Buscar

MODELO DE FORMULÁRIO DE ESTÁGIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CRONOGRAMA DE ENTREGA DE TRABALHOS E DOCUMENTOS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL- CURSO DE PEDAGOGIA - SEMESTRE 2017.3
Como você já foi instruído, ao acessar o ambiente virtual, a primeira semana de estudos é dedicada a entender a estrutura da disciplina. Consulte os Fóruns: Como Estudar Online e o de Orientações de sua disciplina.
ORIENTAÇÕES PRINCIPAIS SOBRE A AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO
1-As disciplinas de Estágio não incluem realização de provas. Portanto, não há necessidade de fazer agendamento. 
2-O processo de avaliação leva em conta a apresentação da documentação comprobatória, entrega do Relatório Completo (que vale até 9,0 pontos) e participação nos fóruns (que vale até 1,0 pontos). A documentação comprobatória não tem pontuação, mas é obrigatória para aprovação na disciplina.
3-O Relatório Completo deverá ser postado na web aula no período de 9 de novembro a 16 de novembro e vale até NOVE pontos. O modelo detalhado para a elaboração do Relatório Completo, referente ao seu campo de estágio, encontra-se disponível na Biblioteca Virtual da disciplina e/ ou será enviado pelo seu professor.
Além disso, fique atento aos textos/orientações publicados nos fóruns pelo seu professor/tutor, que poderá sugerir/acrescentar outros itens específicos aos objetivos do campo de estágio, bem como sugestões para melhoria da escrita do seu relatório. É obrigatório seguir a estrutura básica do Modelo de Relatório:
	 Capa
	 Folha de rosto
	Sumário
	Introdução
	 Capítulo I - Caracterização da Escola e do Cotidiano
	1.1 – Caracterização da Escola
	1.2 - Cuidar, educar e Brincar
	Capítulo II - Desenvolvimento e Análise das Atividades Observadas e Realizadas
	2.1 – Caracterização da Turma e das Atividades Observadas
	2.2 – Atividades Realizadas pelo Estagiário
	Considerações Finais
	Referências
	Anexos - Projeto Pedagógico 
Atenção! O Relatório Completo deve ser enviado em formato Word.
4- A Revisão do Relatório Completo deverá ser postada na web aula no período de 30 de novembro a 4 de dezembro e vale até NOVE pontos. Trata-se de uma segunda oportunidade para o aluno que não entregou o Relatório Completo na data estipulada no cronograma, ou não conseguiu obter os pontos necessários para a aprovação, ou então, deseja melhorar a nota obtida no Relatório Completo. Nesse caso, para a pontuação final, será considerada a maior nota entre os dois relatórios. É obrigatório seguir as orientações apresentadas acima. O aluno que deseja melhorar a nota obtida no Relatório Completo deverá considerar as sugestões apresentadas no parecer do professor. 
IMPORTANTE! O ENVIO DO RELATÓRIO NA DATA ACIMA SÓ É OBRIGATÓRIO PARA O ALUNO QUE AINDA NÃO ENVIOU O TRABALHO OU NÃO CONSEGUIU OBTER OS PONTOS NECESSÁRIOS PARA A APROVAÇÃO.
Atenção! A revisão do Relatório Completo deve ser enviada em formato PDF.
5- Você receberá uma única nota referente à nota final, que será lançada na data da AVS, ou seja, só no final do semestre. 
6- Nas disciplinas de Estágio, o Fórum tem como objetivo principal contribuir para o bom desenvolvimento do seu Estágio, estimulando o diálogo entre o trabalho de campo e os conteúdos/conceitos abordados nas aulas.  Sua participação neste espaço é fundamental! Apresente suas reflexões, dúvidas e experiências vivenciadas no campo de Estágio à luz dos conceitos estudados na disciplina e dos itens/eixos elencados no modelo de relatório.  Desta forma, o seu professor/tutor poderá acompanhar e orientar seu trabalho de campo e você estará construindo de forma consistente a base para a elaboração do seu Relatório Completo de atividades. Sua participação neste espaço é fundamental!
Lembre-se! A participação nos Fóruns vale até 1 pontos e essa pontuação será acrescida à nota final.
ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA
1-A documentação comprobatória não tem pontuação, mas é obrigatória para aprovação na disciplina. Ela deve ser postada pela sala de aula virtual na ferramenta trabalho no período de 9 de novembro a 16 de novembro. Todos os modelos de Formulários/Documentos encontram-se postados na Biblioteca Virtual da disciplina e serão, também, enviados pelo seu professor.
2- Os 3(três) documentos comprobatórios e obrigatórios deverão ser digitalizados num ÚNICO ARQUIVO e EM FORMATO PDF e devem ser enviados para o professor através do ícone trabalho, na webaula. Antes de encaminhá-los, faça uma revisão cuidadosa, pois, caso haja algum erro (dados incompletos, ilegíveis ou rasurados), eles não serão aceitos e seu estágio poderá ser invalidado. São esses os documentos.
Declaração de Estágio Curricular Supervisionado: O documento deve conter carimbo com o CNPJ da instituição. A declaração deve estar em papel timbrado. A assinatura do diretor da escola/organização deve estar com data igual ou posterior ao seu último dia de observação na escola/organização. No caso de escola pública, basta o papel timbrado da SME ou escola, sendo obrigatório conter o carimbo da direção. No caso de escola particular, o CNPJ deve estar identificado no papel timbrado ou no carimbo. Essas informações não podem ser preenchidas à mão ou conter rasuras.
Ficha de Registro de Frequência: O professor da turma/ou profissional que acompanhou o estágio deve rubricar a ficha diariamente e assinar no final.
Ficha de Avaliação do Estagiário-Instituição: O professor da turma/ou profissional que acompanhou o estágio deve rubricar a ficha e assinar no final.
Atenção! Não será permitido o envio da documentação comprobatória pela Central de Mensagem, tendo em vista que essa ferramenta não permite o registro e arquivamento correto de tais documentos.
3- É obrigatório entregar no polo a Declaração Original do Estágio Curricular Supervisionado no período de 1 a 5 de dezembro. Não é necessário entregar o Relatório Completo impresso.
4- O envio pela webaula da documentação comprobatória digitalizada deve ser feito na data estabelecida no cronograma postado no ambiente. Organize-se para que a escola/organização assine a documentação até essa data. Não serão aceitos documentos após o prazo estabelecido no cronograma.
Resumo do Cronograma de Entrega
	Tipo de Trabalho
	Conteúdo
	Pontuação
	Data da Entrega
	Relatório Completo
	De acordo com o modelo de relatório adotado pela disciplina, sendo obrigatório seguir a estrutura e formatação apresentadas no modelo e os eixos de analise descritos no mesmo.
	
