Buscar

RTM AVALIANDO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602732837)	Pontos: 0,1 / 0,1
A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Considere as seguintes afirmativas: I.	A aplicação da DLM auxilia o aumento do transporte da linfa, que melhora a vascularização, a anastomose linfolinfática e linfovenosa e proporciona maior resistência defensiva-imunitária do organismo, em razão do aumento de células imunitárias que veiculam no próprio sistema linfático. II.	A DLM drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, assim, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. III.	A DLM também é responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular. IV.	A DLM deve sempre ser iniciada pelo segmento proximal, pelas manobras que facilitem a evacuação, feitas nos linfonodos regionais, e só então deve seguir para as manobras de reabsorção e captação, realizadas ao longo das vias linfáticas e nas regiões de edemas. Dentre as afirmativas, está(ão) correta(s):
	I, II e III.
	Somente a I.
	I e IV.
Todas as afirmativas.
	I e II.
2a Questão (Ref.: 201602971440)	Pontos: 0,1 / 0,1
Os tecidos conjuntivos são ricos em substância intercelular. Têm a sua origem no mesoderma, sendo responsáveis nas funções de sustentação e conexão de um tecido a outro. Assinale a alternativa que é representada apenas por tecidos que compõem o tecido conjuntivo.
	Muscular e Epitelial
	Epitelial e Sanguíneo
Adiposo e Ósseo
	Adiposo e Sanguíneo
	Ósseo e Sanguíneo
 3a Questão (Ref.: 201602734205)	Pontos: 0,1 / 0,1
O sistema linfático é aquele que facilita a nossa imunidade. Em situações em que o corpo vê a necessidade de aumentar esse fluxo, tendemos a acumulá-lo, formando o que chamamos de edema linfático. Com relação a esse tipo de edema, marque a alternativa correta:
	O edema linfático acontece em decorrência de um acúmulo de líquidos que facilitam a compressão vascular e vice-versa. Nesse ciclo vicioso, tem-se a fibrose tecidual.
	O edema linfático está presente nas condições agudas, em que o fluxo ainda é rico em plasma sanguíneo e céculas do tecido conjuntivo.
	O edema linfático também é denominado cacifo, já que traduz grande número de proteínas que têm baixo peso molecular e, por isso, são facilmente acumuladas.
	O edema linfático é caracterizado pela tumefação e aumento da viscosidade do segmento, que deverá se encontrar mais vermelho e aquecido que o edema agudo.
	O edema linfático está presente na condição aguda, mas tende a se manter na condição crônica, na qual se acumula menor quantidade de proteína.
4a Questão (Ref.: 201602732844)	Pontos: 0,1 / 0,1
D. Celeste, 72 anos, mastectomizada à direita, vem se queixando do MS direito mais pesado que o esquerdo. O fisioterapeuta, após evidenciar linfedema, opta em tratá-la com drenagem linfática. Quanto à drenagem linfática, considere as seguintes afirmativas: I. A drenagem linfática tem como objetivo direcionar e aumentar o fluxo linfático, promovendo, assim, uma remoção mais rápida de excesso de líquido intersticial. II. A drenagem linfática reduz a fadiga, melhora o aspecto e maleabilidade da cicatriz, prevenindo ou tratando as aderências do entorno. III. A drenagem linfática drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, dessa forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais, evacuando os dejetos provenientes do metabolismo celular. IV. Por alterar a circulação normal da linfa, favorece a remoção total de linfonodos, alterando e reduzindo a fadiga. São verdadeiras as afirmativas:
	I e IV.
	I, II e III.
	Somente a I.
	I e II.
	Somente a IV.
5a Questão (Ref.: 201602734186)	Pontos: 0,1 / 0,1
Seguindo os princípios da drenagem linfática e da inelastoterapia, a mobilização da linfa se faz necessária sempre que esse fluxo, que já é lento, tende a aumentar seu volume e a se tornar estagnado, de forma a se desobstruir os linfonodos e facilitar o carreamento linfático. Para que isso ocorra, faz-se necessário compreender o trajeto linfático, aplicando as técnicas coerentes a essa mecânica de fluidos. Assim sendo, marque a alternativa que mostra a correlação entre essa proposta e o trajeto linfático.
 	O fluxo linfático da hemiface esquerda passa por seus linfonodos respectivos, daí para a cisterna do quilo e ducto torácico, até chegar ao átrio direito.
	O fluxo linfático do hemitórax direito não passa por qualquer linfonodo, indo direto para o átrio direito, de acordo com sua proximidade anatômica.
	O fluxo linfático do membro superior esquerdo ascende pelos linfonodos cubitais e axilares até o ducto linfático direito, no qual encontra o fluxo do membro superior direito para retomar a circulação sanguínea.
	O fluxo linfático dos membros superiores pode vir a ser drenado nos linfonodos inguinais, já que são nutridos pelo mesmo ducto linfático.
	O fluxo linfático do membro inferior direito passa ascendentemente pelos linfonodos poplíteos e inguinais, vai para o ducto linfático direito e daí retoma a circulação sanguínea.

Outros materiais