Buscar

MPI PMBOK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PMI- Project Management Institute
É a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Que teve início em 1969 por Jim Snyder e Gordon Davis, o objetivo era proporcionar um meio de os gerentes de projeto se reunirem, compartilharem informações e discutirem problemas comuns. É uma associação sem fins lucrativos que possui mais de meio milhões de associados em 185 países. O PMI foi a primeira organização a oferecer uma credencial específica para o gerenciamento de projetos, os programas de certificações são feitos como padrão mundial. O PMI oferece 8 certificações que testam conhecimentos e competências, sendo eles:
Certificação PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)®
Certificação CAPM – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos®
Certificação PfMP® - Profissional de Gerenciamento de Portfolio do PMI®
Certificação PMI-PBASM - Profissional em Análise de Negócios do PMI®
Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas®
Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®
Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®
Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®
Os certificados PMI são vistos como um investimento valioso na carreira profissional. O programa oferece cinco razões para obter o certificado (Credibilidade, alcance global, vantagem competitiva, comprometimento e relevância). PMI disponibiliza atualmente de 12 padrões mundiais que são base do conhecimento da produção, eles fornecem orientações, regras e características do gerenciamento de projeto eles ajudam os pares de todo mundo obter excelência profissional. O projeto de novos padrões mundiais nunca termina. 
O PMI oferece grandes oportunidades de desenvolvimento profissional, desde cursos a distância á  SeminarsWorl que atualmente são eventos que se adaptam facilmente ao orçamento. O Programa de Pesquisa do PMI, promove a ciência, a prática e a profissão de gerenciamento de projetos. O Programa trás o conhecimento em gerenciamento por meio de projetos de pesquisa, simpósios e pesquisas, divulgando essas informações através de publicações, conferências de pesquisa e sessões de trabalho. Esse programa de pesquisa faz parte da missão do PMI tornar o gerenciamento de projetos algo indispensável para os resultados dos negócios. O programa cria novos conhecimentos por meio de “ Projetos de pesquisa ativos ; Trabalhos apresentados em congressos, simpósios e pôsteres e Programa de Questionários de Pesquisa ”, esse trabalho é divulgado através de publicações de pesquisa, jornais acadêmicos, conferencia de educação e pesquisa e sessões de trabalho de pesquisa. 
O PMI é dirigido por um conselho de diretores composto por 15 membros. Todos os anos, membros do PMI elegem 5 diretores para um mandato de 3 anos. Três diretores são eleitos pelos membros do Conselho e passam a integrar este grupo pelo período de um ano. As atividades do PMI acontecem em mais 250 capítulos e 30 comunidades de prática, essas comunidades são abertas a membros do PMI dirigidas por voluntários que disponibilizam suporte para troca de conhecimento. 
Referências:
 https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUS/WhatisPMI.aspx 
 https://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/conhecimentos/o-que-e-pmi
PMBOK - Project Management Body of Knowledge
O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia das melhores práticas do gerenciamento de projetos elaborado pelo PMI. Ele é considerado como base do conhecimento para a gestão de projetos. Ele traz as 10 áreas de conhecimento que devem ser consideradas no gerenciamento de um projeto, sendo elas: 
Gerenciamento de escopo;
Gerenciamento de tempo;
Gerenciamento de qualidade;
Gerenciamento de custos;
Gerenciamento de aquisições;
Gerenciamento de comunicações;
Gerenciamento de recursos humanos;
Gerenciamento de riscos;
Gerenciamento de integração;
Relacionamento com stakeholders.
A área de conhecimento relacionada aos stakeholders, foi inserida somente na última versão do guia e atualmente é uma das áreas mais carentes de profissionais no ramo de gerenciamento de projetos. O guia conta atualmente com 5 edições, abaixo segue um resumo sobre cada uma delas.
1º edição: Foi publicada em 1996, quando houve o dever de formar um documento oficial informando sobre o desenvolvimento da carreira de gerenciamento de projetos, a ideia era desenvolver procedimentos e conceitos para apoiar o desenvolvimento.
2º edição: Foi publicada em 2000 incluindo novas informações para o crescimento do gerenciamento de projetos, o objetivo era acrescentar conhecimentos e práticas que se mostram uteis para a maioria dos projetos.
3º edição: Foi publicada em 2004, milhares de recomendações para melhorias do guia foram recebidas pelo PMI, essa versão teve como característica a formulação de práticas aplicáveis a boa parte dos projetos, indiferente da segmentação.
4º edição: Foi lançada em 2009 seu objetivo foi tornar seu conteúdo consistente e acessível, também ocorreu a distinção entre o plano de gerenciamento e documentos do projeto. Nesse momento, a restrição tripla (custo, prazo e escopo) foi ampliada para seis: escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e risco. Novos processos também foram adicionados, enquanto outros foram eliminados.
5º edição: Foi lançada em 2013 junto com a equipe do PMI buscando mais coerência e clareza ao padronizar termos, processos, entradas e saídas. Ela disponibiliza melhorias da gestão de projetos, principalmente no planejamento em ondas de rolamento e ao ciclo de vida adaptativo.
O PMBOK não é uma metodologia, é, na verdade, uma compilação de melhores práticas que descreve o universo de conhecimentos para o gerenciamento de projetos, entretanto é um padrão que serve de fonte de inspiração para a maioria das metodologias existentes.
PMBOK nos mostra que o projeto tem início e fim definido e serve para alcançar um objetivo exclusivo. Os projetos são executados por pessoas, com limitações de recursos e planejados, executados e controlados ao longo de seu ciclo de vida, é possível afirmar que o projeto diferencia do processo e das operações por serem contínuos e repetitivos e os projetos possuem caráter único. Para o PMBOK, o gerenciamento de um projeto é a aplicação de habilidades, conhecimentos, ferramentas e técnicas nas atividades da iniciativa com o objetivo de satisfazer seus requisitos. Ele pode ser melhor compreendido por meio dos processos que o compõem, organizados em cinco grupos:
• Iniciação;
• Planejamento;
• Execução;
• Monitoramento e controle;
• Encerramento.
As melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no PMBOK podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independentemente do nicho, da dimensão, do pessoal envolvido, dos prazos e orçamentos.
Dentre os vários benefícios que o PMBOK promove no gerenciamento de projetos, se destacam os seguintes:
• Padronização das atividades do gerenciamento do projeto;
• Melhoria no fluxo de comunicação entre as partes envolvidas;
• Redução da negligência de atividades importantes;
• Ênfase no uso dos recursos de maneira eficiente; 
• Controle sobre o andamento do projeto;
• Tratamento otimizado de riscos;
• Potencialização das chances de sucesso do projeto.
Referências:
 https://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/conhecimentos/o-que-e-pmi
http://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/conhecimentos/o-que-e-pmbok
http://www.wankesleandro.com/single-post/2016/12/01/Entendendo-o-Guia-PMBOK-como-ele-%C3%A9-organizado

Outros materiais