Buscar

Inovação Tecnológica Resumo 6 a 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A questão das 10 caracteristicas todas são importantes dentro do contexto, mais existe uma que eu não posso descartar de forma alguma? No caso a que seria mais importante destacar?
As Características do Comportamento Inovador¿ são interessantes para você encarar seus medos, enfrentar suas limitações, acordar para oportunidades e fortalecer suas habilidades. Na verdade, o sucesso empresarial vai muito além da habilidade de gerenciamento de negócios. Depende da atitude do indivíduo. As dez características essenciais do comportamento empreendedor evidenciam fortes mudanças comportamentais, e reveem conceitos e atitudes e se preparam para a vida e para o mercado. Na verdade, não há uma característica mais importante do que a oura. Vai depender do que e onde ele vai empreender. Para maiores informações, acesse o link ¿http://exame.abril.com.br/revista-exame- pme/edicoes/20/noticias/comportamento-modelo-494631 ¿ onde a Revista Exame mostra o Comportamento Modelo.
Dentre as várias características do comportamento de um empreendedor, quais você destacaria e porque?
	No comportamento de um empreendedor, é necessário buscar a inovação de seu produto ou serviço para evitar a obsolescência diante da oposição ou de resultados bons ou ruins, buscar autonomia em relação a normas e controle dos outros, dividir tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos e honrar seus compromissos com estes prazos definidos. Características principais: Busca de oportunidades e iniciativa Identificar e explorar oportunidades de negócio fora do comum capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras. Persistência Enfrentar obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com a situação. Considerada o "combustível" dos empreendedores. Aceitação de riscos Disposição de assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles. Calcular, detalhada e conscientemente os riscos. É a característica que faz com que os empreendedores avaliem as alternativas antes da ação. Exigência de eficácia e qualidade Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rapidamente e a custos mais baixos Decisão de fazer sempre o melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade. Comprometimento com o trabalho Assume plena responsabilidade por problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho no prazo estipulado. Faz sacrifícios pessoais ou compreende esforços extraordinários para concluir uma tarefa. Comprometimento é a honra dos empreendedores Estabelecimento de metas Define com clareza e objetividade as metas de longo prazo Estabelece metas de curto prazo mensuráveis É o motor dos empreendedores e é a característica mais importante. Busca de informações Busca obter informações sobre clientes, fornecedores e concorrentes Investigar como fabricar um produto ou prestar um serviço
"Encontrar a oportunidade de negócio" ficou bem vago, já que o Empreendedor por oportunidade já tem a oportunidade como elemento principal de seu perfil empreendedor. Pode esclarecer um pouco mais?
	Não basta ter uma boa ideia e dispor de certa quantidade de dinheiro para garantir o sucesso da empresa. Associado a isso se faz necessário identificar uma boa oportunidade de negócio. O empreendedor deve manter o foco de atenção em tudo que ocorre a sua volta. Ele deve ficar atento a uma demanda não atendida, um segmento não explorado ou até um produto ou serviço completamente novo. Independente do que seja feito, o importante é criar diferencial competitivo e sensibilizar o consumidor. Criar um Plano de Negócio é indispensável. Fazem parte do escopo um estudo de nicho, viabilidade e a relevância de mercado; verificar se há demanda para o produto ou serviço; estudar a tendência de consumo para saber se ela é local, nacional ou internacional; e ainda, se o produto ou serviço encontra-se em expansão, está estável ou em declínio. Tudo isso é importante para saber se o negócio deve ir adiante antes de se gastar dinheiro.
	
	Para identificar oportunidades, o empreendedor deve inicialmente identificar os próprios desejos, que podem se transformar em sonhos e se definir em visões. - O empreendedor começa a identificar as oportunidades quando já possui um profundo conhecimento da área de atuação escolhida, caracterizado por: conhecer as características e necessidades do público-alvo; os concorrentes e as experiências de terceiros, as práticas de mercado; as variáveis que influenciam os negócios: (tecnológicas, políticas, sociais, econômicas, financeiras, demográficas, legais); os sistemas de apoio, financiamento, fornecedores e, principalmente, desenvolver a capacidade analítica para identificar carências, necessidades não satisfeitas no mercado; - O empreendedor acaba desenvolvendo o hábito de identificar oportunidades, quando: concentra-se no setor de atuação escolhido, no produto ou serviço, percebendo as necessidades dos clientes e as soluções da concorrência; pensa na tecnologia e em quem a utiliza; lê as publicações do setor; participa de feiras, conferências e eventos da área; busca inovação e diferenciação; atende uma necessidade não satisfeita; quando foca na inconsistência de produtos da concorrência ou na qualidade insatisfatória. Como observador ele acumula experiência e conhecimento, possibilitando que ele mude o patamar de observação, passando para outro mais elevado. - A identificação de oportunidades pressupõe que o empreendedor utilize algumas características, como: persistência (acumulação de experiência demanda tempo de trabalho perseverante, insistente); capacidade e desejo de comunicação ( o conhecimento do setor e a identificação de oportunidades exigem contatos, conversas, participação em eventos e reuniões); capacidade de decisão (as oportunidades são numerosas sendo vital decidir em qual irá investir)
		
7-Inovação e criatividade 
O que uma empresa deve fazer para ter pessoas criativas no seu ambiente organizacional?
	Apostar na qualificação de seu pessoal e no estimulo a criatividade configura-se em uma ferramenta para alçar a empresa a patamares superiores, com nítido reflexo na qualidade de produtos e serviços na sua área de atuação. A empresa deve gerar condições de estimulo a seus funcionários permitindo um ambiente que faça fluir a criatividade de cada um com um objetivo em comum que deve ser sempre a criação de algo inovador e revolucionário. Criatividade refere-se à habilidade de combinar ideias de uma forma única ou de fazer associações pouco usuais entre ideias. Ser criativo é ter uma ideia original, uma ideia que ninguém jamais teve. A inovação é o processo de transformar uma ideia criativa em um produto, serviço ou método de operação útil. É gerar valor para a ideia original, é executar o que foi pensado de maneira empreendedora.
8-Inovação de produtos e processos
Como se desenvolvem as inovações de produtos e processos?
	Inovação do produto: mudança na sua característica baseada em um projeto anterior assim alterando a forma como ele é percebido pelos consumidores. Há inovação de produtos se dá quando envolve características novas essas então melhoradas do serviço oferecido aos consumidores anteriormente. Inovação de processo: não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Assim tornando a eficiência e eficácia do novo processo melhor que anteriormente. Ela se dá quando envolve métodos, equipamento e/ou habilidades para o desempenho do serviço novos ou substancialmente melhorados. Assim a inovação influência diretamente na TI, pois um equipamento ou recurso comprado atualmente, daqui a pouco tempo, já se torna obsoleto.
		
9-ANOMALIAS - Esse termo poder ser comparado como INCIDENTE para a equipe de TI?
	Prezado aluno, como visto no conteúdo da nossa disciplina: ANOMALIAS- São pequenos problemas que passam despercebidos e são identificados como falhas. Quem relata a anomalia, geralmente, é quem está envolvido na tarefa; INCIDENTE - Qualquer evento que não seja parte da operação padrão de um serviço e que causa, ou pode causar, uma interrupção ou redução na qualidade daquele serviço. Se considerarmos que os problemas afetam diretamente os clientes dos produtos ou serviços disponibilizados, onde a identificação das falhas é relatada por quem está envolvido no seu uso, sim. Podemos comparar as anomalias aos incidentes existentes na área de TI.
		
	Geralmente quando indagado sobre o que causa um problema, numa empresa, o ser humano tende a culpar alguma coisa, ao invés de raciocinar e realmente procurar a causa do problema. Como solucionar essa situação?
	
	
Os problemas podem ser anomalias como pequenas falhas, uma situação que saiu do cotidiano, mas que já está resolvida, e ser crônicos que estão enraizados. A empresa deve investir numa política de mudança no perfil dos seus trabalhadores, os crônicos estão muitos vezes na maneira de executar. Imagine cada um fazendo do seu jeito, poderia trazer problemas em situações diferentes, é preciso ter padrões para serem seguidos. Para isso é necessário construir um diagrama; envolver todas as pessoas relacionadas e que possam auxiliar na identificação das causas do problema e registrar o maior número de causas identificadas e relacionar seus efeitos Os passos para se criar um diagrama de causa e efeito são os seguintes: 1. Identificar e comprometer as pessoas que podem ajudar a compreender os motivos do problema. 2. Anotar, no diagrama, o maior número de causas fazendo registro do maior número possível de causa. 3. Assinalar no diagrama os motivos que aparentemente são de maior relevância. 4. Registrar informações adicionais na medida em que aparecem e, de fato, sejam úteis para a solução do problema. O importante é saber identificar e resolver, a causa e o motivo do problema.
	Empresas como solucionadoras de problemas? O que isso quer dizer no cenário econômico?
	
	
	Para que uma empresa desenvolva o valor da inovação é necessário ser implantada a cultura organizacional do empreendedorismo e da inovação, e que seus funcionários sejam instigados a pensar sempre em busca da melhoria constante. No desenvolvimento de novos negócios, a inovação faz com que empresas se afastem da estabilidade e controle, da sua zona de conforto. Os recursos usados na inovação se prestam para a criação de novos produtos e possivelmente, novas áreas de negócio, mas que tem risco associado e podem não ter no futuro o retorno esperado. Logo existe um custo de oportunidade associado. Considerando o cenário econômico, vamos supor que uma empresa coloque como objetivo o aumento de vendas de seu produto em determinada região que está relativamente distante da sua produção. Um dos problemas que pode ser colocado é encontrar as rotas mais curtas de transporte. Vamos supor agora que nesta região, as pessoas são fiéis a marcas já tradicionais. Neste caso, temos que buscar soluções como mudar o produto, baixar o preço por inovação de processo, baixar o preço diminuindo a margem de venda, ou ainda, investir em propaganda. Isto necessita de uma mobilização da empresa de forma integral e desafiadora.
		
