Buscar

GD desinfecção de superfície

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Ensino de Minas Gerais
Curso: Enfermagem
PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
GRUPO DE DISCUSSÃO - GDDocente: Siomara Rodrigues
Data da entrega: 28/09/17 					 Valor: 2,0 pts
Objetivo da atividade: Interpretar de forma analítica e crítica as intervenções do enfermeiro no processo de controle de infecção na assistência em saúde.
A atividade deverá ser desenvolvida em grupo, não ultrapassando de 10 componentes.
Entregar digitado.
Inicialmente, construa um esquema que explique, de forma geral, o percurso que um instrumental utilizado (considere um espéculo) percorrerá desde o momento em que é depositado no expurgo da Unidade de Saúde até o momento em que é novamente disponibilizado para uso. 
Diferencie limpeza, desinfecção e esterilização.
Qual a finalidade da limpeza e desinfecção no ambiente hospitalar?
O que é desinfecção concorrente? Como, quando e por qual profissional deve ser realizada?
O que é desinfecção terminal? Como, quando e por qual profissional deve ser realizada?
 Quais os Equipamentos de Proteção Individual que devem ser utilizados para a limpeza de materiais? 
 A respeito da utilização do detergente enzimático responda: Qual a sua função? Como deverá ser realizada a sua diluição e qual é a validade da solução? 
O hipoclorito de sódio é o desinfetante de escolha para artigos que não possuem componentes metálicos. Explique porque e qual o tempo de imersão dos materiais para que se tenha uma desinfecção de baixo, intermediário e alto nível? 
 Tendo como referência o artigo: Almeida, VCF et al; Gerenciamento dos resíduos sólidos em Unidades de Saúde da Família, responda: 
A) Identifique os resíduos produzidos em sua Unidade de Saúde segundo a Resolução nº 33/ANVISA, 2003. 
B) Informe se a Unidade de Saúde realiza o gerenciamento dos resíduos produzidos; em caso positivo identifique-o; caso negativo explique como é realizado o monitoramento dos mesmos. 
7- Identifique as afirmativas como verdadeiras ou falsas corrigindo as afirmativas falsas: 
 
A) Semanalmente, devem-se esvaziar as almotolias, lavá-las com água, detergente e, posteriormente, deixá-las para secar sobre pano limpo e seco. Após estarem completamente secas, já podem ser reabastecidas para uso. 
 
B) Durante a utilização do umidificador de oxigênio, o profissional deve estar atento à quantidade de ABD no interior do mesmo, pois, caso este esteja abaixo do nível mínimo, deverá completar com volume adicional de ABD até que se atinja o nível adequado (2/3 de sua capacidade). 
 
C) Recomenda-se que o tubo de látex seja descartável (uso único). Não existe eficácia no processo de esterilização do látex em autoclave, por não haver penetração de vapor na luz do tubo. 
 
D) O empacotamento de material através da técnica do envelope facilita sua abertura sem que haja contaminação. 
 
E) Em relação à remoção da sujidade do chão de Estabelecimentos de Saúde, o funcionário da limpeza deve evitar a técnica de varredura úmida, visto que esta proporciona condições de albergar e reproduzir germes gram negativos e fungos. 
 
“A vivência e/ou a reflexão sobre as práticas vividas é que podem produzir o desconforto e depois a disposição para produzir alternativas de práticas e de conceitos, para enfrentar o desafio de produzir transformações.” (Brasil, 2005, p.130) 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Saúde. Central Distrital de Material Esterilizado. Manual de Normas e Rotinas Técnicas. Belo Horizonte, 2002. 
 
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Saúde. Gerência de Assistência. Assistência Domiciliar: Padronização, Fluxos e Rotinas. Belo Horizonte, 
 
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. Curso de formação de facilitadores de educação permanente em saúde: unidade de aprendizagem – análise do contexto da gestão e das práticas de saúde. Rio de Janeiro, 2005, p.130.

Outros materiais