Buscar

trabalho 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

���
���
 �PAGE \* MERGEFORMAT�1�
		
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
Polo Laranjeiras do Sul - PR
Edwirges Negretti
IDENTIDADE NACIONAL 
Marcia Ghisi
Resumo: 
O presente artigo apresenta uma breve pesquisa sobre identidade nacional, como o Brasil após a independência buscou sua identidade própria, tentando se tornar uma nação, libertando-se do domínio e dos costumes portugueses. O maior impulso para que se criasse essa cultura própria foi na era de Getulio Vargas, que praticamente tornou esse processo cultura em um processo politico, buscando assim o reconhecimento da unidade brasileira e de um estado que administrasse toda a nação. Intensas atividades para tornar a nação uma unidade foram desenvolvidas nesse período, trazendo de fato essa sensação. Entretanto, considerando o Brasil enorme em extensões de terras, em culturas, advindas desde a época da colonização, da chegada dos escravos e dos imigrantes, ainda existe uma variedade enorme de costumes que dificultam a padronização cultural, tornando-a metamórfica.
 
Palavras-chave: Identidade, Brasil, Cultura. 
Introdução
A identidade pode ser considerada um conjunto de características que distinguem algum objeto, pessoa ou comunidade, sendo tão particulares que o tornam único, individual. Quando se trata da identidade de uma nação, buscam-se as características que a tornam única, a unidade entre tantas diferenças.
Uma nação deve apresentar um conjunto de elementos simbólicos e materiais: uma história, que estabelece uma continuidade com os ancestrais mais antigos; uma série de heróis, modelos das virtudes nacionais; uma língua; monumentos culturais; um folclore; lugares importantes e uma paisagem típica; representações oficiais como hino, bandeira, escudo; identificações pitorescas, como costumes, especialidades culinárias, animais e árvores-símbolo (THIESSE, 1999, apud FIORIN, 2009).
Esta pesquisa analisa os fatos históricos que levaram o Brasil a iniciar sua identidade enquanto nação, demonstrando os principais pontos em comum que ajudam a formar essa unidade nacional, e o papel do trabalhador de serviço social nesse contexto.
Identidade Nacional Brasileira 
A identidade brasileira surge junto com o conceito de nação, sendo representada através de idioma, etnia e cultura, a diversidade brasileira se da pelo processo de integração dos colonizadores portugueses, dos índios, dos negros escravos e dos imigrantes de varias nacionalidades, principalmente italianos.
A identidade nacional brasileira ajuda a definir o que é ser um brasileiro, o que um povo, com todas as suas diferenças possui em comum, mesmo que muitos cidadãos nunca tenham analisado essa questão, de que pertencem a uma nação, de alguma forma acabam seguindo as regras impostas por ela, principalmente para o bom convívio e o desenvolvimento geral.
Mesmo os grupos mais isolados, ou os grupos carentes de proteção, pertencem a uma unidade, e seguem as normas gerais dessa união, colhendo os frutos ou sofrendo as consequências dessa cultura, e o Brasil é um grande pais, com uma identidade forte, com um povo especifico, uma linguagem próprio e uma cultura riquíssima, mas nem sempre foi assim.
Fiorin, 2009 destaca que o Brasil se tornou uma das primeiras nações que obtiveram sucesso fora da Europa, e vista como uma unidade acima das classes, das regiões, das raças, conseguindo criar uma consciência de unidade, identidade, e, ao mesmo tempo, é necessário ter consciência da diferença em relação aos outros, a alteridade. 
A construção da identidade brasileira foi um longo processo histórico, iniciado com a independência em 1822, entretanto conforme descreve Pinto (2015) apenas em 1930 com Getúlio Vargas no poder esse processo foi impulsionado, pois a construção da identidade brasileira, além de um processo cultural foi visto como um processo politico.
Os esforços para se constituir a identidade brasileira, que também é chamada de brasilidade, estão ligados à necessidade de uma coesão social que acompanhe a existência de um Estado que administra todo o território nacional. Dessa forma, a manutenção de uma máquina administrativa comum a todo o território nacional foi um primeiro passo na construção da identidade. (PINTO, 2015). 
Grandes esforços foram dispendidos a fim de difundir a cultura brasileira, ainda na era Vargas, foram criadas instituições que pretendiam uniformizar práticas administrativas, como o Ministério do Trabalho e a política de educação básica comum, que padronizou os currículos escolares veiculando um conteúdo nacional via processo educativo institucional, os meios de comunicação também foram utilizados para difundir essa cultura nacional uniformizada, e assim passaram a serem representações culturais nacionais o samba o futebol e como figura representativa a cantora Carmem Miranda. (PINTO, 2015).
Atualmente ainda a musica e o futebol são representantes fortes da brasilidade, mas é preciso considerar a riqueza cultural que atingiu um patamar elevado na contemporaneidade, inúmeras são as expressões regionais típicas que compõem essa grande nação, não podendo mais ter apenas um ou outro símbolo cultural que represente fielmente o que é ser brasileiro. 
E como vem ocorrendo com vários países infelizmente nem tudo o que faz lembrar o brasileiro é bom, já que também somos associados com corrupção, discriminação e pobreza, pois considerando a globalização, as informações correm o mundo em segundos, e tudo o que antes permanecia oculto aos olhos estrangeiros, agora já é amplamente divulgado, e a cultura do crime e da pobreza, já esta tão fortes, comum e presente na população que pode-se dizer que faz parte da identidade nacional.
Muitos destes aspectos cruéis caem nas mãos dos trabalhadores do serviço social e certamente compreender a cultura, o costume do local ajuda a avaliar a situação, isso porque o país é grande em território, e o que é normal em uma região pode não ser bem aceito em outras.
Muitas vezes antes de avaliar uma situação é necessário aprofundar o entendimento do motivo pelo qual se desenha o quadro encontrado, frequentemente a ignorância das pessoas causa as grandes dificuldades, que no fundo podem ser simples, sanadas através de explicações e orientações. 
	
Considerações finais
Conclui-se com esta pesquisa que é dificultoso tentar padronizar a identidade cultural brasileira, visto que, o Brasil é uma nação que possui como características misturas étnicas, e isso faz parte de sua identidade, “a identidade nacional brasileira não é padronizada e estática, é uma metamorfose, pois se constrói e se modifica ao longo do tempo e em momentos oportunos. (CAMPOS, 2013)”.
Também por essas características tão mistas da brasilidade, e por algumas vezes setores sociais não compreenderem essa diversidade, que o profissional de serviço social se destaca, trabalhando com grupos vulneráveis socialmente, intervindo em favor dos marginalizados integrando e explicando direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, amenizando essas situações, procurando dar dignidade e igualdade de direitos.
Sendo assim é no mínimo interessante esse estudo histórico da identidade nacional, trazendo até o estudante de serviço social, uma base para futuras pesquisas a fim de aprofundar o entendimento das regionalidades, das diferenças e das dificuldades que a população enfrenta na busca pela igualdade.
4. Referências Bibliográficas
CAMPOS,  Fernanda Araújo Coutinho. Identidade Nacional. 2013. Artigo disponível em: https://identidadenacional.wordpress.com/. Acessado em 20/10/2017. 
FIORIN, José Luiz, A construção da identidade nacional brasileira. BAKHTINIANA, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 115-126, 1o sem. 2009.
PINTO, Tales dos Santos. Construção da identidade brasileira, 2015. Artigo disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/a-identidade-nacao-brasileira.htm. Acessado em 20/10/2017.

Outros materiais