	Geralmente quando indagado sobre o que causa um problema, numa empresa, o ser humano tende a culpar alguma coisa, ao invés de raciocinar e realmente procurar a causa do problema. Como solucionar essa situação?
	
	
	Os problemas podem ser anomalias como pequenas falhas, uma situação que saiu do cotidiano, mas que já está resolvida, e ser crônicos que estão enraizados. A empresa deve investir numa política de mudança no perfil dos seus trabalhadores, os crônicos estão muitos vezes na maneira de executar. Imagine cada um fazendo do seu jeito, poderia trazer problemas em situações diferentes, é preciso ter padrões para serem seguidos. Para isso é necessário construir um diagrama; envolver todas as pessoas relacionadas e que possam auxiliar na identificação das causas do problema e registrar o maior número de causas identificadas e relacionar seus efeitos Os passos para se criar um diagrama de causa e efeito são os seguintes: 1. Identificar e comprometer as pessoas que podem ajudar a compreender os motivos do problema. 2. Anotar, no diagrama, o maior número de causas fazendo registro do maior número possível de causa. 3. Assinalar no diagrama os motivos que aparentemente são de maior relevância. 4. Registrar informações adicionais na medida em que aparecem e, de fato, sejam úteis para a solução do problema. O importante é saber identificar e resolver, a causa e o motivo do problema.
		
10-
	Prezado aluno, no conteúdo da nossa disciplina encontramos a definição para: ¿Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos¿. (Meredith, Nelson e Nech (apud UFSC/LED 2000). Já o empreendedor corporativo não é, necessariamente, aquele que apresenta a ideia criativa. Seu papel central é ¿arregaçar as mangas¿ e dar forma e materialidade à esta ideia na empresa onde trabalha. Explora novas oportunidades, possui a capacidade de se relacionar com outras pessoas e, também, tem a possibilidade de trabalhar uma ideia própria ou criar a partir da ideia de outra pessoa. Este processo só é possível quando os intraempreendedores surgem e podem atuar de forma criativa e livre de ambientes cheios de regras e normas inflexíveis, promovendo, assim, quando necessário, mudanças nas organizações, conforme sua liberdade e incentivo ao desenvolvimento de seus talentos como empreendedor em suas atividades, ou seja, para estimular a inovação, não basta apenas definir sua importância estratégica, alocar recursos à produção de conhecimento: é imprescindível que a cultura organizacional seja favorável à busca pela inovação e à manifestação criativa.
		
Um dos ingredientes para fazer uma empresa crescer e se destacar no mercado, em meio à acirrada concorrência é cultivar novas ideias e hábitos inovadores . Uma das formas de fazer com que isso aconteça é incentivar os colaboradores para que possam oferecer um grande diferencial para a empresa, ou seja, funcionários que se sintam parte do negócio e que trabalham com a seriedade e dedicação de um sócio. Um intraempreendedor. Como a empresa deve agir para conquistar este tipo de colaborador, num ambiente intraempreendedor?
			Na geração de uma cultura corporativa empreendedora, um movimento está acontecendo agora dentro da organização. Almeja-se que funcionários e departamentos se tornem parceiros da empresa, gozando de autonomia e independência para iniciar e conduzir projetos de alto valor agregado. A melhor forma para uma empresa incentivar este ambiente intraempreendedor, é utilizando programas de desenvolvimento, custeando estudos e especializações, indicando para cursos relacionados aos principais objetivos da empresa, abrindo espaço para o colaborador vivenciar MBAs no exterior, trazendo para o ambiente corporativo o que melhor foi absorvido. Recompensar os intraempreendedores. Outros fatores para estimular a motivação dos colaboradores são os benefícios que a organização proporciona, alguns destes são: educação, saúde e lazer.
		
Mesmo dando incentivo e condições de trabalho para inovação, como lidar com essa inovação tecnológica não tendo ou não podendo acompanhar essa evolução?
	No contexto da pergunta parece que embora a empresa incentive e dê condições de trabalho para inovação, ela não possui recursos financeiros suficientes para investir mais em seus colaboradores e nos seus potenciais projetos caracterizados como inovadores. Assim, não consegue inovar e nem acompanhar as inovações que surgem. Um doscaminhos para essa empresa é a construção de sólidos processos de gestão e um exercício diário baseado na capacidade de transformar ideias em projetos e projetos em resultados. E quando a empresa acreditar em um projeto de inovação deve buscar interna ou externamente uma forma de viabilizá-lo. Outro encaminhamento considera a evolução tecnológica no contexto das empresas altamente competitivas. Através de investimentos essas empresas incluem o treinamento para os seus colaboradores no seu modelo de gestão. Desta forma, cada indivíduo que trabalha na empresa desenvolve as competências necessárias para tornar a mesma mais preparada quando surgirem novas tecnologias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes