Buscar

Avaliandos Saúde da Mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408606869)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A maior parte da literatura aponta aumento da lordose lombar como a principal compensação postural ao crescimento uterino" (LEMOS A., 2013). Reflita sobre esta afirmação e escolha a única opção que a justifica.
		
	
	A explanação plausível indica que a retração do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	 
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação posterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e diminuição da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital torácica e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408268935)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A involução do útero durante o puerpério imediato ocorre devido à constante atividade contrátil uterina. Esse fato promove a _________________ do sítio placentário e pode ser acelerado com a lactação, pois o hormônio _______________ atua ___________________ do leite e ___________________ do útero.
		
	
	hemostasia; ocitocina; na contração; na ejeção
	 
	hemostasia; ocitocina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; prolactina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; ocitocina; na ejeção; na contração
	
	hemostasia; prolactina; na ejeção; na contração
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408692689)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A preocupação com a qualidade de vida em saúde ao longo do processo de envelhecimento tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Em parte, isso se deveu ao progressivo aumento da expectativa de vida ocorrido nas últimas décadas e ao reconhecimento pelos profissionais de saúde da importância dos sentimentos e percepções das pacientes sobre a sua doença, assim como da monitorização do seu bem-estar frente a medidas terapêuticas voltadas a prolongar a sua vida, aliviar a dor, restaurar funções e prevenir incapacidades. No que tange ao climatério, vale lembrar a maior expectativa de vida da mulher brasileira, que ultrapassa em cerca de dez anos a masculina. As mulheres com mais de 40 anos já correspondem a 32% do contingente populacional do Brasil, devendo sofrer um aumento de 11% até 2010. Consequentemente, espera-se que nos próximos anos ocorra uma procura crescente nos serviços do país por mulheres com queixas relacionadas ao climatério, trazendo uma maior preocupação com a saúde e qualidade de vida desta parcela da população (Silva Filho e Costa, 2008). Diante do texto de Silva Filho e Costa, identifique quais os itens verdadeiros ou falsos, no que diz respeito aos objetivos da fisioterapia no climatério.
		
	 
	Prevenção da osteoporose e de algias articulares.
	 
	Prevenção de estrias que surgem com a gravidez.
	 
	Prevenção e tratamento dos distúrbios do assoalho pélvico.
	 
	Melhorar o equilíbrio e diminuição do condicionamento físico.
	 
	Promover aumento da retenção de líquido.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408672209)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	Na hiperatividade detrusora, o músculo detrusor apresenta contrações não inibidas durante a fase de enchimento vesical.
	
	A incontinência urinária de esforço (IUE) por hipermobilidade do colo vesical ocorre devido a alteração no posicionamento da junção uretrovesical.
	
	O diário miccional possibilita que o terapeuta confirme os sintomas de frequência, noctúria e urgência relatados pelo paciente.
	
	O paciente com IUE por defeito esfincteriano intrínseco da uretra apresenta perdas urinárias aos mínimos esforços.
	 
	De acordo com a Sociedade Internacional de Continência, o teste do absorvente de curta duração (1 hora) é composto pelas seguintes atividades provocativas da perda urinária: subir e descer escadas; tossir; sentar e levantar; agachar; pedalar em bicicleta ergométrica; correr no mesmo lugar.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408668682)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a dor pélvica crônica marque verdadeiro (V) ou falso (F).
		
	 
	As mulheres que apresentam dor pélvica crônica podem desenvolver um quadro de alodinia e hiperalgesia devido a um mecanismo de adaptação do SNC e SNP ao tempo prologando de exposição a dor.
	 
	O tratamento farmacológico para a dor pélvica crônica consiste apenas em fármacos analgésicos.
	 
	Dentre os recursos fisioterapêuticos para o tratamento da dor pélvica crônica podemos citar o TENS convencional, TENS burst, termoterapia com compressas quentes e ondas curtas e massagem do tecido conjuntivo.
	 
	Admite-se que mais de 85% das pacientes com dor pélvica crônica apresentam disfunções do sistema musculoesquelético, incluindo hiperlordose lombar, hiperextensão de joelhos e anteriorização pélvica, assim como espasmo do músculo levantador do ânus e síndrome do piriforme.
	 
	A dor pélvica crônica é uma situação bastante frequente entre a população feminina. Atualmente a prevalência dessa afecção é de 50% entre as mulheres.
		
	 1a Questão (Ref.: 201408269311)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	 
	O HCG é um hormônio que existe apenas durante o parto.
	 
