Buscar

avaliando aspectos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Olá,
 
Antes de começar seu SIMULADO, lembre-se que nesse exercício você pode obter até 0,5 ponto na AV3, acertando as questões. São 5 questões objetivas referentes às aulas das semanas 01 a 03.
 
Após a finalização, você terá acesso ao gabarito no mesmo local de acesso do simulado.
 
Atenção: você terá apenas UMA oportunidade para realizar o simulado em cada disciplina! Por isso, certifique-se das opções marcadas antes de finalizar!
 
Aluno de Exatas: para visualizar adequadamente questões com fórmula, instale o plug-in MathPlayer para o navegador Internet Explorer ou o MathJax para o Chrome.
MathPlayer para IE
https://www.dessci.com/en/products/mathplayer/download.htm
MathJax para Chrome
https://chrome.google.com/webstore/detail/mathjax-forchrome/elbbpgnifnallkilnkofjcgjeallfcfa?hl=en-GB
Um bom simulado e uma ótima AV1!
	
	
		1.
		A teoria de Durkheim mostra que este autor defendia uma visão otimista da nascente sociedade industrial e, para descrever esta nova sociedade, lança mão do conceito de solidariedade. (BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação. Rio de Janeiro: UniSEB, 2014.) Sobre a concepção de solidariedade de Durkheim, está correto o que se lê abaixo, com exceção de:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A solidariedade orgânica é características de sociedades com alto grau de divisão de trabalho.
	
	
	A solidariedade positiva se caracteriza pela cooperação dos indivíduos, quando há na sociedade uma significativa divisão do trabalho, levando a sociedade ao estado de anomia, que é capaz de garantir a harmonia social.
	
	
	Nas sociedades em estado de solidariedade, se observa a interdependência dos órgãos sociais.
	
	
	As tribos indígenas são exemplo de solidariedade mecânica, já que se observa pouca divisão social do trabalho, os mecanismos de coerção são exercidos de forma imediata, violenta e punitiva e se observa nos indivíduos muita semelhança entre si.
	
	
		2.
		A pesquisa de campo intensiva nasce com a moderna Antropologia e torna - se uma exigência tanto para a confecção de monografias sobre os povos "exóticos" quanto para a legitimação do saber produzido sobre o outro. Observe os itens abaixo sobre a pesquisa de campo. 1) Na pesquisa de campo há o contato direto com o campo de estudo. 2) O testemunho dos fatos que se deseja interpretar ou analisar é vital na pesquisa de campo. 3) O campo é o local ou o cenário onde o antropólogo procede às suas observações. 4) No campo a técnica privilegiada pelo etnógrafo é a pesquisa participante. 5) A pesquisa de campo desconsidera o engajamento em atividades desenvolvidas no campo de estudo. São corretos os itens:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	1 e 2
	
	
	2,3 e 4
	
	
	1, 2, 3 , 4 e 5
	
	
	1,2,3 e 4
	
	
	1, 2 e 3
	
	
		3.
		De acordo com o que foi debatido a respeito de certos determinismos teóricos, muitos ainda acreditam nas velhas, persistentes e incorretas teorias que atribuem capacidades inatas e específicas a determinadas raças. Atualmente os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais (Laraia: 2005; pg.17). De que teoria determinista a afirmativa se refere?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Determinismo linguístico
	
	
	Determinismo filosófico.
	
	
	Determinismo geográfico.
	
	
	Determinismo cultural.
	
	
	Determinismo biológico.
	
	
		4.
		Segundo Ruth Benedict, a cultura é como a lente, através da qual o homem vê o mundo. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	a cultura condiciona a visão de mundo do homem.
	
	
	o homem expressa sua cultura apenas por meio de sua crença.
	
	
	a cultura é predominante das sociedades tribais.
	
	
	a cultura desmistifica o papel do homem na sociedade.
	
	
	os hábitos são totalmente livres de cultura.
	
	
		5.
		O francês Émile Durkheim foi um dos primeiros pensadores a estruturar um método para compreensão da realidade social. Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, o autor definiu com clareza o objeto da sociologia: o fato social. Sobre a importância dos fatos sociais no pensamento do autor, podemos dizer que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Trata-se dos acontecimentos que revelam as leis gerais e naturais do funcionamento da vida social. Podem ser identificados por atenderem a três critérios: exercem coerção, são gerais, são exteriores aos indivíduos.
	
	
	São acontecimentos de qualquer tipo, relativos à vida coletiva ou à vida de um único indivíduo, mas que possuem relevância porque geram impactos na vida coletiva.
	
	
	São fatos ou acontecimentos que revelam o que cada sociedade tem de específico, considerando os valores que são defendidos pela maioria de seus integrantes e difundidos no âmbito social.
	
	
	São fatos que revelam conflitos entre classes sociais e que nos permitem identificar melhor os interesses dos diversos grupos que se relacionam na sociedade, cada um buscando atingir seus objetivos.
	
	
	São fatos que, pensados de forma integrada, nos possibilitam encontrar justificativas claras e naturais para as diferenças sociais entre os homens e sociedades

Outros materiais