Buscar

avaliando aprendizado ied 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201709009426)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	Podemos dizer também que o direito positivo é a norma posta. São as leis que compõem e regulam a vida das pessoas em seu cotidiano.
	 
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	É mediante normas jurídicas (direito positivo), provenientes do universo do direito, que o Estado pretende obter o equilíbrio social, impedindo a desordem e os delitos
	
	Pode-se dizer que o direito positivo é o conjunto de normas (leis) estabelecidas pelo poder político do Estado que se impõem e regulam a vida social de um dado povo, em um determinado lugar e em uma determinada época.
	
	Uma sociedade se funda em normas jurídicas, que regulamentam as relações interindividuais das pessoas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708375758)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Auditor Receita Federal-2002) Marque a alternativa correta:
		
	
	Tendo por objeto decisões e atos humanos, a norma ética perde validade quando ocorre a sua violação.
	 
	A norma ética, sendo um dever ser, é destituída da característica de imperatividade.
	
	Toda norma ética expressa um juízo de valor, portanto, diferentemente da norma jurídica, é destituída de sanção.
	
	A norma ética estrutura-se como um juízo de fato, o que significa que ela estabelece uma direção a ser seguida e a medida da conduta considerada, avalorativamente, lícita ou ilícita.
	 
	Para Miguel Reale o mundo ético é o mundo do dever ser, distinto do mundo do ser, onde não há deveres a cumprir, mas previsões que têm de ser confirmadas para continuarem sendo válidas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709338296)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ramo do direito que regula relações jurídicas que envolvem pessoas, na condição de particulares, estabelecendo normas sobre direitos laborais:
		
	
	Direito Administrativo
	
	Direito do Consumidor
	 
	Direito do Trabalho
	
	Direito Comercial
	 
	Direito Civil
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708863123)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A imperatividade é a característica da norma jurídica que traduz a vontade soberana do Estado ao impor ou proibir condutas, daí a existências de normas impositivas ou proibitivas. No entanto, em se tratando de normas que apenas conferem ao indivíduo a faculdade de praticar ou não determinado ato, ter-se-á, neste caso, as normas denominadas:
		
	
	impositivas
	
	impefeitas
	 
	permissivas
	
	proibitivas
	
	perfeitas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709289789)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao falar do papel do legislador, PAULO NADER nos ensina (in Introdução ao Estudo do Direito. 32ª.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p.29.): "Semelhante ao trabalho de um sismógrafo, que acusa as vibrações havidas no solo, o legislador deve estar sensível às mudanças sociais, registrando-as, nas leis e nos códigos, o novo Direito."  Marque a opção que reflete corretamente o pensamento do autor:
		
	 
	Atento aos reclamos e imperativos do povo, o legislador deve captar a vontade coletiva e transportá-la para os códigos. Ao elaborar normas, o legislador deve atentar para a realidade social.
	
	Todas as normas jurídicas devem ser elaboradas com o propósito exclusivo de alterar a realidade social. Caso contrário, estarão condenadas a perder eficácia.
	
	Quanto menor for a longevidade do Direito posto, menor será o risco de que ele venha a perder a normatividade que lhe deve ser característica. Direito menos longevo significa maior observância pelos destinatários.
	
	O Direito positivo deve buscar a máxima longevidade, a fim de que possa ser conhecido e respeitado pelos destinatários. Caso contrário, haverá perda da normatividade.
	
	O Direito é produto exclusivo da experiência popular. O povo é seu único autor e o legislador apenas extrai exclusivamente de sua razão os modelos de conduta que devem ser definitivamente observados.

Outros materiais