Buscar

PRATICA SIMULADA 1 CASO 2 CORRIGIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRATICA SIMULADA I - WALCYR ALVES - 201505099447 – PETIÇÃO 02
EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ..., VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITABUNA-BA
JOANA, brasileira, solteira, técnica em contabilidade, portadora do RG..., inscrita no CPF..., residente e domiciliada em Itabuna, representada por seu advogado, com endereço profissional..., endereço eletrônico..., para fins do artigo 77, I do CPC, vem propor:
AÇÃO DE ANULAÇÃO DE NEGÓCIO JURÍDICO
Pelo rito comum, em face de JOAQUIM, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG..., inscrito no CPF..., residente e domiciliado em, Itabuna, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos.
DOS FATOS
A autora vem relatar que no dia 20/12/2016 por motivos de premente necessidade, pois o seu filho Marcos, encontrava-se preso de forma ilegal e encaminhado equivocadamente ao presidio, e por essa razão precisava levantar certa quantia para arcar com as custas advocacias do advogado para atuar no caso, valor esse que lhe cobrara 20,000,00 (vinte mil reais) pelos honorários. Sem nenhuma experiência e tomada de extrema comoção, pela situação ora do seu filho Marcos. Chegando em sua residência, a autora comenta com seu vizinho, JOAQUIM, ora réu, a sua atual situação, este vendo a situação de sua vizinha Joana, e se aproveitando da real necessidade e desespero da mesma e sem nenhuma boa-fé, aproveitando-se da oportunidade para obter uma vantagem patrimonial, no qual sabendo que o carro na qual a autora estava vendendo, estava avaliado em r$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) se omite, e usado de má-fé, para enriquecimento sem causa, oferece a autora o valor de 20.000,00 (vinte mil reais).
DOS FUNDAMENTOS
Dispõe o artigo 156 do código civil onde fica configurado o estado de perigo quando alguém assume prestação excessivamente onerosa, para salvar a si ou a pessoa de sua família.
O caso apresentado demonstra que a autora alienou seu veículo automotor ao réu, por valor inferior ao de mercado, para livrar seu filho da prisão.
Face ao exposto, a autora deseja anular o contrato de compra e venda realizado com o réu em razão do vício em sua manifestação de vontade.
DO PEDIDO
Seja designada a audiência de mediação;
A citação do réu;
A procedência do pedido de anulação do negócio jurídico;
A condenação aos ônus sucumbenciais.
DAS PROVAS
Indica com provas as de cárter documental, testemunhal e depoimento pessoal, na amplitude do artigo 369 de CPC.
DO VALOR DA CAUSA
Dá-se a causa o valor de r$ 20,000,00 (vinte mil reais).
Local e data
Advogado
OAB

Outros materiais