Buscar

liderenca e coach atividade 2 UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Beatriz Kiss Jakubovic Matrícula: 20141103807
Artigo: “Gestão de Pessoas: o Papel Fundamental do Líder nas Estratégias e Resultados das Empresas em um Ambiente Altamente Competitivo”
Fonte: http://www.professores.aedb.br/seget/artigos11/57214716.pdf
Atividade 1: “Apresente um resumo das principais ideias abordadas no artigo selecionado. ”
Desenvolvimento na Gestão de Pessoas
	A relação do colaborador com o líder afim de alcançar os resultados estipulados pela empresa, apresenta-se como um ponto muito importante, e nota-se que a ideia do homem apenas como fator de produção foi abolida, assim interferindo diretamente no sucesso dos objetivos determinados. Essas mudanças criaram a necessidade de um novo modelo de líder, o qual necessita planejar seus recursos humanos e ter ciência de todas as variáveis capazes de alterar o resultado de sua equipe e devendo usar o coaching como ferramenta transformadora para estimular a criatividade e inovação de seus colaboradores, o líder deve motivar, inspirar, buscar maior comprometimento, agindo como facilitador e assim trazendo vantagens para a empresa. Por fim, conclui-se que é mais eficiente orientar pessoas a fim de alcançar resultados, do que uma orientação focada somente nos resultados.
Atividade 2: “Com base no texto que você selecionou, responda à questão: quais as características que diferenciam um líder de um coach? ”
Pode-se notar as seguintes diferenças: 
1) O coach libera o potencial do colaborador, enquanto o líder apenas controla o comportamento.
“ ... não compete ao líder descobrir o que é melhor para os colaboradores - cada um deles é que terá que descobrir o seu melhor caminho para melhorar o desempenho...” (Mauro Luiz Costa Campello, 2011, 5)
2) O líder apenas enxerga o hoje, o coach contempla o amanhã.
“...O gestor deve ter o planejamento de seus recursos humanos conhecendo profundamente todas as variáveis que interferem nos bons resultados da equipe...” (Mauro Luiz Costa Campello, 2011, 5)
	É possível perceber ao todo que o coach trata o “nós”, compartilha a responsabilidade, serve as pessoas, aconselha, motiva, inspira e foca no processo, e que o líder se preocupa com o “eu”, assume a responsabilidade, conduz, dá ordens e foca na execução. O papel de líder está ligado ao cargo: contratações, promoções, demissões e punições. Já o papel de coach está ligado com a disposição de incentivar, indução dos colaboradores á reflexões, trocas através de feedback. Araújo (1999) destaca que todo o coach é um líder, embora, nem todo líder é um coach. A proximidade entre ambos é complexa, já que ambos necessitam observar a dinâmica do processo de realização: resultados x pessoas.

Outros materiais