Buscar

Nos dias atuais as empresas estão em busca de novas diretrizes para a motivação com os seus colaboradores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nos dias atuais as empresas estão em busca de novas diretrizes para a motivação com os seus colaboradores, mostrando a importância que existe entre empregado e empregador tanto dentro quanto fora da organização.
Entretanto pode - se notar que empresa que não fornece motivação a seus funcionários são empresas que não estão preparadas a grandes desafios, o aspecto fundamental na organização é a motivação com o grupo todo.
O mínimo que a organização precisa fazer é um estudo com cada um para saber as reais divergências e o que está atrapalhando no seu desenvolvimento dia a dia dentro da organização. É uma pesquisa complexa e delicada, mas o resultado é surpreendente, pois quando existe uma pessoa com desmotivação em um grupo automaticamente a mesma irá desmotivar os demais colaboradores.
 
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO
Hoje em dia percebe se que a motivação no ambiente/espaço de trabalho vem sendo mais trabalhada para a melhor satisfação dos funcionários.
Segundo Teixeira (2002, p.73) “ Motivar significa proporcionar um motivo a uma pessoa (ou a um grupo) para que ela se comporte de forma considerada ideal para o exercício de uma tarefa ou função”.
Portanto esse tipo de motivação é uma forma de incentivar os funcionários a não desanimarem, pois, a desmotivação dos mesmos na organização irá gerar um impacto muito forte mediante a seus clientes. Dois exemplos de desmotivação no dia a dia são:
Ir em uma loja disposto a comprar uma roupa e o atendente te atender de forma inadequada, ou seja, atender com ignorância, com falta de vontade e até mesmo com arrogância;
Chegar em alguma organização e notar nitidamente no rosto dos funcionários o desanimo, cansaço e a falta de interesse.
Para que o funcionário não chegue a esses pontos citados acima é necessário que a organização trabalhe o lado psíquico do mesmo. O líder que está convivendo com o funcionário precisa observar e analisar se o problema é realmente no trabalho ou se o problema é pessoal. Se a desmotivação for na organização é necessário que tenha uma pesquisa de campo para saber se essa desmotivação não venha atrapalhar os colegas de trabalho, caso essa desmotivação estiver ligada à problemas relacionados fora da organização é necessária uma conversa para que o funcionário não traga mais esse problema para a instituição.
Motivação não significa entusiasmo ou disposição elevada; significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa. (MAXIMIANO, 2005, P.258).
 
MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS
Uma das habilidades interpessoais mais requeridas no moderno administrador é a capacidade de motivar pessoas e equipes para o alcance de metas. (TEIXEIRA, 2002, p.73).
Portanto para que os seus funcionários se sintam motivados é necessário que a empresa comece a observar os mesmos com outros olhos, é preciso que a empresa se preocupe com o processo que o mesmo está executando, fazer pesquisas de campo em cada setor pelo menos uma vez ao ano, para saber se há necessidades e desenvolvimento em cada área, analisando assim se há algo que está atrapalhado o processo. Essa pesquisa é importante, porque você começa a avaliar de que forma os seus funcionários estão reagindo para tais situações no dia a dia e o fator essencial é a importância e o valor que se deve dar ao seu funcionário, saber a opinião de cada ser humano para com a empresa.
CONCLUSÃO
A empresa precisa se preocupar melhor com os seus funcionários, ajudando quando precisar e analisando o ambiente corporativo, fazendo mudanças de acordo com a pesquisa dentro da mesma e ouvindo mais os seus funcionários.
Uma empresa preocupada com o funcionário é uma empresa bem-sucedida tanto dentro quanto fora da organização, as pessoas começaram a enxergar como a empresa que se preocupa com os colaboradores e não como a empresa que está preocupada apenas em adquirir riqueza.
Muitas empresas contratam consultores para gerar motivação na sua equipe, mas isso não adianta, pois, a motivação vem da empresa com o funcionário e não de terceiros. Não adianta contratar pessoas para esse tipo de procedimento sendo que a empresa não ajuda na motivação, portanto será um trabalho sem resultados.
 
REFERENCIAS
TEIXEIRA, Elson Adalberto. Teoria Geral da Administração e Prática: TGA & P. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
CORREA, Henrique Luiz. Teoria Geral da Administração: Abordagem histórica e operação. São Paulo: Atlas, 2003.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: Da revolução urbana à revolução digital. 5. ed. São Paulo: Atlas 2005.

Outros materiais