Buscar

aspectos antropologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703845777)	Pontos: 0,1 / 0,1
(Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que:
	é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas;
 Certo	relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais;
	o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
	relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
	relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural;
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201703273805)	Pontos: 0,1 / 0,1
O mundo que hoje surge constitui ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade ao mundo da educação. É um desafio, porque o universo de conhecimentos está sendo revolucionado tão profundamente, que ninguém vai sequer perguntar à educação se ela quer se atualizar. (...) Mas surge também a oportunidade, na medida em que o conhecimento, matéria-prima da educação, está se tornando o recurso estratégico do desenvolvimento moderno (DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 12).De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
	A educação escolar está sendo questionada, pois ao longo do tempo se mostrou incapaz de incorporar as demandas das diferentes classes sociais.
	A escola é uma instituição que está acima dos interesses econômicos, políticos, sociais e culturais, pois a tarefa da escola é a produção social do conhecimento.
	Não existe relação entre as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais e a educação escolar, pois a escola possui total autonomia em relação à sociedade.
	A educação escolar está sendo relegada a um plano secundário no capitalismo contemporâneo, pois sofre a concorrência de novas formas de aprendizagem social.
 Certo	As transformações econômicas, políticas, sociais e culturais impactam e desafiam as escolas, pois a formação escolar lida com a produção de sujeitos e subjetividades.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201703939529)	Pontos: 0,1 / 0,1
Identifique as características coerentes para dizermos que o home está socializado: 1- Ações , sentimentos e pensamentos ligados a outros seres humanos. 2- Aprendizado a partir da convivência. 3- Aprendizado da cultura de sua época. 4- Isolamento em relação aos outros seres humanos. São corretos os ítens:
	2, 3 e 4
	3 e 4 apenas
	Apenas 1
	1, 2, 3 e 4.
 Certo	1, 2 e 3
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201703939534)	Pontos: 0,1 / 0,1
HÁ VÁRIOS CAMINHOS PARA REFLETIRMOS SOBRE NATUREZA E CULTURA CONSIDERANDO ESTE IDEIA, VEJA A REFLEXÃO ABAIXO: - A passagem da natureza para a cultura se dá com o estabelecimento da primeira regra, da primeira convenção. Uma vez que a natureza corresponde ao reino do instinto, do universal , do indiscriminado , do comportamento não regrado , é somente quando o homem institui da primeira convenção que estamos diante do fato cultural. Podemos dizer que esta visão é do antropólogo:
	Orlando Villas Boas.
	Augusto Comte.
	Clifford Geerz
	Leslie White.
 Certo	Claude Levi - Strauss.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201704068101)	Pontos: 0,1 / 0,1
A pesquisa de campo intensiva nasce com a moderna Antropologia e torna - se uma exigência tanto para a confecção de monografias sobre os povos "exóticos" quanto para a legitimação do saber produzido sobre o outro. Observe os itens abaixo sobre a pesquisa de campo. 1) Na pesquisa de campo há o contato direto com o campo de estudo. 2) O testemunho dos fatos que se deseja interpretar ou analisar é vital na pesquisa de campo. 3) O campo é o local ou o cenário onde o antropólogo procede às suas observações. 4) No campo a técnica privilegiada pelo etnógrafo é a pesquisa participante. 5) A pesquisa de campo desconsidera o engajamento em atividades desenvolvidas no campo de estudo. São corretos os itens:
	1 e 2
	1, 2, 3 , 4 e 5
	1, 2 e 3
	2,3 e 4
 Certo	1,2,3 e 4

Outros materiais