Buscar

AV. competencias gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0615_AV_201301205982 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9012/AA
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 15/06/2015 18:58:06 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301846260)
	sem. N/A: Gerenciamento de equipes de trabalho
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Para o adequado funcionamento de uma equipe de trabalho, o líder deve esclarecer e apoiar o entendimento quanto aos papéis e responsabilidades de cada integrante que gerencia. Especifique porque essa atividade gerencial é de extrema relevância numa equipe.
		
	
Resposta: Todos tem que ter em mente o que a organização espera deles, pois, o sucesso da equipe depende do bom rendimento individual de cada colaborador, que somando suas forças, determina um sucesso de todos. com papeis bem definidos, os lideres poderao monitorar o desempenho de cada um, corrigindo os pontos necessarios, para nao prejudicar o resultado final. trata se de uma sinergia em prol de um bem comum.
	
Gabarito: A definição dos papéis e responsabilidades facilita a otimização no desenvolvimento de tarefas, minimiza conflitos pela possível dificuldade de entendimento ou sobreposição de atividades, estabelece senso de propósito e favorece foco em resultados, cria alinhamento com as metas da área/organização, promove integração entre os profissionais que trabalham juntos, facilita o aproveitamento de competências e capacidades das equipes.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301465425)
	sem. N/A: Liderança
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	As pessoas são, sem dúvida, o principal ativo de uma organização, o seu mais importante recurso, necessário para pequenas, médias e grandes empresas. Em outras palavras, elas são o capital intelectual, o mais importante de uma empresa realmente moderna. Mesmo que os envolvidos possam não ter todo o conhecimento em gestão, basta os mesmos terem compromisso com os objetivos das organizações, e terem em seus princípios, a não conquista individual e neste caso, todo o sucesso de um líder tem que ser compartilhado com os liderados. Com base nestas informações, como se entende a liderança, nas organizações?
		
	
Resposta: Entende se como a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se tranformem em uma equipe. fazendo com que essa equipe alcance os objetivos propostos em prol da organização.
	
Gabarito: A liderança é uma influência interpessoal. Nesse caso, a influência nada mais é que a força psicológica que uma pessoa exerce sobre outra. Isso faz com que o indivíduo (liderado) modifique seu comportamento seguindo orientações e exigências de seu líder; uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301247440)
	1a sem.: Comunicação
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A comunicação Organizacional se divide em:
		
	
	b. Formal, Informal, Vertical - ascendente / descendente, Horizontal 
	
	d. Formal, hierárquica, organizacional e presencial
	
	a. Formal, informal. hierárquica e vertical;
	
	e. Formal, Pessoal, Global e Personalizada.
	
	c. Formal, pessoal, hierárquica e trabalhista
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301849625)
	sem. N/A: Processos grupais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Isaías, gestor de uma empresa do ramo automobilístico, está trocando ideias com Lucas, seu subordinado, sobre a importância de se descobrir maneiras de resolver, pacificamente, determinados tipos de situações. Por exemplo: quando os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Assinale a opção de resposta que indica corretamente a quais tipos de situações Isaías está se referindo: 
		
	
	Distribuição de tarefas.
	
	Segurança do Trabalho.
	
	Treinamento.
	
	Estímulos.
	
	Conflitos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301849647)
	sem. N/A: Gerenciamento de desempenho
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo o estudo de Bruce Tulgan, 'bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho': declarações claras de desempenho, estabelecer metas mensuráveis, monitorar e avaliar o desempenho, fornecer 'feedback' aos empregados, recompensar os empregados. A conclusão é a de que: 
		
	
	Gerentes que apresentavam esses cinco aspectos tinham empregados engajados, motivados e produtivos
	
	Gerentes que apresentavam esses cinco aspectos tinham empregados reportaram que muitos empregados somente apresentavam melhoria no desempenho e motivação quando lhes era oferecida também a melhoria na remuneração 
	
	Mesmo os gerentes que apresentavam esses cinco aspectos não tinham observado elevação na motivação ou desempenho dos seus empregados
	
