso de conspiração envolvendo um alto oficial do exército, que era governador de Barcelona, para assassinar dirigentes sindicais da CNT. Em 1923, o general Miguel Primo de Rivera liderou um “leve” golpe militar com a finalidade de acabar com a agitação dos trabalhadores em Barcelona e restabelecer a ordem conservadora em toda a Espanha. O golpe foi bem recebido pelo monarca reinante, rei Alfonso XIII, que claramente preferia as soluções militares às constitucionais para os problemas de governo. 
A prosperidade econômica da década de 20 também facilitou o caminho para a ditadura, mas, ao mesmo tempo, intensificou as demandas de reforma política dos setores urbanos das classes médias. Elas exigiam direitos constitucionais como mecanismos de defesa de seus interesses contra o poder arbitrário do ditador. Embora os partidos políticos fossem ilegais na década de 20, numerosas associações profissionais começaram a surgir – de professores, funcionários dos correios, médicos, entre outras –, em um processo que efetivamente levou segmentos das classes médias espanholas a assumirem posições republicanas na luta por direitos políticos. A aceleração da emigração para as cidades em uma conjuntura de prosperidade econômica e a difusão do rádio entre a população culta das metrópoles também contribuíram para aumentar abruptamente a distância entre a Espanha urbana e os vilarejos e pequenas cidades do interior.
A modernidade começava a penetrar na sociedade, como se podia vislumbrar nas próprias contradições da ditadura. Apesar das instruções de Primo de Rivera relacionadas com o restabelecimento da ordem conservadora, ele também buscou introduzir várias reformas importantes no exército e na esfera dos direitos trabalhistas. Entretanto, até uma ditadura militar esbarrou no bloqueio dos interesses corporativos do exército, enquanto as elites proprietárias frustraram a extensão de reformas sociais de base para as massas pobres do Sul rural. Quando a oposição do exército derrubou Primo de Rivera, em janeiro de 1930, o próprio 
rei se viu em apuros. Com a intensa propagação do sentimento republicano na Espanha urbana, a Igreja Católica era a única instituição do antigo regime que apoiava a monarquia de maneira inequívoca. 
Por paradoxal que fosse, a lembrança dos perigosos elementos inovadores da ditadura fez a elite considerar menos grave a perspectiva de uma República. De fato, quando a República foi declarada, pacificamente, em 14 de abril de 1931, chegaram a vê-la como um instrumento útil para aquietar a opinião pública representada pelas multidões radiantes que enchiam as ruas das grandes cidades. No entanto, aqueles que acreditavam que a República seria apenas “um pouco mais do mesmo” – a ordem política da monarquia sem o rei – logo se decepcionaram. O primeiro governo republicano estava decidido a dar ao novo regime uma feição reformista que realizasse uma redistribuição fundamental do poder econômico e social na Espanha.
GRAHAM, Helen, Breve História da Guerra Civil Espanhola. Lisboa: Guerra das Tintas, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais