Buscar

Atividade em sala

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá 
Cultura das Mídias
Profa. Isabel Spagnolo 
Atividade em sala:
1 - As três teses fundamentais do pensamento de McLuhan são:
2 – O foco do pensamento de McLuhan é ______________________ e não _______________________. 
3 - Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:
 a) Indústria dos conteúdos.
 b) O meio é a mensagem.
 c) Imperialismo Cultural.
 d) Comunicação em duas etapas.
4 - O conceito de aldeia global, proposto por McLuhan, foi inspirado nas primeiras transmissões de Internet, feitas por militares, nos Estados Unidos da América. McLuhan vislumbrou, com esse conceito, o potencial da tecnologia para, em um só ambiente, articular a comunicação em todo o mundo.
( ) Certo 			( ) Errado
5 - Todos os veículos de comunicação são extensões de uma faculdade humana: física ou psíquica. O autor dessa frase foi professor da Universidade de Toronto. Morreu em 1980 e suas obras têm grande influência nos estudos dos efeitos da comunicação. O nome desse pesquisador é
 a) Harold Adams Innis.
 b) Lewis Mumford.
 c) Nicolas Negroponte.
 d) Herbert Marshall McLuhan.
 
6 - Na teoria sobre Comunicação de Massa, os estudos de Marshal McLuhan estão ligados à Escola
 a) de Birminghan (Inglaterra).
 b) de Palo Alto (Califórnia – EUA).
 c) Francesa.
 d) Canadense.
7 - As novas tecnologias trouxeram à Comunicação uma nova perspectiva, principalmente devido às redes sociais. Conceitos, como aldeia global e os meios de Comunicação como extensões do homem, tornam-se realidade na sociedade atual. Para o profissional de Comunicação, estes conceitos pertencem a uma escola de Comunicação desenvolvida no Canadá, cujo principal nome completou 100 anos, em 2011. Assim, é correto afirmar que estes conceitos foram desenvolvidos por
 a) Nizan Guanaes.
 b) Harold Lasswell.
 c) Marshall McLuhan.
 d) Walter Benjamin.
 e) Eduardo Pinheiro Lobo.
8 - A respeito dos estudos canadenses de comunicação, assinale a alternativa que NÃO faz parte do pensamento de Marshall McLuhan.
 a) Dividiu os meios de comunicação em quentes e frios.
 b) Propõe uma linha evolutiva para a Humanidade: tribalização (oral) -> destribalização (escrita) -> retribalização (eletrônica).
 c) Define	que:	“o	meio	é	a	mensagem”	(pois	o	conteúdo	de	um	meio	é	um	outro	meio).
 d) Análise	crítica	dos	conteúdos
 e) Elaborou o conceito de “Aldeia Global”.
9 - Ao afirmar que o meio é a mensagem, McLuhan chama a atenção para a forma como os meios de comunicação influenciam as pessoas enquanto estas estão ocupadas com o conteúdo da mensagem
( ) Certo 	( ) Errado
10 - Marshall McLuhan foi um importante teórico da comunicação que estudou de modo detalhado os meios de comunicação e compreendeu a grande revolução empreendida pela invenção da prensa de tipos móveis de Gutenberg. Assinale a alternativa que apresenta a definição adequada de um meio de comunicação quente e de um meio de comunicação frio em acordo com a classificação de McLuhan.
 a) Quentes são aqueles meios que dependem da eletricidade para propagar a informação como, por exemplo, rádio, televisão e computador. Frios são os meios que independem da energia elétrica como o jornal, a revista e o cartaz.
 b) Quentes são aqueles meios de comunicação cuja informação é totalmente percebida, assimilada e codificada pelo público. Frios são os meios de comunicação cuja informação não consegue ser assimilada pelo público, gerando incompreensão.
 c) Quentes são aqueles meios de comunicação que dependem da movimentação do espectador para serem compreendidos, como virar uma página de livro, acessar o correio eletrônico. Frios são aqueles meios passivos, que não dependem do movimento do espectador para que a mensagem chegue até ele como, por exemplo, o carro de som que divulga produtos e serviços.
 d) Quentes são aqueles meios que prolongam um dos sentidos humanos em alta definição. Frios são aqueles meios pelos quais são fornecidas baixas quantidades de informação. Logo, o rádio é um meio quente, e a fala ou o telefone são meios frios.
 e) Quentes são aqueles meios cuja informação é limpa e clara, não geram ruídos e permitem ao espectador o entendimento claro da mensagem. Frios são os meios com elevada taxa de informação, sem ruídos e com alto entendimento da mensagem.
