Buscar

Questionário de Anatomia - Digestório e Respiratório

Prévia do material em texto

DISCIPLINA IB 103 – ANATOMIA ANIMAL II
QUESTIONÁRIO
QUESTÃO 1
Descreva a porção do sistema respiratório localizada entre as narinas e a laringe.
Faringe, sendo que ela é subdividida em três regiões de acordo com a área que ela se comunica; nasofaringe,orofaringe e laringofaringe.
QUESTÃO 2
Descreva a laringe e a traquéia, fazendo considerações sobre diferenças anatômicas entre as espécies.
A laringe é constituída por cartilagens e músculos. Fica localizada no ínicio da região cervico-cranial, entre faringe e traqueia. As cartilagens que a compõe são a epigoite, as aritenóides, a tireóide e a cricóide; a passagem formada pelas cartilagens é chamada glote. Na região das pregas vocais, pregas essas que fazem a laringe ser um órgão de vocalização, há invaginacões da mucosa chamadas de ventrículos laterais. Na passagem da laringe para a traqueia existe uma membrana chamada crico-traqueal. Traqueia é um tubo cartilagíneo-muscular, formado pelos anéis traqueais, que são incompletos e o tubo então é fechado pelo músculo traqueal. Localizada entre laringe e brônquios; quando se bifurca na carina, forma o brônquio direito e esquerdo. A diferenciação anatômica entre as espécies se baseia na ausência de ventrículos laterais na laringe de suínos e presença de um terceiro brônquio, que é o brônquio traqueal, localizado no antimero direito, em ruminantes e suínos.
QUESTÃO 3
Faça um quadro comparativo, considerando as diferenças existentes entre os pulmões de espécies mamíferas domésticas.
Carnívoros: Pulmão esquerdo - lobo apical com porção cranial e porção caudal e lobo diafragmático. Pulmão direito - lobo apical (sem subdivisão), lobo médio, lobo diafragmático e lobo acessório.
Suínos: Pulmão esquerdo - lobo apical com porção cranial e porção caudal e lobo diafragmático. Pulmão direito - lobo apical (sem subdivisão), lobo médio, lobo diafragmático e lobo acessório.
Ruminantes: Pulmão esquerdo - lobo apical com porção cranial e porção caudal e lobo diafragmático. Pulmão direito - lobo apical com porção cranial e porção caudal, (essa é a diferença entre o pulmão direito de suínos e ruminantes) lobo médio, lobo caudal e lobo acessório.
Equinos: Seu pulmão é visivelmente mais compacto e possui o menor número de lobações entre as demais espécies domésticas. Pulmão esquerdo - lobo apical e lobo diafragmático. Pulmão direito – lobo apical, lobo diafragmático e lobo acessório. 
Ou seja, tendo como padrão o de ruminantes, os carnívoros e suínos não apresentarão subdivisão no lobo apical direito. Os equinos apresentação lobo apical e diafragmático, sem subdivisões, e não apresentam lobo médio.
QUESTÃO 4
Descreva o trajeto do esôfago em animais mamíferos domésticos.
Na região cervical, está a esquerda. Quando adentra a cavidade torácica, devia-se para o plano mediano, a fim de evitar o arco aórtico e a base do coração. Ao adentrar na cavidade abdominal ele volta ao antímero esquerdo onde o estômago se localiza.
QUESTÃO 5
Descreva as diferenças anatômicas existentes no estômago, considerando os mamíferos herbívoros.
Mamíferos herbívoros (domésticos) podem apresentar diferenças enormes com relação a seus intestinos. Os pequenos e grandes ruminantes apresentam seu estômago repartido em quatro cavidades, são elas: rúmen, retículo, omaso e abomaso. Desses, o que seria considerado glandular, ou seja, que possuem glândulas que secretam enzimas, seria apenas o abomaso. Já nos equinos, que são herbívoros com estômago unicavitário, há uma região glandular e outra aglandular (as glândulas são secretoras de muco); além de apresentar o saco cego, que é uma dilatação da região fúndica.
QUESTÃO 6
Faça a descrição da morfologia externa e interna do estômago de carnívoros e suínos.
Ambos apresentam estômagos monogástricos, sendo que a angulação da curvatura menor dos carnívoros é menor do que dos suínos, e os suínos apresentam o divertículo gástrico e toro pilórico, ausente nos carnívoros.
A morfologia interna do estômago apresenta nos suínos uma área maior com a presença de glândulas cárdicas (produção de muco), nos carnívoros essa área é bem reduzida, restringida à região do esfíncter cárdico. As glândulas fúndicas (produção de muco) do cão apresentam-se na porção cárdica e corpo do estômago, enquanto que em suínos localiza-se no fundo gástrico. E as glândulas gástricas localizadas na região pilórica dos suínos e nos carnívoros no corpo do estômago e região pilórica.
QUESTÃO 7
Descreva a lobação do fígado entre os mamíferos domésticos.
O fígado de carnívoros é o mais lobado. Tem lobo caudado, lobo lateral direito, lobo medial direito, lobo quadrado, lobo medial esquerdo, lobo lateral esquerdo; Processo caudado do lobo caudado, impressão renal, processo papilar do lobo caudado, fossa biliar, e vesícula biliar.
O fígado de suíno, semelhante ao de carnívoro, não apresenta o processo papilar.
Equinos tem o lobo medial esquerdo, lobo quadrado, lobo direito, lobo caudado apenas com processo caudado sem o processo papilar e vesícula biliar.
O fígado dos ruminantes não possui fissuras, consiste em um lobo direito, um esquerdo, um quadrado e um caudado.
QUESTÃO 8
Cite as diferenças existentes no intestino grosso de mamíferos domésticos.
Em sua maioria, a principal diferença entre o intestino grosso dos animais domésticos se dá na sua porção ascendente do cólon e no ceco. O ceco dos carnívoros não apresenta haustros e tênias/cintas, sendo mais longo e sinuoso nos canídeos e mais curto nos felídeos, com seu cólon ascendente apenas segmentado em ascendente, transverso e descendente, ainda não apresentando haustros e tênias/cintas nas suas extensões.
Nos ruminantes, o ceco também não possui pregueamentos, no entanto, seu cólon ascendente se apresenta em forma de espiras, se segmentando em alça proximal, espiral e distal, seguindo para o colón transverso e descendente normalmente. Já nos suínos, o ceco e a porção externa do cólon ascendente apresentam haustros e tênias/cintas, tendo o colón ascendente em forma helicoidal e segmentado em porção externa (pregueada e mais grossa) e interna (lisa e mais fina). Por fim, os equinos possuem o ceco com grande volume e as porções ventrais do seu cólon ascendente apresentando haustros e tênias/cintas, seu cólon ascendente se segmenta em cólon ventral direito, flexura esternal/xifoidea, cólon ventral esquerdo, flexura pélvica, cólon dorsal esquerdo, flexura diafragmática e cólon dorsal direito, além disso, seu cólon descendente é sigmoidal.
QUESTÃO 9
Descreva a forma e a localização do pâncreas em mamíferos domésticos.
O pâncreas é convencionalmente considerado como sendo constituído de um corpo e dois lobos, descrição adaptada ao pâncreas canino, porém menos adequada a este órgão em algumas outras espécies. Quando endurecido in situ, o pâncreas canino curva-se intensamente, com o ápice do V localizando-se junto à flexura cranial do duodeno. O lobo direito delgado segue no mesoduodeno; o lobo esquerdo mais espesso, porém mais curto, estende-se sobre a superfície caudal do estômago em direção ao baço, no omento maior.
QUESTÃO 10
Considere a administração oral de uma substância hipotética, marcada radiotivamente para permitir sua rastreabilidade no organismo. Para verificar sua absorção na mucosa intestinal e sua possível metabolização pelo fígado, cite os locais em que amostras de sangue devem ser colhidas:
para avaliar sua absorção intestinal; 
Na veia mesentérica cranial. 
para avaliar sua posterior eliminação pelo fígado, na forma metabolizada ou intacta.
Na veia-porta hepática, já que é a veia que carrega os compostos já metabolizados do fígado.
Lembrando que suínos e ruminantes terão em seu antímero direito o brônquio traqueal.
Suínos: região glandular e aglandular, divertículo gástrico e toro pilórico
Carnívoros: todo glandular.

Continue navegando