A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
prova de marketing 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Para a elaboração de um plano de marketing, vários elementos precisam ser considerados. Escolha dois desses elementos e descreva que aspectos relacionados aos mesmos precisam ser analisados.
		
	
Resposta: Os clientes conhecer quem saõ e quai saõ as necessidades, desejos e demandas, quem são, o que são e o que querem, onde, como, quanto, e quando compram, e como usam , e para companhia, identificar as habildades da empresa e as competências que possui para atender as necessidades dos clientes , concorrência identificar os principais concorrentes e quem compete no atendimento das necessidades dos clientes, seus pontos fortes e fracos , já os colaboradores devem identificar os principais colaboradores, sua capacidades, suas capacidades e formas para motivação ou seja no contexto identificar fatores que influenciando negócio político , econômico, sociocultural tecnológico.
	
Gabarito: ¿ Os clientes: conhecer quem são e quais suas necessidades, desejos e demandas (quem são, o que querem, onde, como, quanto e quando compram, e como usam); ¿ Companhia: identificar as habilidades da empresa e as competências que possui para atender as necessidades dos clientes; ¿ Concorrência: identificar os principais concorrentes e quem compete no atendimento das necessidades dos clientes, seus pontos fortes e fracos; ¿ Colaboradores: identificar os principais colaboradores, suas capacitações e formas para motivação; ¿ Contexto: identificar fatores que influenciam no negócio (político, econômico, sociocultural tecnológico).
		
	
	 2a Questão (Ref.: 53459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A comunicação de marketing permite às empresas conectar suas marcas a outras pessoas, lugares, eventos, marcas, experiências, sensações e objetos. Qual a consequência de uma boa estratégia de comunicação com o mercado?
		
	
Resposta: Ajuda na segmentação auxiliando os negocios focalizar em publicos especificos , facilitando a adequação de sua oferta de acordo o perfil do publico escolhidos as ações de marketingtendem a ser mais assertiva e mais eficaz, pois os esforços do negocio serão direcionados para públicos e para fins mais especificos e a lucratividade do negócio tende a ser aumentada, pois as operações e os custos serão mais otmizados e mais claramente direcionados.
	
Gabarito: Criar um posicionamento de marca na memória dos consumidores, criando assim uma imagem de marca.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 230059)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa que define corretamente o conceito de Mercado.
		
	 
	Grupos de indivíduos que partilham de uma mesma necessidade ou desejo e estão aptos a engajar num processo de trocas para satisfazerem estas necessidades ou desejos.
	 
	Conjunto de empresas que ofertam determinada categoria de produto.
	
	Empresas que operam com ofertas de produtos e serviços através de comércio eletrônico
	
	Consumidores eventuais de um produto.
	
	Conjunto de ofertas de produtos à preços que não estejam relacionados a dinâmica competitiva e tampouco à percepção de valor do consumidor.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 603444)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Marketing de Relacionamento é fundamental para que as empresas possam:
		
	 
	Planejar e alinhar seus processos de negócios, suas comunicações, sua tecnologia e seu pessoal para manter o valor que seus clientes desejam
	
	Readequar sua política de preços
	
	Eliminar do mercado produtos que não estejam agradando o público
	
	Selecionar os clientes de menor poder aquisitivo que traze, a longo prazo, prejuízo para seus negócios
	
	Pesquisar ações de marketing de seus concorrentes
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 14350)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando as afirmativas abaixo sobre o Composto de Marketing podemos afirmar que:
(I) Produto: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem.
(II) Preço: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento.
(III) Praça: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda.
(IV) Promoção: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.
Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
		
	 
	Alternativas I e II
	
	Alternativas II e III
	
	Alternativa I
	
	Altenativas III e IV
	
	Alternativa II
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 566102)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Alfaiataria Lord é um negócio familiar de quase 80 anos, com atuação no mercado da cidade de São Paulo. Ela é uma referência entre os próprios concorrentes, pois seus ternos são reconhecidos por seu corte e acabamento "impecáveis", de acordo com recente matéria publicada em uma revista especializada em moda. O atual gestor da Alfaiataria Lord é o bisneto do fundador do negócio. Ele planeja ir além do tradicional público atendido há décadas, composto por executivos, políticos e demais clientes que se dispõem a pagar até R$ 10.000,00 por um terno. Entre seus planos, está a abertura de uma segunda marca para atender clientes que habitualmente compram ternos prontos em lojas de varejo, mas que pretendem dispender entre 30% a 40% a mais por um terno sob medida. Essa segunda marca tem o nome provisório de Custom. 
Considerando esse caso à luz do conceito de segmentação de mercado, todas as conclusões abaixo estão coerentes, EXCETO:
		
	 
	A Alfaiataria Lord poderia absorver os novos clientes identificados pelo atual gestor do negócio, pois os clientes tradicionalmente vinculados a essa marca poderiam, aos poucos, migrar para os produtos com características mais acessíveis.
	
	Psicograficamente, tanto a marca Alfaiataria Lord quanto a marca Custom devem atender a desejos, valores e estilos de vida que fazem parte do imaginário de seus clientes, considerando as especificidades de seus respectivos segmentos atendidos.
	
	A sustentação da marca Alfaiataria Lord está em três principais variáveis: o perfil psicográfico dos clientes, as características socioeconômicas dos clientes e o valor agregado que a imagem da cidade de São Paulo propicia à marca.
	
	A marca Custom parece estar focalizada em um público com perfil menos conservador, mais jovem e que está em processo de ascensão socioeconômica, em busca de alternativas de compra mais sofisticadas do que aquelas oferecidas pelas lojas de varejo.
	
	A decisão de criar uma segunda marca é recomendável e prudente, pois isso evitaria que clientes de segmentos distintos pudessem gerar conflitos na identidade e na imagem da tradicional marca Alfaiataria Lord. 
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 570700)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Gillete consegui se recuperar de um problema com as lâminas de aço inox revestidas porque foi capaz de elevar a produção muito mais depressa que suas rivas. A maior barreira à limitação do Sensor parece ter sido o conhecimento dos processos exigidos para o desenvolvimento de tecnologia de solda a laser para a aplicação de um volume muito elevado, chegando a quase cem soldas por segundo com um índice de rejeição de apenas dez por milhão. Com o March 3, a Gillete foi além: com base em seu investimento US$ 750 milhôes em linhas de produção contínuas e robótica avançada, ela espera triplicar seus índices de produção. A fim de obter vantagens sustentáveis, no contexto acima, a Gillete procurou:(BNDES/2005) I Desenvolver capacidades superiores de fabricação. II Obter economias de escala. III Focar a sua produção por meio do corte em investimento de P&D