11 - O teórico Marshall McLuhan em seu Os meios de comunicação como extensões do homem divide os meios entre quentes e frios. Ele sintetiza que Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos, acrescentando também que Um meio quente permite menos participação do que um frio. Segundo o próprio McLuhan, são meios frios o
 a) rádio e a televisão.
 b) cinema e o telefone.
 c) rádio e o cinema.
 d) telefone e a televisão.
 e) rádio e o telefone.
12 - Herbert Marshall McLuhan foi um dos mais importantes teóricos do estudo da comunicação do século XX e continua atual. Avalie as afirmativas a seguir sobre seus estudos e assinale a incorreta.
 a) Usou o conceito de Galáxia de Gutenberg para referir-se ao conjunto de livros publicados.
 b) Afirmou que os meios de comunicação são extensões do homem e que os meios frios são aqueles que prolongam um único dos nossos sentidos em alta definição.
 c) Afirmou que o conteúdo de um meio é sempre um outro meio. O conteúdo da escrita seria a fala; a palavra escrita é o conteúdo da imprensa e a palavra impressa é o conteúdo do telégrafo.
 d) Compreendia a eletricidade como um meio que prolonga o próprio sistema nervoso central.
 e) Definiu Galáxia de Marconi como um dos períodos da história dos meios e afirmou que foi inaugurada pela eletricidade.
13 - Com base nas teorias e correntes de pesquisa sobre comunicação, julgue o seguinte item.
Meios frios, segundo Marshall McLuhan, são aqueles que, por terem baixa definição, como a televisão, exigem mais participação do público.
( ) Certo 	( ) Errado
14 - Historicamente, o conceito de comunicação de massa foi apresentado pelo teórico canadense Marshall McLuhan, no final do século XIX, como parte de sua análise sobre os efeitos das tecnologias na sociedade, consideradas por ele como extensões do homem.
( ) Certo ( ) Errado
15 - Diferentemente da tradição dos estudos de comunicação, concentrada na análise de conteúdo das mensagens emitidas pelos meios de comunicação, McLuhan propõe os meios em si como chaves interpretativas, isto é, segundo o autor, o meio é a própria mensagem a ser entendida.
( ) Certo	( ) Errado
16 -O professor Herbert Marshall McLuhan é considerado por muitos um profeta da globalização. Na concepção desse professor, um meio de comunicação pode ser classificado como quente ou frio, conforme a maneira como é percebido e como as mensagens são incorporadas pela audiência. Os meios frios, por possuírem baixa definição, exigem maior participação e envolvimento, o que permite que uma maior quantidade de informação seja preenchida pelos “usuários”. Meios frios, assim, exigem participação elevada para que se preencham as lacunas de entendimento ou conhecimento. A televisão, segundo McLuhan, é um meio de comunicação frio. 
( ) Certo		( ) Errado
17 - Marshall McLuhan descreve os meios de comunicação em função do grau de envolvimento entre estes e os sentidos do expectador, distinguindo-os como meios quentes e meios frios. Sobre essa teoria, leia as afirmativas abaixo: 
− Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em “alta definição".
− Alta definição se refere a um estado de alta saturação de dados. 
− Os meios quentes não deixam muita coisa a ser preenchida ou completada pela audiência. 
− Daí que os meios quentessão baixos em participação, porque sua ação é mais completa, fornecendo tudo e originando nos destinatários uma atitude de “embotamento" ou “sonambulismo". 
− Já os meios frios requerem a participação do indivíduo, a quem cabe preencher os dados que faltam. 
− Assim, os meios quentes excluem, e os meios frios incluem. 
Baseado na teoria dos meios quentes e meios frios de McLuhan, relacione os veículos de comunicação a seguir com os meios que aparecem logo abaixo:
1. A fala.
2. Telefone.
3. Rádio.
4. Cinema.
5. Televisão.
I. Meio quente
II. Meio frio.
Assinale, a seguir, a sequência que relaciona corretamente os veículos de comunicação com os meios:
 a) 1 – II; 2 – II; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
 b) 1 – I; 2 – I; 3 – II; 4 – I; 5 – II.
 c) 1 – II; 2 – I; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
 d) 1 – I; 2 – II; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
 e) 1 – II; 2 – II; 3 – I; 4 – II; 5 – II.

Outros materiais