Buscar

RESUMO MICROBIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MICROBIOLOGIA
REINO MONERA
- são seres vivos unicelulares e procariontes
- a célula das moneras não apresenta organelas celulares membranosas. As únicas organelas celulares existentes no citoplasma da célula deste seres vivos são os ribossomos
- os ribossomos são responsáveis pela produção de proteínas
- pertencem a este reino: bactérias, cianobactérias, rickettsias e micoplasmas.
BACTÉRIAS
- encontradas em toda terra, tem capacidade de se multiplicar a varias temperaturas
- seres microscópicos
- reprodução assexuada (maioria) - divisão por mitose
- formas das bactérias: espirilo (espiral); coco (arredondada); vibrião (vírgula); bacilo (bastão).
obs: cocos aos pares – diplococos; cocos em cadeia – estreptococos; cocos em cachos – estafilococos.
- coloração de gram: consiste, essencialmente, no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os seguintes reagentes: cristal violeta, lugol, álcool e fucsina. Toda bactéria, seja ela gram-positiva ou gram-negativa, absorve de maneira idêntica o cristal violeta e lugol, adquirindo a cor roxa. Quando tratadas com álcool+acetona o LPS das bactérias gram-negativas é retirado, então só a bactéria gram-positiva continua corada de roxo. Ao receber a fucsina, somente as bactérias gram-negativas se deixam corar, ficando assim: gram-negativas – avermelhadas; gram-positivas – roxa.
- estruturas bacterianas:
membrana citoplasmática: composta de proteínas imersas em uma bicamada de lipídeos; faz a separação do meio interno (citoplasma) com meio externo; ácidos graxos são responsáveis pela condição hidrofóbica da porção interna da membrana, enquanto a parte hidrofílica deles fica exposta ao meio externo aquoso; atua como uma barreira altamente seletiva, possibilitando assim a concentração de metabólicos específicos dentro da célula; o transporte de substancias através da membrana ocorre com o auxilio de “proteínas de transporte de membrana” (proteínas carreadoras), algumas são bem especificas e só transportam um tipo de substancia; esta envolvida na secreção de enzimas hidrolíticas que tem como função romper as macromoléculas do meio fornecendo subunidades que servirão como nutrientes.
parede celular: manutenção da forma bacteriana é devido a essa estrutura; desempenha um papel importante na divisão celular, dando origem ao septo que separa as duas novas células oriundas da divisão celular; deve a sua rigidez a uma camada de peptideoglicano; gram-positivas: peptideoglicano; gram-negativa: peptideoglicano + LPS (lipopolissacarídeo).
cápsula: é uma camada externa a parede celular, para proteção; não é essencial para célula; aumenta a capacidade invasiva da bactéria patogênica; uma capa de açucares que protege a bactéria do sistema imune.
flagelos: comprimento geralmente é maior que a célula; não é essencial para célula; seu principal papel é locomoção; é um fator de virulência; é proteína pura.
fímbrias: são menores, mais curtos e mais numerosos que os flagelos, e não formam ondas regulares; não desempenham nenhum papel relativo a mobilidade; estrutura de aderência as células (fator de virulência); é uma proteína; antígeno; a troca de material genético é feita através dela; estrutura não essencial.
nucleóide: DNA bacteriano
plasmídeos: no citoplasma, podem existir moléculas de DNA circulares, menores que o cromossomos, cujo os genes não determinam características essências (ex: fatores sexuais, fatores de resistência a antibióticos) ; podem ter um alto ou baixo peso molecular, fator este que determinará o numero total de copias que podem ser feitas a partir de um único plasmídeo.
Componentes citoplasmáticos: uma solução aquosa limitada pela membrana plasmática. Imersas no citoplasma existem partículas insolúveis, alguma essenciais (ribossomos e nucleóide); ribossomos são partículas citoplasmáticas onde ocorre a síntese proteica, é composta de 60% de RNA e 40% de proteína; 
- esporos bacterianos: são gram-positivas, do gêneros clostridium e bacillus. Quando uma bactéria é encontrada em uma situação de adversidade, libera uma capa proteica que a protege, quando se encontra favorável se desfaz da capa e fica em forma vegetativa. 
- água: não constitui um nutriente, mas é absolutamente indispensável para o crescimento. As bactérias se nutrem pelas passagens de substancias em solução através da membrana citoplasmática. Agua é o solvente universal. Faz a regulação da pressão osmótica e regulação térmica. A maior parte das bactérias, principalmente as que não esporulam morrem rapidamente pela dessecação.
- oxigênio: não é um nutriente, e funciona apenas como receptor final de hidrogênio nos processos de respiração aeróbia. 
Aeróbicas: se multiplica somente na presença de oxigênio
Anaeróbias: requer menos que 0,5% de oxigênio
Anaeróbicas facultativas: crescem ou não na presença de oxigênio
Microaerófilas: crescem mal aerobicamente.
- classificação quanto a temperatura para a multiplicação:
Psicrófilas: abaixo de 10ºC
Termófilas: 35ºC
 Mesófilas: 25ºC
- nutrição - heterótrofos: 
Saprófitos: decompõem material orgânico de animais e plantas mortas
Parasitas: causam dano ao organismo do hospedeiro com os seus produtos de metabolismo
Simbióticos: vivem no intestino dos animais que comem plantas e quebram celulose
- nutrição – autótrofos: 
Fotossintetizantes: obtêm a energia na forma de luz, para a fotossíntese 
Quimiossintetizantes: obtêm energia pela oxidação de compostos químicos 
- Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar é intermediária; ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
- fatores de virulência: 
Hialuronidase: facilita a difusão de agente patogênicos e toxinas
Coagulase: resistência a fagocitose
Hemolisinas: lisam as células (eritrócitos)
Lecitinase: lisam as células (eritrócitos)
Colagenase: dissolve colágeno
Leucocidina: lisam leucócitos
Toxinas: endotoxina e exotoxinas 
- endotoxina são liberadas pelas bactérias, é uma proteína ou polipeptideo, gram-positivas ou negativas, efeito especifico único, letal em pequena quantidade, labil ao calor, estoque, químico, antigênica, pode ser convertida em toxoide; exotoxina: parte da parece celular, lipopolissacarideo (LPS), gram-negativas, efeito inespecífico, letal em quantidades maiores, muito estável, não antigênica, não conversível a toxoide.
- para que ocorro infecção um agente patogênico deve: sobreviver e penetrar nos tecidos do hospedeiro, resistir as defesas naturais do hospedeiro, produzir fatores que lesionem o organismo do hospedeiro.
- postulado de Kock: definir qual microrganismo está associado à patogenia, isolar o microrganismo e multiplicar em laboratório, inocular em um animal, depois o ver se o animal apresenta a patogenia. Exceções ao postulado: dificuldade de crescimento em meios artificiais, inoculação de amostras em cobaias, doenças – diferentes etiologias, microrganismos – diferentes patologias. 
- crescimento bacteriano: 
Lag: adaptação
Log: multiplicação da bactéria
Fase estacionaria: depende do tanto de alimento que a célula tem 
Fase de morte ou declínio: numero de mortes é maior que o numero de bactérias que estão se multiplicando, acaba os nutrientes, e morte total da bactéria.

Outros materiais