Até 9,0 pontos
	
Até 16 de novembro
	Revisão do Relatório Completo
	É obrigatório seguir as mesmas orientações do Relatório Completo. O aluno que deseja melhorar a nota obtida no Relatório Completo deverá considerar as sugestões apresentadas no parecer do professor. 
	Até 9,0 pontos, para o aluno que não enviou relatório Completo ou para melhorar a nota na disciplina. Nesse caso, para a pontuação final, será considerada a maior nota entre os dois relatórios.
	
Até 4 de dezembro
	Documentação Comprobatória
	Declaração de Estágio Curricular Supervisionado
Ficha de Registro de Frequência
Ficha de Avaliação Estagiário-Instituição
	
Não pontua, mas é obrigatória.
	
Até 16 de novembro
	
AVISOS IMPORTANTES!
O email da Coordenação de Estágio – estagio.pedagogia.ead@estacio.br - está disponibilizado para atendimento direto ao aluno. Entre em contato, caso tenha dúvidas e necessite de esclarecimentos sobre a documentação ou procedimentos das Disciplinas de Estágio. Identifique seu nome, matrícula, disciplina, turma e nome do professor online.
Leia atentamente o Passo a Passo das Disciplinas de Estágio.
As disciplinas de Estágio não incluem realização de provas, e, portanto, não é necessário agendar. O processo de avaliação leva em conta a apresentação da documentação comprobatória, entrega do Relatório Completo (que vale até 9,0 pontos) e participação nos fóruns (que vale até 1,0 pontos). A documentação
comprobatória não tem pontuação, mas é obrigatória para aprovação na disciplina. Você receberá uma única nota referente à nota final, que será lançada na data da AVS, ou seja, só no final do semestre.
 Critérios de correção do Relatório - A correção do Relatório Completo leva em conta os seguintes critérios: apresentação do relatório de acordo com normas acadêmicas/ABNT e com a estrutura e formatação apresentadas no modelo adotado na disciplina, sendo obrigatório conter os itens descritos no mesmo; análise crítica das situações e vivências mais significativas que o aluno observou no campo de Estágio, articulando tal análise com os conceitos estudados na disciplina e com os objetivos/eixos elencados no modelo de relatório, sendo obrigatória a fundamentação teórica (PESO MAIOR NA CORREÇÃO).
Nota do Pedido de revisão de nota ou reclamação sobre nota não lançada poderá ser encaminhado diretamente para o email da Coordenação de Estágio.
O Estágio poderá ser realizado em Instituição privada legalizada (com CNPJ ou CPF e Registro em Conselho) ou Instituição pública. Antes de definir a instituição escolar onde irá estagiar, o aluno deverá verificar, na secretaria do Polo, a existência de convênios entre a sua Instituição de Ensino Superior (IES) e a Rede Escolar. Na ausência desses, o aluno será responsável por captar escola/organização para vivenciar seus estágios. A Coordenação de Estágio e os professores não são responsáveis pela indicação de escolas e/ou organizações. 
Carga horária das Disciplinas de Estágio: O Estágio Supervisionado Curricular éobrigatório por lei para todos os cursos de licenciatura, sem o qual nenhum aluno poderá concluir o curso. As cinco disciplinas de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia (consulte sua grade curricular) contemplam as áreas de formação de Professores da Educação Básica no Ensino. Todas as disciplinas de estágio têm carga horária de 66 horas de atividades de campo. De acordo com a legislação de estágio, a carga horária do estágio deve respeitar o limite de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.  A distribuição dessa carga horária é feita de acordo com a conveniência do aluno, desde que não ultrapasse os limites estabelecidos. 
