Buscar

Geriatria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407441494)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A constipação intestinal é uma condição de elevada prevalência na população geriátrica, podendo acarretar várias complicações. Destacam-se como as principais causas de constipação em idosos.
		
	
	Diminuição da motilidade intestinal, acloridria e xerostomia.
 
	 
	Uso de medicamentos laxativos, redução da ingestão hídrica, redução do consumo de fibras.
	 
	Xerostomia, redução da atividade física, menor ingestão hídrica.
 
	
	Disfagia, acloridria e sedentarismo.
	
	Acloridria, diminuição da motilidade intestinal e fatores psicológicos.
 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408265129)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa progressiva que provoca demência, comprometendo, ao longo de sua lenta evolução, a autonomia dos pacientes. A redução da autonomia é o fator determinante da dependência de um cuidador, que se torna indispensável para preservar o provimento das necessidades básicas da vida diária do paciente. De acordo com a doença de Alzheimer, leia as alternativas abaixo e escolha a correta
		
	
	Em cada uma destas etapas sucessivas, pode-se observar gradativa perda da autonomia, e consequente diminuição das necessidades de cuidados e supervisão de terceiros para os portadores da doença.
	
	O impacto desastroso da doença sobre a vida dos pacientes e de seus familiares é acrescido de enorme custo financeiro para a sociedade.
	 
	Nos estágios tardios da doença, o paciente demonstra dificuldade em pensar com clareza, tende a cometer lapsos e a se confundir facilmente, além de apresentar queda em seu rendimento funcional em tarefas complexas.
	
	Na doença mais avançada, o indivíduo acaba por perder a incapacidade de funcionar de modo dependente, tornando-se independente de um cuidador.
	 
	As avaliações cognitivas realizadas em pacientes idosos demonstram que a senilidade, com ou sem demência, produz alterações cognitivas, especialmente de memória de fixação que determina perda na capacidade executiva.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407918541)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas. De acordo com o seu conhecimento de ELA, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta
		
	
	A esclerose lateral amiotrófica é uma doença de causa conhecida sendo relacionada com a degeneração muscular
	
	O quadro clinico de ELA reflete no ganho de neurônios do sistema motor- do córtex, Sinais físicos deste distúrbio envolvem achados nos neurônios motores superiores e inferiores.
	 
	O diagnóstico precoce da doença, quando o paciente tem apenas sintomas focais em uma ou duas regiões (bulber, membros superiores, troncos ou membros inferiores), pode ser difícil e dependerá da presença de sinais em outras regiões afetadas e de varias investigações seriadas.
	 
	A sobrevida média dos pacientes com ELA é de 5 a 20 anos.
	
	Os principais sintomas são: fraqueza ou caibra muscular nos membros, contrações musculares provocadas no corpo, flexibilidade dos membros, facilidade para deglutir.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408265133)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que cursa com depleção dos neurônios motores superiores e inferiores, com tempo médio de sobrevivência compreendido entre três a cinco anos após o início dos primeiros sintomas. Sobre essa patologia, leia as alternativas abaixo e escolha a correta.
		
	
	Visto que todas as doenças do neurônio motor são usualmente progressivas, muitos pacientes desenvolvem uma disfagia leve e, secundariamente, a má nutrição requer uma via secundária para o mecanismo orofaríngeo.
	
	Se a fraqueza e a paralisia continuam a se espalhar para os músculos do tronco, a doença nunca afeta a fala, a deglutição, a mastigação e a respiração
	 
	Esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurológica progressiva e fatal.
	
	A fraqueza muscular é uma marca tardia na ELA, ocorrendo em aproximadamente 60% dos pacientes.
	
	O tratamento é multidisciplinar e busca prover qualidade de vida e ajudar a aumentar independência do paciente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407439369)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa-PNSPI (Portaria Nº 2.528, de 19 de outubro de 2006) tem como finalidade primordial a recuperação, manutenção e promoção da autonomia e da independência da pessoa idosa, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Dentro de tais pressupostos, a promoção à saúde do idoso inclui as seguintes diretrizes:
I. Promoção do envelhecimento ativo e saudável;
II. Atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa;
III. Formação e educação permanente dos profissionais de saúde;
IV. Apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.
 
Marque a alternativa correta.
		
	
	Somente I, II e III são verdadeiras
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Somente I, II e IV são verdadeiras
	
	Somente II e IV são verdadeiras
	
	Somente I e II são verdadeiras

Outros materiais