Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO
Faz parte do grupo do direito público e não é codificado, portanto, não se encontra em uma única lei, mas sim, em leis esparças.
Princípios infraconstitucionais
Continuidade do serviço público: O servidor público relacionado a saúde, água e luz não pode fazer greve sem avisar com antecedência de 72 horas e mesmo assim, em alguns casos deve fazer atendimento nesse período.
O serviço prestado pela a administração publica a todos deve ser feito de forma contínua e sem interrupções. É garantido o direito de greve aos servidores, porém deve ser feito o aviso com antecedência de 72 horas. Situações importantes para a administração decorrem deste princípio: ● Possibilidade de encampação (retomada do serviço pelo poder publico durante a vigência do contrato mediante pagamento de indenização ao contratado); ● Proibição de greve geral na prestação dos serviços essenciais. (aos militares o direito de greve é proibido pro expressa disposição de lei); ● Impossibilidade de alegação pelo contratado da exceção do contrato não cumprido (mesmo que o poder publico deixe de observar algumas clausulas contratuais, o contratado não pode interromper a prestação do serviço); ● Necessidade de criação dos institutos da suplência para preenchimento dos cargos públicos vagos.
Principio da isonomia ou da igualdade
Proíbe favoritismos, decidindo que o poder publico trate seus administrados de maneira igual.
Possui como exemplos o concurso público e as licitações públicas.
Principio da razoabilidade e proporcionalidade
Os meios e os fins dos atos administrativos devem ser razoáveis e proporcionais, evitando restrições e desnecessárias e abusivas pelo poder público. 
Princípio da Motivação
Em algumas situações a administração publica deve obrigatoriamente motivar seus atos indicando os motivos de fato e de direito da atuação estatal.
Principio da indisponibilidade ou poder-dever
O gestor publico e os servidores tem obrigação legal de prestar um serviço aos administrados sob pena de ser responsabilizados, pela omissão.
Principio da auto-tutela
Oportuniza ao poder publico rever os atos administrativos praticados podendo de anular aqueles que forem praticados sem observância dos requisitos legais ou então revogar aqueles que se tornarem inconvenientes ou inoportunos ao poder público.
ATOS ADMINISTRATIVOS
Ato: a forma de como a pessoa se comporta perante os demais
A FORMA COMO O ESTADO ESTEOREORIZA PERANTE A COLETIVIDADE.
Tem como objetivo criar ou extinguir direitos e obrigações. Tendo por finalidade atender o que diz a legislação e deve ser praticado no regime jurídico de direito publico e eles são sujeitos ao controle de legalidade. 
Fato administrativo. Ex: limpar a casa (não tem efeito no mundo jurídico) (fato jurídico).
Ato administrativo Ex: pagar um boleto em um banco (este é o ato jurídico) 
Fato administrativo: servidor publico que varre rua se não varrer não vai mudar nada.(não é ação é execução)
Ato preparatório: um parecer de processo licitatório esse documento isoladamente é um fato da administração quando ele servir de base para o gestor publico dai passa a ser um fato administrativo
Ato da administração: mesma coisa que o ato administrativo porem regime jurídico do direito privado.
Atos administrativos: Serviço público – Adm direta, adm indireta e os particulares.
Conceito: características importantes do conceito de ato administrativo
1-	Manifestação da vontade do poder público.(fala com os administrados)
2-	Praticado pela administração direta (união,estados,DF e Municipios), pela administração indireta (autarquias, fundação publicas, sociedade de economia mista e empresa publica), e ainda pelos particulares que prestam serviços sob regime de concessão ou permissão.
3-	Sob regime jurídico de direito público (principio da legalidade e principio da supremacia do direito publico sobre o privado).
4-	sujeito ao controle de legalidade. Feito pela administração publica ou pelo judiciário
ELEMENTOS DO ATO ADMINISTRATIVO
1-Sujeito- deve ser (competente) ele só pode praticar o ato dentro do universo das atribuições legais em relação ao cargo publico que ele ocupa.
2-Forma- geralmente o ato administrativo tem a forma escrita pois esta é indispensável para o controle da legalidade dos atos.
3- Objeto- é aquilo que o ato prescreve ou seja é o conteúdo o ato administrativo. Objeto deve ser sempre licito, certo e possível.
4- Motivo- : é o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento para a pratica do ato administrativo. Todo o ato tem um motivo de fato (o que ocorreu e levou a administração a praticar o ato) e o motivo de direito ( o que a lei diz para aquela situação)
5– Finalidade- Todo o ato administrativo devem ter como finalidade o atendimento dos interesses da coletividade como a finalidade: é o resultado que a administração pretende a alcançar com a pratica do ato, esse resultado deve estar sempre associado ao interesse público.
Atributos do ato administrativo
-1 - Presunção de legalidade e veracidade:
Todos os atos praticados pela administração publica se presumem verdadeiros (em relação aos fatos) e legais (praticados de acordo com a lei. A presunção de legalidade e veracidade admite prova encontrada, que devem ser produzida pelo particular até que o particular comprove a ilegalidade do ato praticado pelo poder publico este se presume legal, produzindo todos os seus efeitos.
2– Imperatividade/coercibilidade: 
Este atributo impõe aos destinatários do ato (em algumas situações) obrigações/deveres para os seus destinatários independentemente da vontade destes. Não é um atributo presente em todos os atos administrativos pois existem atos que criam direitos e não deveres para o seu destinatário.
3– Auto Executoriedade/ executoriedade: Atributo do ato que permite a execução por parte do poder publico sem a necessidade de intervenção do poder judiciário. 
4 – Tipicidade: atributo do ato administrativo que diz que para cada ato administrativo praticado existe um fundamento legal correspondendo. Este atributo reitera a necessidade de que a administração só faça aquilo que a lei determinar

Outros materiais