	Estrogênio é uma glândula bastante importante durante a gravidez.
	 
	O LH é um hormônio sem atuação durante a gravidez.
	 
	A progesterona é um importante hormônio pois relaxa o útero na gravidez, mas causa desconforto na gestante como no caso da constipação intestinal.
	 
	O HCG é um hormônio que existe apenas durante o puerpério.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408681099)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando que a expectativa de vida para as mulheres brasileiras é de 72,4 anos, segundo o IBGE, e que a menopausa, no geral, ocorre em torno dos 45-50 anos, ainda restam às mulheres muitos anos de vida após a menopausa. Percebe-se na sociedade brasileira uma discriminação sistemática contra as pessoas por sua idade cronológica. No caso das mulheres, essa discriminação é mais evidente e acontece não só em relação ao corpo físico - alimentada pela supervalorização da maternidade em relação a outras capacidades e pelo mito da eterna juventude - como a outros aspectos da vida. Numa sociedade patriarcal, em que juventude e beleza são relacionadas ao sucesso, entrar na "meia idade" pode trazer, para muitas mulheres, a impressão de que "tudo acabou". O climatério/menopausa não é uma doença e sim uma fase da vida da mulher. A maioria das mulheres passa por ela sem apresentar queixas e sem necessitar de medicamentos, porém, outras apresentam sintomas de intensidade variável e que são, geralmente, transitórios (BRASIL, 2004).Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Demandas em relação ao climatério/menopausa só foram inseridas posteriormente, sendo contemplada na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
	 
	O aumento da expectativa de vida e seu impacto sobre a saúde da população feminina tornam imperiosa a necessidade da adoção de medidas visando à obtenção de melhor qualidade de vida durante e após o climatério. Nesse sentido, o combate ao sedentarismo não é necessário, visto que não apresenta correlação com a presença de doenças crônico-degenerativas (de elevada morbiletalidade).
	 
	O combate ao sedentarismo no climatério/menopausa mostra-se eficaz em melhorar a aptidão física e favorecer a disposição para viver. Por este motivo, a fisioterapia deve atuar nessa etapa da vida da mulher no sentido da promoção da saúde.
	 
	No âmbito do setor Saúde, a execução de ações no climatério/menopausa será pactuada entre todos os níveis hierárquicos, visando a uma atuação mais abrangente e horizontal, além de permitir o ajuste às diferentes realidades regionais.
	 
	A Política de Atenção à Saúde da Mulher deve contemplar as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias (desde adolescente até o climatério/menopausa) e dos distintos grupos populacionais (mulheres negras, indígenas, residentes em áreas urbanas e rurais, residentes em locais de difícil acesso, em situação de risco, presidiárias, de orientação homossexual, com deficiência, dentre outras).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408269161)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	
	A relaxina promove a retração das fibras de colágeno do colo uterino e dos ligamentos pélvicos.
	
	O estrogênio, em conjunto com a HCG (gonadotrofina coriônica humana), atua nos ductos mamários preparando-os para a lactação.
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	
	O HCG é um órgão que existe apenas durante a gravidez.
	 
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, aldosterona e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408772428)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez gera profundas modificações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas para suportar o desenvolvimento e o crescimento fetais. Sobre essa situação, analise as afirmações. I ¿ A anemia fisiológica da gestante é consequente ao incremento desproporcional entre o volume plasmático e glóbulos vermelhos. II ¿ Frequência cardíaca aumentada, aumento do volume sanguíneo e mudanças na resistência vascular periférica influenciam o débito cardíaco, que na gestante está aumentado, aproximadamente 30-50%, no terceiro trimestre. III ¿ A maior parte das alterações posturais é decorrente, principalmente, da progesterona, e de fatores mecânicos, como o crescimento uterino e aumento de peso que afetam músculos, ligamentos e articulações, além de alterar o centro de gravidade da gestante. Está correto o que se afirma em:
		
	
	I e III, somente.
	
	I, somente.
	 
	I e II, somente.
	
	II e III, somente.
	
	Todas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408269043)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	 
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, relaxina e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	 
	Uma das principais atuações da progesterona na gravidez diz respeito à diminuição da tonicidade do peritônio.
	 
	O HCG é um hormônio que existe apenas durante o parto normal.
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio relaxina.
	 
	O estrogênio é responsável pela retenção hídrica e flexibilidade das articulações pélvicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes