Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Questão
	Todas opções abaixo dão origem a projetos, EXCETO:
		
	
	Regulamentação governamental
	 
	Fechamento contábil mensal
	
	Inovação tecnológica
	
	Mudanças Estruturais
	
	Aumento da produção
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102153502)
	
	A gestão de projetos é uma atividade complexa e desafiadora, criativa e desgastante. É um processo que tem potencial ilimitado e, mesmo assim, padrões previsíveis. Com relação aos principais fundamentos e características que permeiam o conceito de projetos, julgue a alternativa CORRETA:
		
	 
	(d) Os projetos são realizados em todos os níveis da organização e podem envolver uma única pessoa ou muitos milhares de pessoas. Sua duração varia de poucas semanas a vários anos.
	
	(b) O ciclo de vida de um projeto típico abrange apenas 2 fases distintas, que são: o planejamento e a implementação.
	
	(c) Uma vez que cada fase tem seu próprio conjunto de objetivos, atividades, ferramentas e qualificações, as principais tarefas e atividades dessas fases nunca se superpõem.
	
	(a) Nas empresas, em geral, projeto se refere a um conjunto de atividades relacionadas umas às outras, envolvendo habitualmente um grupo de pessoas que trabalham em conjunto em alguma coisa que será realizada várias vezes, durante um longo período de tempo não definido.
	
	(e) A equipe de gerenciamento de projetos possui uma responsabilidade profissional com a organização executora, com o público e com suas partes interessadas, excetuando os clientes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101688582)
	
	Ao longo dos últimos anos vem se observando, em diversas partes do mundo, uma modificação nas formas e estruturas de trabalho. Se por um lado percebemos a alta taxa de desemprego, a falta de estabilidade nas empresas, a terceirização e a ausência de registros profissionais, de outro ouvimos de consultores promessas de mais flexibilidade nos horários de trabalho, maior autonomia na produção, mais capacitação e interação do profissional.
Devemos boa parte dessas modificações às mudanças dos paradigmas do trabalho, às inovações tecnológicas e à globalização, que rompeu com as barreiras da distância.
Para entender melhor a evolução do conceito de lucro e a mudança do foco das empresas pode-se dizer que:
		
	 
	No velho paradigma, a idéia era que os ganhos vinham do aumento da produção seriada. Já no novo cenário, do novo paradigma, as margens de lucro são provenientes do aumento da produção seletiva
	
	No velho paradigma, a idéia era que os ganhos vinham do aumento do patrimônio da empresa. Já no novo cenário, do novo paradigma, as margens de lucro são provenientes da produção globalizada.
	
	No velho paradigma,aidéia era que os ganhos vinham do aumento da produção em série. Já o novo cenário, do novo paradigma, a idéia é que os ganhos são provenientes do aumento do patrimônio da empresa.
	 
	No velho paradigma, a idéia era que os ganhos vinham do aumento da produção. Já no novo cenário, do novo paradigma, as margens de lucro são provenientes do valor dado ao cliente.
	
	No velho paradigma, a idéia era que os ganhos vinham do investimento em máquinas pesadas. Já no novo cenário, do novo paradigma, as margens de lucro são provenientes do aumento da linha de serviços.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101731341)
	
	Os avanços tecnológicos proporcionam maior portabilidade de equipamentos eletrônicos, com custos acessíveis, possibilitando uma revolução nos processos logísticos, principalmente com melhor nível de serviços e redução de custos. De acordo com o texto, observa-se um exemplo de otimização dos processos de negócio no ambiente empresarial devido à característica de:
		
	
	Visibilidade
	 
	Mobilidade
	 
	velocidade das informações
	
	logística
	
	Transportabilidade
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102151711)
	
	Sobre o relacionamento entre projetos, programas e portfólios, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	um projeto nunca faz parte de um portfólio.
	
	um projeto pode conter um ou mais programas.
	
	um programa pode conter vários portfólios.
	 
	um programa pode conter vários projetos.
	
	Um programa pode conter portfólios e projetos.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101626278)
	
	Serviços continuados e projetos diferem principalmente porque enquanto os primeiros são contínuos e repetitivos, os projetos são temporários e únicos. Assim, um projeto pode ser definido em termos de suas características distintas. Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. A opção que NÃO é um exemplo de projeto é:
		
	
	Construir um prédio ou instalações
	
	Implementar um novo processo ou procedimento organizacional
	 
	Mostrar a estrutura envolvida em um processo de gestão de projetos
	 
	Desenvolver um novo produto ou serviço
	
	Planejar um novo veículo de transporte
.

Outros materiais