Buscar

Aluno ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

Aluno: LAUDICEIA XAVIER KLIPEL
	Matrícula: 201402427191
	Disciplina: CEL0131 - ORIENTAÇÃO EDUCACIO. 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Sabemos que são muitos os desafios presentes no contexto escolar. Desta forma podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	A Orientação Educacional tem a função exclusiva de promover o resgate cultural em toda a sua complexidade, ou seja, características, diferenças, hábitos, normas e valores.
	
	
	Questões como intolerância, violência, diferenças e desigualdades, durante muito tempo ficaram veladas na escola, e hoje cabe apenas ao aluno o ajuste às normas preestabelecidas pela mesma.
	
	
	As transformações na sociedade não devem influenciar o seu cotidiano.
	
	 
	A ação da Orientação Educacional deve ser de forma contextualizada quanto ao aspecto cultural, ou seja, é necessária a compreensão da realidade cultural brasileira.
	
	
	Não compete à escola um tratamento dessas questões de forma mais critica, possibilitando ao aluno a construção de sua identidade numa cultura democrática e de paz.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.
 
Segundo Grinspun (2006), proporcionar o debate e a reflexão sobre a questão cultural poderá auxiliar o aluno no desvelamento de sua história cultural e social a partir do desenvolvimento de projetos, pesquisas e planos de ação que promovam o conhecimento e a reflexão sobre a cultura da comunidade escolar. Mediante o envolvimento do aluno com a sua própria cultura desencadeará a compreensão dos valores e tradições, como também o desenvolvimento da visão da realidade que está em seu entorno. Assim percebemos a necessidade de a escola possuir uma proposta política pedagógica que contemple e valorize o __________________, sendo eixo norteador de um _________________.
		
	
	
	
	
	(   )  estudante ¿ cotidiano
 
	
	
	(   ) planejamento ¿ currículo 
 
 
	
	
	(   )  rompimento ¿ compromisso 
 
	
	
	(   ) acordo ¿  saber
 
	
	 
	(  ) aspecto cultural ¿ currículo 
 
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Analise as assertivas e assinale a(s) alternativa(s) que aponta(m) as ações corretas do Orientador Educacional no seu fazer pedagógico. I. Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a entrada do orientador em sala pode ser o momento da rotina para tratar de temas sensíveis ao grupo: como a chegada ou a despedida de um colega, a substituição do professor ou a preparação para uma atividade extraescolar, como um passeio ao zoológico ou a visita a um museu. II. Realizar rodas de conversa com os alunos e o professor, a fim de escutar as demandas da turma, analisá-las e resolver coletivamente os conflitos que surgem. III. Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Médio, a presença do orientador pode se destinar a atividades que auxiliem os alunos a fazer o uso adequado do tempo, do caderno, da agenda e dos livros, além de promover discussões sobre a realização da lição de casa e as estratégias de estudo. Essas aulas visam estimular a prática dos conteúdos procedimentais - aqueles que favorecem a apropriação do conhecimento conceitual. IV. Contribuir com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia, os chamados conteúdos atitudinais, tais como as brigas do intervalo, o descuido com os espaços coletivos e o desrespeito entre os alunos.
		
	
	
	
	 
	(B) I, II, III e IV.
	
	
	(A) Apenas II e IV.
	
	
	(D) Apenas I, III e IV.
	
	
	(C) Apenas III e IV.
	
	
	(E) Apenas I, II e III.
	
	
	
		4.
		Marque a alternativa correta após a apreciação das proposições:
I - A Orientação Educacional tem a função de promover o resgate cultural nas práticas educativas desenvolvidas no ambiente escolar.
II- O Orientador Educacional é um mediador no ambiente escolar quanto o estímulo do resgate da cultura brasileira mediante o desenvolvimento de um currículo comprometido com a pluralidade.
III- A interculturalidade propõe a negativa quanto ao reconhecimento da diversidade cultural e a interrelação entre as mesmas em um ambiente
		
	
	
	
	 
	As proposições I e II estão corretas.
	
	
	Somente a proposição III está correta.
	
	
	As proposições II e III estão corretas.
	
	
	Todas as proposições estão corretas
	
	
	Somente a proposição I está correta.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O Projeto Político Pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola em dois níveis: na organização do trabalho escolar como um todo e na organização do trabalho em sala de aula. Nessa perspectiva, a construção do Projeto Político Pedagógico deve ser concebido, segundo Ilma Passos Veiga ( 2002), a partir dos seguintes princípios norteadores:
		
	
	
	
	
	solidariedade , gestão democrática, quantidade, eficiência , eficácia.
	
	 
	humanista, científico, político , cooperativo , democrático.
	
	
	qualidade, gestão democrática, liberdade, valorização profissional , centralização.
	
	
	humanismo, qualidade, liberdade, eficiência , igualdade .
	
	 
	igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática, valorização do magistério.
	
	
	
		6.
		A Orientação Educacional, no contexto escolar, não pode ser compreendida de forma isolada, tendo sua organização e desenvolvimento atrelado a diversos fenômenos e aspectos presentes no cotidiano escolar e, até mesmo, no contexto social. Um desses aspectos se refere à mudança política e cultural mundial, possibilitando novas posturas quanto o acesso a informação e transformações na sociedade e nas instituições. Este aspecto se denomina:
		
	
	
	
	
	Dialogismo.
	
	
	Relativismo.
	
	 
	Globalização.
	
	
	Cultura.
	
	
	Etnocentrismo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O Projeto Político Pedagógico expressa a visão de mundo, os valores ,os compromissos com a vida e a identidade de escola. A avaliação revela as diferentes dimensões de aprendizagem dos alunos, auxiliando o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho . Essa visão relaciona a avaliação e o Projeto Político Pedagógico , como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem . Sendo assim, o entendimento que se tem a respeito de avaliação da aprendizagem numa perspectiva inovadora, segundo Ilma Passos (2002), implica :
		
	
	
	
	
	produto que tem um fim em si mesmo e que está articulado à prova final , exame que determina a reprovação ou aprovação para a série seguinte.
	
	
	processo político e instrumento de poder e controle.
	
	 
	processo contínuo verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno.
	
	
	prática classificatória que parece relacionar julgamento à comparação com modelos e o agir à atribuições de notas e conceitos.
	
	
	prática avaliativa concebida como julgamento de resultados predeterminados , baseando-se em autoridade e respeito unilaterais do professor.
	
	
	
		8.
		De acordo com o dicionário Aurélio temos a seguinte definição: "Tendência a considerar as normas e valores da própria sociedade ou cultura como critério de avaliação de todas as demais". Esta definição se aplica à:
		
	
	
	
	 
	Etnocentrismo.
	
	
	Relacionismo.
	
	
	Capitalismo.Socialismo.
	
	
	Liberalismo.
	 Gabarito Comentado
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 29/10/2017 15:28:14.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes