Buscar

Questionário de TSPIII av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário de TSPIII
1: Wundt priorizou as sensações e estudou a percepção pelos conteúdos das experiências. O Reconhecimento da natureza complexa dos fenômenos foi definido com o conceito de síntese criadora. Wundt vai procurar conhecer os elementos constitutivos da consciência, a forma como se relacionam e associam (concepção associacionista). Para atingir esses objetivos ele usava o método de introspecção ou percepção interior. A doutrina da apercepção foi desenvolvida por Wundt, que dizia que o processo de organização dos elementos mentais formando uma unidade, é uma síntese criativa, que cria novas propriedades mediante a mistura ou combinação dos elementos. Sobre o estruturalismo, Wundt falava sobre a experiência mediata (objetiva) e sobre experiência imediata (subjetiva), Segundo ele, enquanto a experiência mediata ou externa nos revela objetos estáveis (pedra, árvore etc.), isso de modo algum acontece em nossa experiência imediata, cujo conteúdo é apenas um conjunto de processos (percepção, atenção, representação etc.)
Brentano, Psicologia do Ato, sua psicologia era de base empirista, ou seja, de observação. Brentano afirmava que o fenômeno psíquico se constitui como atividade e não como conteúdo, dessa forma considerava essencial o método empírico e não experimental; Para Brentano a Psicologia parte da percepção e da experiência, dessa forma deve-se abandonar a introspecção ( falar sobre si) e tem como principal recurso metodológico a percepção interna para o estudo dos fenômenos psicológicos. Ele afirmava que deveria haver uma distinção entre experiência como estrutura e experiência como atividade. Contrariando Wundt e seus seguidores. Segundo Brentano a percepção é captura do todo.
Brentano - Observação (empirismo) > Psicologia do ato
Wundt - Introspecção ( olhar para dentro de si) > Estruturalismo
2: Carl Rogers abordagem humanista
Carl Rogers e a terapia centrada na pessoa. Para Rogers a Terapia Centrada no Cliente se refere ao que se é imediatamente sentido e que é implicitamente significativo para o sentimento que o sujeito experimenta ao ter uma experiência. O terapeuta deve criar um ambiente favorável ao crescimento e a mudança: Empatia, aceitação positiva incondicional e a autenticidade. A valorização da pessoa é modo de aceitar a pessoa tal como ela é, sem juízos de valor ou críticas. implica numa forma de apreciar o cliente como uma pessoa individualizada. Congruência: Da parte do terapeuta, significa que terapeuta deve ser ele mesmo, verdadeiro, sem apresentar uma “fachada” ou uma máscara, é transparente na relação com o cliente, o terapeuta apresenta-se na relação como é, sem resistência, não procura apresentar um sentimento ou experiência diferente pelo qual esteja passando, isto permite que: “Quanto mais o terapeuta for ele mesmo na relação com o outro, quanto mais puder remover as barreiras profissionais ou pessoais, maior a probabilidade de que o cliente mude e cresça de um modo construtivo. Congruência quando se fala da parte do cliente, refere-se ao 
o conceito de congruência, fundamental para que uma pessoa possa expressar seu verdadeiro self, expandindo seus potenciais num processo de auto-atualização constante. Congruência pode ser definida como o grau de exatidão entre a comunicação/expressão e o que realmente ocorre conosco, relacionando-se, portanto, a uma tomada de consciência da experiência. Quando há uma discrepância entre o self ( o que a pessoa é) e o self ideal (o que ela almeja ser) a pessoa acaba ser portando de maneira desajustada, o que gera frustração.  A discrepância entre a realidade externa e a experiência subjetiva pode produzir tensão, ansiedade e confusão, inclusive prejudicando as atividades cotidianas do indivíduo. O papel do terapeuta é justamente ajudar através do insight a pessoa se autoajustar para pensar realisticamente para evoluir para autorealização. Crescimento: O psicólogo como um facilitador do crescimento e desenvolvimento pessoal com vista a maior independência e integração do cliente, pois o próprio indivíduo possui potencialidades que tendem a leva-lo ao crescimento. O terapeuta vai funcionar em alguns momentos como um ego auxiliar. É fazer com que o cliente consiga uma experiência de crescimento em direção a maturidade.
3: Não fiz. Olha na apostila na parte de fenomenologia.
4: A palavra Fenômeno, do grego significa manifestar-se, aparecer. Pode ser definido como aquilo que aparece ou a aparência da coisa. A influência oriunda da fenomenologia da gestalt, em que há uma imparcialidade da descrição da experiência, sem diminuí-la em elementos. Pode-se dizer que a Gestalt recebeu grande influência da redução fenomenológica, visto que a mesma faz a busca do significado que é chegada em sua totalidade á minha consciência. É a totalidade que contem o significado e que é feita de momentos fenomenológicos como sensação percepção intuição introversão. O conceito de todo trazido da fenomenologia pode ser entendido que a consciência ao visar o objeto não recebe ele em partes, mas em sua totalidade, ou seja, de forma integral. Na figura e fundo o sujeito ao apreender o obejeto dá um significado que lhe é próprio, do seu sentido, por isso que em imagens de figura e fundo cada pessoa acaba percebendo um significado diferente. É um fenômeno vivencial do sujeito. Um mesmo acontecimento tem significados diferentes para diferentes pessoas.
5: O existencialismo no Séc. XIX traz a análise da existência, sendo que a existência quer dizer com o modo de ser do homem no mundo. O existencialismo questionador do modo de ser do homem, e por julgar este modo de ser como modo de ser no mundo, questiona o próprio “mundo” uma compreensão de como o homem se relaciona com o mundo e como o mundo se manifesta ao homem. Para Sartre só homem é livre pois apenas ele não se encontra determinado quanto ao seu sentido, contrariamente aos outros entes. Desta forma, só o homem existe, enquanto que qualquer outro ser é, pois sua essência já foi pré-determinada. Projeto: O home é aquilo que se projeta ser, pois segundo o seu projeto de vida fará escolhas que o definirá sua essência. Ele é livre. Toda ação se unifica em projeto de ser. Liberdade : a liberdade em Satre ela assume o papel de decisão que o indivíduo tem sobre sua vida, quando escolhe e se responsabiliza por esta escolha. Porém, esta liberdade não é absoluta, já que é submetida a regras e convenções sociais. Responsabilidade: justamente por Homem ser livre ele será responsável por toda escolha que fizer. Angústia: Sabendo o homem que será responsável por qualquer escolha que fizer, essa responsabilidade lhe gera angústia, pois se encontra sem nem um auxilio, sozinho para escolher, sem o apoio ou orientação de ninguém. Com essa liberdade de escolha, o homem nota a responsabilidade assumida sobre seus atos; consequentemente surge a angústia. Má-fé: O homem na tentativa de livrar-se da angústia trazida pela responsabilidade que carrega consigo, o homem refugia-se na “má-fé”. Sartre admite que a má-fé pode ser compreendida como ato de mentir para si mesmo, mas um mentir que não comporta a dualidade do enganador e do enganado, pois aquele que é enganado é também consciente da verdade que deseja suprimir. Má- fé seria a tentativa de transferir responsabilidades que concernem unicamente ao indivíduo.

Outros materiais