Buscar

Aula 09 As Contribuições de Bourdieu, Gramsci e Mannheim para a Sociologia da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Prof. Mauro Leão
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Aula 8
*
Aula 9
As Contribuições de Bourdieu, Gramsci e Mannheim para a Sociologia da Educação
*
Aula 9
*
Antonio Gramsci foi uma das referências essenciais do pensamento marxista no século XX. Foi um dos fundadores do partido comunista italiano em 1921, sendo preso em 1926 sob o regime fascista de Mussolini. Escreveu vários artigos durante a sua prisão, que ficaram conhecidos como Cadernos do Cárcere. Em sua reflexões atribuía grande importância a sociedade civil e ao papel dos intelectuais na processo de mudança histórica. 
Aula 9
*
Para Gramsci a distinção entre Oriente e Ocidente não se restringia a uma mera diferenciação geográfica. Para o autor o mundo ocidental compreenderia aqueles países em que a sociedade civil é estruturada, múltipla, organizada, e compartilha com o Estado a administração da vida social.
Aula 9
*
Gramsci promove uma atualização do pensamento marxista afirmando que não bastava eliminar a propriedade privada dos meios de produção, uma vez que esta medida isoladamente, não seria suficiente. Ele afirmava que os trabalhadores precisariam lutar também contra a “apropriação privada, ou elitista, do saber e da cultura”. 
Aula 9
*
No processo da hegemonia pelo poder político, os intelectuais têm um papel muito importante, pois são eles que organizam a cultura. 
Aula 9
*
Segundo Gramsci, existem dois tipos de intelectuais: o orgânico e o tradicional.
Os intelectuais orgânicos seriam aqueles que representariam os interesses das classes dominantes, enquanto os segundo tipo, os intelectuais tradicionais, representariam os interesses de outras classes no interior da sociedade.
Aula 9
*
A Escola Unitária
A Escola Profissionalizante.
Aula 9
*
 “[Seria a] escola única inicial de cultura geral, humanista, formativa, que equilibre equanimente o desenvolvimento da capacidade de trabalhar manualmente (tecnicamente, industrialmente) e o desenvolvimento das capacidades de trabalho intelectual." 
 (GRAMSCI, A . (1978c). Cartas do Cárcere. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira., p. 118) 
Aula 9
*
Aula 9
*
O sociólogo francês Pierre Bourdieu baseou-se nas concepções de Émile Durkheim e no Estruturalismo para fazer a sua análise sobre a educação contemporânea. É importante saber que, para Bourdieu, os sujeitos sociais são vistos como marionetes das estruturas dominantes.
Aula 9
*
Para Bourdieu as sociedades se estruturam a partir de um sistema de relações de força material entre grupos e classes. Sobre a sua visão para a sociologia da educação, sua tese central é a de que “toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica”.
Aula 9
*
Bourdieu parte do princípio de que a classe que possui o capital econômico produz e reproduz o capital cultural e o faz escondendo, ou dissimulando, o seu caráter de violência simbólica (dominação cultural). Neste sentido a educação acabaria por reproduzir desigualdades sociais.
Aula 9
*
Aula 9
*
 Karl Mannheim também recebeu influências dos clássicos, em particular de Max Weber. Eles retoma os princípios da sociologia weberiana da pedagogia do cultivo e da pedagogia do treinamento, a partir de uma perspectiva de mudança para a sociedade e para as próprias práticas de educação.
Aula 9
*
Na sua concepção, era necessário regenerar a sociedade e o homem através de uma educação sadia. Para tanto, era preciso criar uma pedagogia, a partir da compreensão dos diferentes tipos históricos de educação (construídos por Weber), que educasse o homem moderno sem tirar dele as possibilidades oferecidas por uma educação mais integral. 
Aula 9
*
De acordo com Mannheim, a sociedade regenerada estava ligada ao advento da democracia moderna. A modernidade, para ele, não tinha apenas custos ou ameaças à liberdade, mas trazia também esperanças e valores sociais solidários, abertos. A principal ajuda que a moderna democracia era capaz de oferecer consistia na possibilidade de que todas as camadas sociais viessem a contribuir com o processo educacional. Nesse sentido, duas ciências são fundamentais: a sociologia e a psicanálise.
Aula 9
*
ACESSEM:
Nascimento, Maria I.M. e Sbardelotto, Denise K. A escola unitária: trabalho e educação para Gramsci, disponível em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/30/art17_30.pdf
Vasconcelos, Maria Drosila: Pierre Bourdieu: a herança socilógica, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302002000200006&script=sci_arttext

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes