Buscar

trabalho correto histologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO
 David Naldson, Edilson Andrade, Paloma Celestino, Roniquerle; wilmara
Orientadora Gilmara Beatriz
1ª Mostra de Trabalhos de Pesquisa em Histologia
Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica. 
Essas células são menores e ramificadas, intimamente unidas entre si, seus discos intercalares fazem conexão elétrica entre todas as células do coração. 
Somado a isso os miócitos cardíacos são capazes de auto-estimulação, não dependendo de um estimulo nervoso para iniciar a contração, a qual é gerada e conduzida por uma rede de células cardíacas modificadas que se localizam logo abaixo do endocárdio tecido que reveste internamente o coração, onde embora haja numerosas terminações nervosas, o sistema nervoso atua apenas regulando o ritmo cardíaco às necessidades do organismo.
Bibliografia
Nosso meio de pesquisa foi a base da internet em sites de biologia e histologia .
http://www.icb.usp.br; 
http://www.sobiologia.com.br/; 
O músculo estriado cardíaco promove a contração do coração, tendo em vista sua involuntariedade, possuindo células ramificadas que se associam em discos intercalares responsáveis pela adesão celular e comunicação ,possibilitando assim a propagação do impulso elétrico para bombear sangue a todo nosso corpo.
Gostaríamos de agradecer a professora Gilmara Beatriz pela oportunidade de buscarmos informações de uma forma eficaz, para absorção de conhecimentos com obrigatoriedade de cumprir com os deveres atribuídos e ao final superar as expectativas para que possamos nos tornar profissionais altamente capacitados.
SERGIPE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais