Buscar

21 Sistema endócrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA ENDÓCRINO:
	Todas as secreções (hormônios) são jogadas diretamente no sangue (não têm ducto próprio para eliminação, por isso são endócrinas). A característica é que há um órgão alvo para chegar. Mesmo estando no sangue, não “ocupam qualquer lugar”. Eles têm seus substratos próprios. Alguns hormônios competem pelo mesmo receptor. 
GLÂNDULAS ENCEFÁLICAS:
	HIPÓFISE: tem uma parte anterior (glandular) e posterior (neural). O encéfalo migra do SNC e se expande para essa região. A neuro-hipófise não secreta, apenas armazena os hormônios e controla a liberação (ocitocina e vasopressina). Ela se liga ao hipotálamo, por meio do sistema porta-hipofisário. O hipotálamo produz fatores estimulantes para que a hipófise produza ou cesse a produção dos hormônios necessários. É a grande glândula, mas quem controla é o hipotálamo, através do sistema porta-hipofisário. Fica no encéfalo, na fossa hipofisária, mais precisamente na cela túrcica. 
	CORPO PINEAL: Produz a melatonina, que é um hormônio instável e se transforma em serotonina, que faz com que o metabolismo basal se diminua. A produção desse hormônio depende da luminosidade do ambiente. Está relacionada com o ritmo metabólico do corpo (ritmo circadiano) 
	ÓRGÃO SUBCOMISSURAL: o espessamento do aqueduto cerebral é o órgão subcomissural. Trabalha nas suprarrenais, que têm um miolo e uma parte cortical. O miolo produz adrenalina e noradrenalina. A parte cortical da suprarrenal é onde age o órgão subcomissural. A produção dos hormônios dessa porção (principalmente a aldosterona) é controlada por ele. 
GLÂNDULAS CERVICAIS:
	TIREÓIDE: dividida em ÍSTMO e dois lobos (direito e esquerdo), as vezes três (piramidal). Atrás dela existem 4 glândulas, as paratireoides, que estão relacionadas ao metabolismo de cálcio. 
GLÂNDULAS CERVICO-TORÁCICAS:
	TIMO: produz a timosina, fator humoral do timo, fator tímico e timopoetina. Tem uma porção cervical e uma torácica. Tem um istmo e dois lobos. É muito importante no pós-nato, principalmente pela maturação do linfócito T, depois ele involui ao longo da vida.
GLANDULAS ABDOMINAIS:
	ADRENAIS: camada cortical e camada medular. 
	PÂNCREAS: insulina e glucagon. Tem uma relação exócrina com o duodeno. É muito vascularizado, então também tem secreção endócrina.
GLANDULAS ABDOMINO-PELVICAS: 
	PLACENTA: produz progesterona (em algum momento da gestação, aí o ovário pode parar de produzir). É uma glândula transitória. 
PELVICAS:
	OVÁRIOS: produz estrógeno e progesterona
	ESCROTAIS: produção de testosterona

Outros materiais