	Mesmo os gerentes que apresentavam esses cinco aspectos reportaram que a maioria de seus empregados não apresentaram melhorias significativas na motivação e no desempenho
	
	Gerentes que apresentavam esses cinco aspectos tinham empregados mais felizes, com menor absenteísmo e maior produtividade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301458716)
	sem. N/A: Gerenciamento de Desempenho
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Dentro dos tipos de avaliação, existem dois tipos que são separadas em objetiva e subjetiva, porém a subjetiva ainda é dividida em duas, quais são os subtipos da avaliação subjetiva: 
		
	
	Subjetiva absoluta e analitica
	
	Subjetiva absoluta e relativa
	
	Subjetiva sintética e absoluta
	
	Subjetiva analítica e absoluta
	
	Subjetiva analítica e relativa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301801049)
	sem. N/A: Gerenciamento de mudança
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O gerenciamento de mudanças requer alguns conhecimentos básicos sobre novos modelos e modismos e isso a psicologia ajuda a conhecer o processo da interação humana e suas importantes variáveis, que nas atuais organizações contemporâneas tem-se discutido as formas de gerir os seus colaboradores.Assim ao criar uma coalizão orientadora é preciso:
		
	
	Identificar uma administração que torne-se participativa, ponha em evidência as iniciativas pessoais. 
	
	entender que as organizações não devem mudar para se manterem atualizadas com as variações ocorridas no ambiente ao seu redor.
	
	perceber a tendência a fazer-nos semelhantes para ajustamento à cultura da qual somos parte e no ambiente de trabalho, supõe-se que a interação se dê de acordo com um esquema inteligível de ação.
	
	entender que as pessoas têm potencial criativo, podem gostar de trabalhar, que é uma atividade natural do ser humano. 
	
	identificar, primeiramente, as pessoas que estão mais dispostas a realizar a mudança e depois, elas receberem ajuda para que influenciem os outros a participar do processo. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301471942)
	sem. N/A: Gerenciamento do Desempenho
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sabemos que o papel do Gestor possui inúmeras responsabilidades. Entretanto, segundo o que estudamos, podemos definir uma responsabilidade macro (que pela natureza, pode ser considerada a mais importante). Dentre as afirmativas propostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, qual é esta responsabilidade do Gestor, mencionada no enunciado da questão 
		
	
	Dentre todas as responsabilidades que o Gestor possui, é possível considerar que a principal seja a atenção dedicada - especificamente - ao negócio, permitindo que outras variáveis permaneçam em segundo plano
	
	Sem desconsiderar a importância das demais responsabilidades, cabe ao Gestor, como fator de atenção principal, cuidar para que seus liderados cumpram o que precisa ser cumprido, mantendo-os focados no negócio, a qualquer tempo e custo.
	
	A responsabilidade do Gestor, estáligada à capacidade de ordenar, controlando o processo de tal maneira que possa estar ciente do que acontece, durante todo o tempo
	
	O Gestor é responsável por garantir que suas equipes alcancem resultados, de maneira que o sucesso da organização e de sua carreira, esteja diretamente ligado à performance dos seus liderados. 
	
	Ao Gestor cabe a responsabilidade de manter o foco no processo, apenas, preocupando em alcançar os resultados esperados pela Organização
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301455760)
	sem. N/A: Autoconhecimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dentre as quatro opções citadas como técnicas de gerenciamento do tempo, encontramos? 
		
	
	Planejamento e execução;
	
	Organização; 
	
	Administração;
	
	Força de vontade; 
	
	Disciplina; 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301279292)
	10a sem.: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nos estudos sobre os estilos de liderança desenvolvidos por White e Lipitt podemos encontrar três estilos de líder que são identificados como:
		
	
	Autocrático, laissez faire e democrática.
	
	Autocrático, liberal e democrático. 
	
	Despótico, liberal e igualitário.
	
	Autocrático, laissez faire e igualitário.
	
	Despótico, laissez faire e democrática.

Outros materiais