Buscar

Resumo tempos modernos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo do Filme “Tempos Modernos”
O filme “Tempos Modernos” foi produzido nos Estados Unidos em 1936 e teve como diretor e ator principal, Charles Chaplin. A história do filme trata sobre temas recorrentes à época, trazendo consigo críticas ao sistema capitalista e seu modo de produção.
O personagem de Chaplin é um operário de fábrica que tenta sobreviver no mundo industrializado. Na fábrica em que trabalha, ele executa repetitivamente apenas uma atividade (apertando parafusos) e é, juntamente com outros operários, supervisionado por um funcionário que tem como função evitar qualquer problema que comprometa a produção. A apresentação dessas características do modo de produção industrial faz referência ao sistema de organização do trabalho conhecido como Taylorismo. Esse sistema que é bastante explorado e criticado nas cenas da obra cinematográfica visa à maximização da produção e a minimização dos custos, e para isso, conta com a divisão do trabalho, a padronização do tempo e a supervisão. 
Ainda sobre as condições dos operários, é relevante citar a posição deles diante dessa situação de exploração e marginalização. Muitos optavam pela greve e eram agressivamente reprimidos pela polícia. Há uma cena em que o Carlitos é confundido com um líder comunista, e sem ao menos ter a oportunidade de se explicar, é levado preso, quando finalmente é liberto, ele rejeita sair da prisão, afirmando está feliz lá. 
Mesmo vivendo em uma sociedade capitalista em que a industrialização possibilitou a produção em massa, vê-se nas cenas do filme, muita fome, pessoas roubando para se alimentarem do básico. Mas, não é de se estranhar, afinal, as máquinas substituíram significativamente a mão de obra humana, aumentado assim, o número de desempregados. No filme, a causa do grande número de desempregados deve-se a crise de 1929.

Outros materiais