Buscar

TrabalhoCorrigido 6353200

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA N°1
Engenharia de Produção
Nome: Octávio Paschoalin De Almeida Silva
Número de matricula: 201510986367
Nome do professor: Galba F. Almeida
OBJETIVO:
Corrente Elétrica: É o fluxo "ordenado" de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades
I = Q /△t (Coulomb por segundo / Ampere [A])
Tensão elétrica:
Também conhecida como diferença de potencial, “voltagem”
É a quantidade de energia que cada unidade de carga gastará em seu movimento de um ponto A até um ponto B
V = E / Q (Volt [V])
Resistência Elétrica:
É a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada
Ohm (Ω)
Lei de Ohm: Para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois nós e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica
V = R.I
Potencia elétrica:
Trabalho elétrico desenvolvido pela corrente elétrica num período de tempo
Unidade: W (watt) (Joules / Segundo)
V = R.I
P = V.I
P = R.I²
P = (V2) / R
P = V. (Q / △t)
P = R. ((n.e) / △t) ²
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Tensão elétrica ou diferencial de potencial (ddp) é a diferença de potencial entre dois pontos. A tensão elétrica também pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica. Vamos dar um exemplo de uma mangueira com água, a qual no ponto entre a entrada de água e a saída exista uma diferença na quantidade de água, essa diferença trata-se da ddp entre esses dois pontos. Já no condutor, por onde circula a carga de energia elétrica, a diferença entre o gerador (equipamento responsável por gerar energia) e o consumidor (que pode ser seu computador ou outro equipamento) é que simboliza qual é a tensão que existe nesse condutor.
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
A resistência elétrica é definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem da corrente elétrica. A unidade de medida da resistência no SI é o Ohm (Ω)
Lei de Ohm: para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois nós e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica
V = I.R
DESENVOLVIMENTO:
Processo de condução da corrente elétrica em um material condutor:
A corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. Ela pode ser definida como corrente elétrica real (sentido do movimento dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas). Para isso acontecer, duas coisas são fundamentais: uma diferença de potencial, capaz de atrair os elétrons e um meio de propagação que permita sua passagem.
Dentro dos condutores há muitos elétrons livres descrevendo um movimento caótico, sem direção determinada. Ao aplicar-se uma diferença de potencial entre dois pontos de um metal (ligando as pontas do fio a uma bateria, por exemplo), estabelece-se um campo elétrico interno e os elétrons passam a se movimentar numa certa ordem, constituindo assim a corrente elétrica.
1. Como se chama a lei que relaciona as três grandezas básicas em um circuito elétrico e quais são estas três grandezas? 
A Lei de Ohm. 
As três grandezas são: tensão, corrente e resistência (V = R I).
V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em volt (V);
I é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A) e
R é a resistência elétrica medida em ohm (Ω).
2. Por um resistor conectado a um circuito circula uma corrente de 4,8 A. Qual é a quantidade de carga elétrica em coulombs que atravessa o resistor no período de 4 min?
I=Q * T
4.8 = Q * 240
4.8 / 240 = Q
Q = 0.02 C
3. Qual é a característica principal da estrutura atômica de um material que faz com que ele seja bom condutor de eletricidade?
A característica, da estrutura atômica, que define a boa ou má condutividade de um determinado matéria é a quantidade de elétrons livres, no caso de corpos sólidos ou íons em solução, no caso de corpos líquidos.
PRODUTO/RESULTADO:
A atividade estruturada é individual, deve ser apresentada sob forma de um relatório que conterá os cálculos e as respostas às perguntas formuladas e deve ter as seguintes informações: Atividade Estruturada nº 1, nome do aluno, nome do professor, nome da disciplina, nome do curso e data.
Juiz de Fora
13/08/2017

Outros materiais