Buscar

Aula 10 Seminário Integrado.

Prévia do material em texto

Aula 10- Estratégia Empresarial
Introdução
Nesta aula, vamos abordar o conceito de planejamento, os tipos que podem ser utilizados, os níveis de planejamento dentro da organização e sua importância para o sucesso das organizações. Vamos apresentar também o conceito de estratégia, abordando a elaboração, implementação e controle do planejamento estratégico, através dos conceitos de visão, missão, crenças, valores, objetivos, metas, estratégia, tática e as ferramentas essenciais para a elaboração de um planejamento estratégico de sucesso. Bons estudos!
Introdução: 
O planejamento faz parte de qualquer situação em que pessoas utilizem recursos para alcançar um objetivo. Ele determina antecipadamente quais objetivos devem ser alcançados e como proceder para atingi-los.
Para isso, busca basicamente um método para sistematizar o processo de decisões e projetar ações para enfrentar situações futuras
As organizações da nova economia estão inseridas em cenários cada vez mais mutantes, onde ameaças e oportunidades surgem de onde menos se espera.
Portanto, faz-se necessário o uso e aplicação de estratégias dinâmicas, que tenham a informação, ou melhor, o conhecimento advindo da informação, como elemento principal do processo de formulação e implementação de estratégias.
Planejamento: Pode-se dizer que o planejamento consiste em:
 
● Definir objetivos;
● Verificar onde as coisas estão hoje;
● Desenvolver premissas sobre condições futuras;
● Identificar meios para atingir os objetivos;
● Implementar planos de ação necessários.
Etapas do planejamento estratégico:
Planejamento estratégico é o processo de definir a estratégia da empresa, englobando as seguintes etapas:
- Estrutura Organizacional: Deve ser adaptada ao tipo de operação e aos objetivos da empresa. A organização das pessoas e dos recursos é o principal instrumento para a realização da estratégia.
 A estrutura desenhada no organograma, com suas unidades de negócios e áreas funcionais, é o retrato da estratégia explícita ou implícita.
 O organograma mostra as áreas em que a empresa está atuando e as formas de lidar com os mercados e clientes. As descrições de cargos refletem as atividades que as pessoas devem executar, orientadas pelas políticas e planos operacionais.
- Planejamento nas áreas funcionais: Os planos de ação que colocam em prática a estratégia corporativa são desenhados e executados pelas áreas funcionais da organização: produção ou operações, finanças, administração, recursos humanos, marketing e vendas.
Dentro dessas áreas funcionais, as pessoas, com suas responsabilidades definidas pelas decisões sobre a estrutura organizacional, definem ações específicas e as realizam por meio da utilização dos recursos.
- Políticas: São decisões programadas que orientam outras decisões no dia a dia da administração. As políticas orientam pessoas, atividades e decisões dentro da organização, para que as estratégias possam ser realizadas.
 De forma geral, as políticas focalizam o comportamento das áreas funcionais e as relações da organização com seus funcionários, clientes, competidores, fornecedores etc.
- Planos Operacionais: São instrumentos para a implementação da estratégia, utilizados para tomada de decisões no futuro, como cronogramas, decisões, orçamentos, normas e procedimentos.
 Exemplo: manuais de procedimentos.
-Projetos: São atividades temporárias que têm como objetivo fornecer um produto físico (nova fábrica), um conceito (novo sistema de informação), um evento (festa de lançamento de um produto) ou uma combinação destes.
Reinicio do Ciclo: A administração estratégica é um processo contínuo, pois a qualquer momento um fato novo pode comprometer a realização dos objetivos e provocar sua redefinição.
Os sistemas internos, assim como o ambiente externo, são dinâmicos e propõem desafios constantemente. A cada momento, o ciclo de planejamento pode ser reiniciado, com bases nas informações de controle.
As informações recebidas na função controle serão os recursos para o início de um novo planejamento, gerando um ciclo.

Outros materiais