Buscar

trabalho relatorio indigina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Ana Paula de Souza de Oliveira de Lima
Relatório de estagio: Povos Indígenas 
 Aldeia Yakaporã
Foi fundada em maio de 2017 no morro dos cavalos fazendo extensão da aldeia principal. Atualmente 28 pessoas totalizando 9 famílias .Fizemos á visita no dia 14 de outubro de 2017 ás 10hs da manhã a aldeia fica as margens da BR 101 Morro dos Cavalos ,Com intuito de conhecer seus costumes, á forma de viver na aldeia.
Fomos em 5 estudantes e fomos recebidos pela Cacique Elizete da qual e formada em Direito pela UFSC, decidiu fazer uma graduação para estar mais perto das leis e defender sua tribo, falou das dificuldades da aldeia como falta de energia legalizada atualmente usam um gato de luz, e a água vem do rio a maior preocupação seria á questão de saneamento que é zero atualmente na aldeia .
Relatou que atualmente sofrem ataques de pessoas não indígenas, que moram dentro do espaço territorial da aldeia ,gerando confusões.
Comem em torno de 2 refeições diárias ,ás 10 hs e as 16hs pois comem pra viver , não vivem pra comer, comem carne somente 2 vezes por mês e vivem de doações e da pequena plantação de mandioca ,melancia ,feijão e hortaliças .
 Um dos maiores sonhos da aldeia é ter escola para as crianças e saneamento básico.
Atualmente existe um grupo de médicos voluntários responsável pela saúde da aldeia , não existe a fase adolescência para aldeia, de criança já passa direto para fase de adulto ,a partir da idade de 14,15 anos já podem escolher seus parceiros para casar desde que seja indígena. As Casa são feitas algumas de barro outras de bambu e tem algumas de madeira, na aldeia existe atualmente 3 carros que de uso para todos da aldeia dividem tudo até as doações sempre por igual existe um local onde tem várias maquinas de lavar onde povo usa para lavar suas roupas .
Dizem sofrer muito preconceito ainda por isso não permitem que o povo se misture com pessoas de fora da aldeia nem vão a festas que não são indígenas.
Atualmente para diversão fazem festa com pintura extraída de sementes da mata mostraram as armas flechas produzidas por eles mesmo para defesa em caso de ataques.

Outros materiais