Buscar

ex 5 ben

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Compete ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) redistribuir o salário-educação para:
	
	
	
	
	
	o Governo Federal.
	
	
	os Municípios.
	
	
	os Estados
	
	
	as Autarquias e Fundações.
	
	
	os Municípios, Estados, Distrito Federal e o Governo Federal.
	
	
		2.
		Sobre o Salário-educação não podemos afirmar?
		
	
	
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	O dinheiro arrecadado pelo salário educação pode ser aplicado em transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático pedagógico e equipamentos para a escola da rede pública de ensino fundamental.
	
	
	Contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltadas para o financiamento da educação básica
	
	
	Compete ao Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome redistribuir o salário-educação para os municípios, estados, distrito Federal e para o Governo Federal.
	
	
	O salário-educação serve como fonte adicional de recursos para o ensino fundamental público e corresponde a 2,5% da folha de pagamento das empresas.
	
	
		3.
		Diversas são as alternativas para concessão de benefícios associados à educação dos trabalhadores. A empresa BETA está se instalando em uma cidade carente, com baixíssimo nível de escolaridade de seus trabalhadores, o que vem dificultando a captação dos recursos humanos necessários ao processo produtivo. O diretor está avaliando alternativas a serem adotadas internamente no campo da educação. Nesse caso, o programa mais adequado seria:
	
	
	
	
	
	Pagamento ou reembolso de cursos de graduação, pós-graduação e de idiomas;
	
	
	Programa de formação profissional para trabalhadores com nível fundamental;
	
	
	Programa para desenvolvimento de sucessores, podendo incluir também alfabetização;
	
	
	Programa de designação internacional ou de deslocamento para treinamento em outras fábricas da organização;
	
	
	Programa de iniciação científica para recém-formados nas áreas de química e de engenharia;
	
	
		4.
		De longa data, a educação é classificada como um bem em si, pelas predicados que proporciona de desenvolvimento cultural, social e profissional. Todavia, até a presente data, apesar dos inúmeros discursos, não se tornou prioridade das políticas governamentais. Assim sendo, qual é o percentual de contribuição social para o salário educação, prevista no artigo 212, parágrafo 5º, da Constituição Federal?
	
	
	
	
	
	Contribuição social de 1,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	
	Contribuição social de 4,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	
	Contribuição social de 3,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	
	Contribuição social de 2,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	
	Contribuição social de 5,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	
		5.
		Quais são os contribuintes do salário-educação?
		
	
	
	
	
	Somente as autarquias e fundações.
	
	
	As empresas em geral e as entidades públicas e privadas vinculadas ao Regime Geral da Previdência Complementar.
	
	
	As empresas em geral e as entidades públicas e privadas vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social.
	
	
	Somente as entidades públicas.
	
	
	As empresas filiadas a programas do Governo.
	
	
		6.
		Tachizawa, Takeshy (2001), defende que nenhuma organização consegue manter um bom nível de produtividade sem uma equipe de profissionais bem preparados, ou seja, o colaborador é a mente da empresa, que por sua vez é apenas um corpo que reflete o comportamento apresentado pelas pessoas que nela atuam. Por sua vez, qual é a finalidade do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação?
	
	
	
	
	
	Financiar programas, projetos e ações da educação básica pública e, também pode ser aplicada na educação fundamental, desde que vinculada à educação médio.
	
	
	Financiar programas, projetos e ações da educação básica pública e, também pode ser aplicada na educação à distância, desde que vinculada à educação básica.
	
	
	Financiar programas, projetos e ações da educação superior pública e, também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica.
	
	
	Financiar programas, projetos e ações da educação básica pública e, também pode ser aplicada na educação fundamental, desde que vinculada à educação básica.
	
	
	Financiar programas, projetos e ações da educação básica pública e, também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica.
	
	
		7.
		De acordo com Odebrech, T. A. C. e Pedroso, R,( 2010), as empresas começam a perceber as pessoas como seu recurso mais valioso, é o que alguns autores denominam de capital humano ou intelectual. Em decorrência disto, qual é a modalidade de ensino que as empresas, podem iniciar um benefício e, por conseguinte, subsidiar, inicialmente, as despesas uma vez que o quantitativo de empregados a ser contemplado é bem menor e, consequentemente, os custos também e, ainda, quais são exigências que devem ser feitas para a concessão do benefício?
	
	
	
	
	
	Educação médio e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	
	
	Educação fundamental e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	
	
	Educação à distância (EAD) e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	
	
	Pós-Graduação e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	
	
	Educação superior e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	
	
		8.
		Em se tratando do benefício de Assistência à Educação dos Trabalhadores, quando a empresa adere ao pagamento integral ou parcial (ou reembolso) das matrículas e mensalidades de Ensinos Médio e Superior, via de regra ela normatiza a operação da seguinte maneira:
	
	
	
	
	
	A empresa vincula o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza, objetivando que ele termine o curso enquanto exerce o cargo.
	
	
	A empresa vincula o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza, objetivando garantir um retorno pelo investimento.
	
	
	A preocupação em vincular o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza não se faz necessária, uma vez que o funcionário dá sua palavra de que não sairá da empresa nos próximos anos.
	
	
	A empresa vincula o curso ao futuro cargo que o empregado irá ocupar, tendo assim a efetiva certeza de um retorno do investimento feito.
	
	
	As respostas ¿a¿ e ¿d¿ estão corretas.

Outros materiais