Estágio remunerado e o Estágio curricular são Estágios distintos, sendo que  o Estágio Supervisionado Curricular é obrigatório por Lei para todos os cursos de licenciatura, sem o qual nenhum aluno poderá concluir o curso. De acordo com a Legislação de Estágio, a carga horária do Estágio deve respeitar o limite de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.  A distribuição dessa carga horária é feita de acordo com a conveniência do aluno, desde que não ultrapasse os limites estabelecidos. O aluno poderá realizar as duas modalidades de Estágio ao mesmo tempo, desde que  não ultrapasse os limites supracitados.  Além disso, será necessário abrir dois Termos de Compromisso, informando a carga horária de cada estágio. Todavia, se houver conflitos de horário (nos termos da Lei), o SIA - o sistema- responderá como INDEFERIDO. 
Termo de Compromisso – TC - é um documento obrigatório para iniciar o Estágio, e o Modelo de Termo de Compromisso encontra-se no ícone em que o mesmo deve ser postado. A Coordenação de Estágios e os professores não podem fornecer tal modelo. O esclarecimento de dúvidas sobre preenchimento do TC e a assinatura do mesmo é de responsabilidade do Polo.
A Resolução do MEC nº 2, de 19 de fevereiro de 2002, prevê a redução da carga horária de Estágio para alunos que exerçam atividades docente regular e que tenham pelos menos 180 dias de docência. Só tem direito à incorporação de carga horária o aluno do curso de Pedagogia matriculado nas disciplinas de Docência de Educação Infantil e Docência dos Anos Iniciais que comprovar o exercício em função do professor em turmas de Educação Infantil e de Anos Iniciais. A legislação não prevê incorporação de carga horária para as demais disciplinas de Estágio do Curso de Pedagogia - Disciplinas Pedagógicas, Gestão Escolar e Gestão Não Escolar, mesmo que o aluno atue em função compatível. O aluno que atua, ao mesmo tempo, em turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais, poderá solicitar ICH para as disciplinas de Estagio correspondentes. É obrigatório apresentar a documentação que comprove a dupla regência. 
A redução será concedida apenas para a carga horária da prática respectiva ao Estágio cursado, sendo obrigatório cursar as aulas teóricas e cumprir todas as atividades acadêmicas previstas (participação nos fóruns e envio dos dois trabalhos e do projeto de trabalho). A aprovação na disciplina está condicionada no cumprimento de tais exigências. O relatório e o projeto de trabalho serão feitos com base na experiência de docente do aluno. Enviar, até 45 dias após o início do período letivo, a documentação digitalizada para o e-mail da coordenação de estágioestagio.pedagogia.ead@estacio.br. É obrigatório identificar o nome completo, matrícula, disciplina pretendida, número da turma e nome do professor, para que a solicitação seja analisada.
A documentação comprobatória e obrigatória deverá ser digitalizada num ÚNICO ARQUIVO E EM FORMATO PDF e postada para o professor através do ícone trabalho, na webaula. Deve ser feito na data estabelecida no cronograma postado no ambiente. Organize-se para que a escola/organização assine a documentação até essa data. Não serão aceitos documentos após o prazo estabelecido no cronograma. Os documentos comprobatórios não serão pontuados, mas devem ser entregues nas datas estabelecidas. A ausência de qualquer um dos critérios anteriores (documentação e relatórios) conduz o aluno à reprovação. 
Não será permitido o envio da documentação comprobatória pela Central de Mensagem, tendo em vista que essa ferramenta não permite o registro e arquivamento correto de tais documentos. 
A entrega da Declaração de Estágio Curricular Supervisionado (impressa) no polo deve ser agendada e/ou combinada diretamente com o polo. A Coordenação de Estágio e os professores não são responsáveis por esse procedimento.
O ENVIO DO RELATÓRIO NA DATA DA REVISÃO DO RELATÓRIO COMPLETO SÓ É OBRIGATÓRIO PARA O ALUNO QUE AINDA NÃO ENVIOU O TRABALHO OU NÃO CONSEGUIU OBTER OS PONTOS NECESSÁRIOS PARA A APROVAÇÃO. 
Reclamações sobre erro ou dificuldade de envio dos trabalhos devem ser enviadas para o e-mail da Coordenação de Estágio, estagio.pedagogia.ead@estacio.br, ou para o professor online, através da central de mensagem, com cópia (Print de Tela) da confirmação ou erro de envio.
	Atenção aos prazos! Documentos e trabalhos não entregues levam a reprovação na disciplina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais