Buscar

RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS-SIMULADO AV2

Prévia do material em texto

RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408312603)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Pode-se afirmar que, em virtude dos seus efeitos fisiológicos, é indicada nos casos de:
		
	
	Retenção hídrica, período de TPM (tensão pré-menstrual), pré e pós-intervenção cirúrgica, principalmente oncológica.
	 
	Retenção hídrica, período de TPM (tensão pré-menstrual), pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento e tratamento do fibroedema geloide.
	
	Pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento, tratamento do fibroedema geloide e na dermatite aguda.
	
	Pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento, tratamento do fibroedema geloide e na trombose venosa profunda.
	
	Em casos de hipertensão não controlada, tratamento de fibroedema geloide e de retenção hídrica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408886333)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É considerada contra indicação absoluta à massagem a presença de:
		
	
	estiramento muscular.
	
	distrofia simpática.
	
	aderências na pele.
	
	lombalgia mecânica.
	 
	placas arteroscleróticas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408319196)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um grupo de fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande banco, um trabalho de orientação de saúde voltada para a prevenção de algias e edemas apresentados em membros inferiores no final do período de trabalho, principalmente nas funcionárias do sexo feminino. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os fisioterapeutas, durante suas palestras, informaram quanto às posturas que interferem negativamente no comportamento do edema, em decorrência do fechamento do ângulo coxofemoral e pela ação da gravidade, que são, respectivamente:
		
	 
	Sentada e de pé (ortostática).
	
	Decúbito dorsal e de pé (ortostática).
	
	De pé e decúbito ventral.
	
	Sentada e decúbito dorsal.
	
	Sentada e decúbito ventral.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408887073)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São efeitos da mobilização passiva, EXCETO:
		
	 
	Aumento do espasmo muscular
	
	Mantém a extensibilidade dos tecidos
	
	Analgesia
	
	Nutrição da cartilagem
	
	Recupera ou melhora a função estabilizadora
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408884548)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A massagem consiste em compartilhar contatos da mão no corpo, cabeça, nas mãos ou nos pés. A massagem vai além das espessuras da pele, e mais profundamente ainda que aos músculos e ossos. Esta deve ser feita por todo o corpo e consiste em um número relativamente pequeno de movimentos diferentes, repetido em diversas formas, de acordo com as necessidades particulares da parte que você esta massageando. Marque a opção que confirma como dividimos estes movimentos assim como, a forma como devemos ordenar os movimentos.
		
	
	Intensidade média, movimentos superficiais, intensidade profunda e percussão;
	 
	Movimentos superficiais, intensidade média, intensidade profunda e percussão;
	
	Tapotagem, Movimentos superficiais, intensidade média, e intensidade profunda;
	
	Movimentos superficiais, Tapotagem, intensidade profunda e intensidade média;
	
	Intensidade profunda, percussão, movimentos superficiais e intensidade média
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408313927)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O toque, por si só, traduz efeitos positivos e/ou negativos que deverão ser observados conforme os objetivos pretendidos em um processo de reabilitação. Na prática, o toque utilizado terapeuticamente requer atenção para facilitar sua proposta dentro de um programa de tratamento. Das alternativas abaixo, qual traduz fundamentos terapêuticos no ato de tocar?
		
	
	Considerar a postura profissional facilita a visão de toque terapêutico, principalmente no rigor e imposição necessários ao tratamento.
	 
	Dar foco e objetividade ao toque, explicando, desde a avaliação, a necessidade e as intenções dos toques pretendidos.
	
	Tocar é sempre terapêutico, já que as mãos tendem a estimular áreas que necessitam atenção manual, independente do estímulo gerado.
	
	Estimular aleatoriamente tecidos corporais, desconsiderando a condição psicossomática evidenciada em alguns pacientes.
	
	Tocar os pontos íntimos deve ser estimulado de forma informal e natural, sem maiores preocupações além da própria técnica escolhida.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408313920)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A inelastoterapia é um recurso manual que visa a uma atuação tanto pré quanto pós-cinesioterapêutica, utilizando-se dos princípios mecânicos dos fluidos corporais, os quais justificam sua atuação. De acordo com a descrição, qual é a alternativa que traduz os objetivos da inelastoterapia, tomando como base a dinâmica de fluidos?
		
	
	Otimizar a ação fisioterapêutica manual de forma a gerar vasodilatação local conforme a compressão gerada.
	
	Acelerar a resposta inflamatória de forma a reagudizar lesões que necessitem de melhor fluxo circulatório local.
	 
	Facilitar a reabsorção dos líquidos residuais estagnados através da circulação colateral disponível.
	
	Induzir a produção de líquidos corporais para que, pela diferença de pressão, o líquido possa ser deslocado.
	
	Estimular o fluxo circulatório profundo de proximal para distal, facilitando a oxigenação tecidual.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408887082)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na terapia manual quando os exercícios são realizados no paciente pelo profissional fisioterapeuta são considerados teoricamente passivos. Com base em seus conhecimentos, nas aulas ministradas em sala e o material de apoio didático da Faculdade Estácio. Assinale as alternativas verdadeiras (V) e para as falsas (F):
		
	 
	A dor muscular e articular é uma contraindicação absoluta aos exercícios passivos.
	 
	Os exercícios passivos atuam na prevenção da atrofia muscular, no ganho de força ou resistência física e no auxílio da circulação na mesma medida em que ocorre a contração muscular voluntária ativa.
	 
	São indicados para indivíduos que são submetidos a cirurgias e encontram-se com sinais inflamatórios locais, hipotrofias musculares e restrições na amplitude de movimento ativo.
	 
	Os exercícios passivos são utilizados somente quando o indivíduo não está apto a mobilizar ativamente o segmento corporal.
	 
	Os exercícios passivos são benéficos no estágio agudo da lesão em que há um processo inflamatório tecidual, pois a movimentação ativa pode ser prejudicial ao processo de regeneração do tecido.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408890006)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a opção correta sobre as características do sistema linfático (segundo Foldi):
		
	
	Os vasos coletores não contém sistema contrátil; A propulsão não depende da formação de nova linfa; Filtrar hemácias, bactérias e eliminar produtos nocivos.
	
	O controle do fluxo depende da mudança de pressão na cavidade abdominal e torácica; os vasos coletores não contém sistema contrátil; Não tem papel de filtragem de hemácias, bactérias e eliminar produtos nocivos.
	 
	Todas as respostas são falsas.
	 
	O controle do fluxo depende da pulsação das artérias e veias; os linfonodos retêm resíduos e lesões inflamatórias e fagocita proteínas estranhas.
	
	O controle do fluxo não depende da movimentação dos músculos esqueléticos, contem sistema contrátil próprio; Não tem função de filtragem e proteção.10a Questão (Ref.: 201408887068)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
		
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	 
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude restrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude irrestrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com contração muscular voluntária.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes