Buscar

AV2 genetica

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0010_AV2_201301026808 » GENÉTICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	RODRIGO BOUYER FERREIRA
DIAMAR DA COSTA PINTO
	Turma: 9047/AJ
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 28/11/2014 13:55:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201301246166)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As doenças monogênicas se comportam segundo um padrão conhecido de herança genética, que vai de acordo com o proposto por Mendel na elaboração de suas duas leis. Por esta razão estas doenças são também chamadas de:
		
	
	Gregorianas
	
	Cromossômicas
	
	Moleculares
	
	Mutagênicas
	 
	Mendelianas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301053408)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A herança de características físicas tem sido motivo de curiosidade e interesse há centenas de anos. Os antigos hebreus e gregos, bem como estudiosos medievais posteriores, descreveram muitos fenômenos genéticos e propuseram teorias para explicá-los. Sendo que a maior contribuição para a genética atual foi dada por:
		
	
	Watson e Crick.
	
	Charles R. Darwin.
	 
	Johann Gregor Mendel.
	
	Louis Pasteur.
	
	Thomas Hunt Morgan.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301603606)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O DNA mitocondrial exibe um padrão de herança característico, uma vez que sua transmissão ocorre:
		
	
	Do pai para suas filhas e filhos
	 
	Da mãe para seus filhos e filhas
	
	Da mãe para seus filhos
	
	Do pai para seus filhos
	
	Da mãe para suas filhas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301262154)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A replicação do DNA é o processo pelo qual a molécula de DNA se duplica, dando origem a duas moléculas de DNA idênticas. Este processo é feito por uma proteína denominada:
		
	
	Topoisomerase
	
	Helicase
	 
	DNA polimerase
	
	DNA ligase
	
	RNA polimerase
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301603633)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as diversas ferramentas utilizadas na Engenharia Genética, existem os vírus que infectam bactérias e que por vezes são utilizados para fazer a introdução de genes que desejamos nestas células, para que elas façam a sua clonagem molecular. Estes vírus são conhecidos como:
		
	
	Plasmídeos
	
	Enzimas de restrição
	
	Vetores de clonagem
	 
	Cosmídeos
	 
	Bacteriófagos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301599266)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No processo de divisão celular por mitose, chamamos de célula-mãe aquela que entra em divisão e de células--filhas, as que se formam como resultado do processo. Ao final da mitose de uma célula, têm-se:
		
	
	três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas contendo material genético recém-sintetizado.
	
	três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas com metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada.
	 
	duas células, uma delas com o material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra célula com o material genético recém-sintetizado.
	
	quatro células, duas com material genético recém sintetizado e duas com o material genético que a célula mãe recebeu de sua genitora.
	 
	duas células, cada uma portadora de metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301259011)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O zigoto é formado pela união do gameta feminino com o gameta masculino, cada um com metade do número de cromossomos da espécie. Modificações no número cromossômico, geralmente, ocorrem devido à presença ou ausência de um ou mais cromossomos no gameta. Estas mutações cromossômicas do tipo numéricas são chamadas de aneuploidia. Sobre as aneuploidias assinale a alternativa correta:
		
	
	A síndrome de Turner ocorre exclusivamente no sexo masculino e se caracteriza pela presença de duplo Y.
	
	A síndrome de Edward causa em recém-nascidos malformações congênitas múltiplas e retardamento mental. Foi à primeira trissomia autossômica identificada na espécie humana.
	
	A síndrome de Klinefelter é uma monossomia sendo o cariótipo do indivíduo 45, X.
	 
	A síndrome de Down é a mais frequente aneuploidia na espécie humana e se caracteriza pela trissomia do cromossomo 21.
	
	A síndrome de Patau é uma tetrassomia do cromossomo 13, causa retardo mental acompanhado de graves malformações do sistema nervoso central.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301068717)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os diagnósticos moleculares estão rapidamente sendo incorporados à prática médica, à medida que os genes responsáveis por doenças estão cada vez mais sendo identificados. Cite pelo menos duas técnicas moleculares utilizadas no diagnóstico molecular:
		
	
Resposta: Reação de PCR, a fiata dupla de DNA é aberta a temperatura de mais ou menos 90 graus C e cada fita simples serve de molde para que a enzima DNA polimerase promova a síntase de novas moléculas de DNA. Outra ferramenta são os vírus que infectam bactérias e que por vezes são utilizadas para fazer a introdução de genes que desejamos nestas células
	
Gabarito: Técnicas Moleculares ¿ Amplificação enzimática do DNA (PCR). ¿ Digestão da fita de DNA genômico ou produto de PCR com enzimas de restrição. ¿ Separação eletroforética do DNA ou do produto de PCR. ¿ Hibridação do DNA ou fragmentos de PCR com sondas oligonucleotídicas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta correta
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301262454)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Considere um segmento de DNA com a seguinte sequência de bases nitrogenadas:
ATG GGG CCC AAA
Quais são as bases nitrogenadas complementares da fita indicada?
		
	
Resposta: TAC CCC GGG TTT
	
Gabarito:
TAC CCC GGG TTT
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta correta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301294381)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma das técnicas utilizadas para estudos em Biologia Molecular e na realização dos Diagnósticos Moleculares é a reação de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase). Nessa reação, a fiata dupla hélice de DNA é aberta à temperatura de ± 90oC e cada fita simples serve de molde para que a enzima DNA polimerase promova a síntese de novas moléculas de DNA. O processo se repete várias vezes, sempre em temperaturas ao redor de 90oC, e produz milhares de cópias da fita de DNA. Considerando-se que, nessa técnica, a enzima de DNA polimerase deve manter-se estável e atuar sob temperatura elevada, é possível deduzir que essa enzima foi obtida de:
		
	 
	alguma espécie de bactéria
	
	células-tronco mantidas in vitro
	
	vírus bacteriófagos.
	
	algum tipo de vírus infectante de células eucariontes
	 
	células animais adaptadas a climas quentes

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes