Buscar

Adiministração de qualidade e produtividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 2. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
▪ NÃO separe as questões em aula 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8. ▪ As envie como aula 2, 4, 6, 8.
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
•Envie as questões junto com as respostas.
Atividades das Aulas 1 e 2
Explique a seguinte citação (Silva; Santos, 2013): “Os estudos de Taylor, relacionados à Administração Científica, evidenciam a busca constante pela produtividade com a máxima eficiência, através da Organização Racional do Trabalho. O tempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações”. (0,4)
O conhecimento e a construção dos novos estudos que buscam a otimização dos trabalhos a serem realizados, estão devidamente ligados nas teorias administrativas. A eficiência e a busca por resultados são objetivos das organizações, mesmo com as diferentes concepções a cerca dos recursos matérias, humanos, financeiros e tecnológicos. Taylor e seus princípios estudos dos tempos e movimentos ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional, propõe a administração como uma ciência e concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que quer dizer: fazer as tarefas do modo mais inteligente e com máxima economia de esforços. 
02. Após a leitura da aula 1 explique com suas palavras as questões abaixo:
a) O que é Produtividade Clássica? Quais seus objetivos? (0,5)
A produtividade clássica consiste em adquirir grande volume produzido por operário, evitando assim desperdícios, analisando operações industriais, simplificando o trabalho. essa produtividade é um método caro, pois envolvem aumento de cargos, departamentos, qualificações, entre outros.
b) O que é produtividade Estratégica? Quais seus objetivos? (0,5)
A produtividade estratégica consiste em conseguir dos operários, grande eficiência nos aspectos competitivos, como uma rápida introdução de novas tecnologias, uma mudança rápida de materiais e a entrega de produtos acabados. Dando assim mais liberdade aos funcionários, mas depende muito do funcionário para que tenha uma consciência, disposição e capacidade para conseguir resolver problemas e vantagens competitivas.
O que é o Programa 5S? Qual seu objetivo? Cite seus passos básicos. (0,6)
O Programa 5S é um programa com cinco passos básicos que visa à melhoria de vida.
Esse programa surgiu no Japão, para combater a sujeira, a desorganização e a poluição nas empresas. Lá a palavra principal de cada passo começa com a letra S. Daí o nome do Programa 5S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.
Seus passos básicos são: 
Evitar desperdício. 
Organizar o trabalho. 
Cuidar da limpeza. 
Cuidar da saúde. 
Ser disciplinado e tornar o seu dia a dia na empresa muito mais tranquilo e agradável.
04. Conceitue ergonomia? Em sua opinião os fatores externos podem influenciar a produtividade de um funcionário? Justifique sua resposta. (0,5)
A ergonomia é a ciência que estuda a organização metódica do ambiente de trabalho, com o objetivo de harmonizar as relações entre o homem e a máquina, de forma a atender às necessidades psicológicas e físicas do ser humano.
Não. Apesar os fatores oferecidos aos trabalhadores, uma vida harmônica em seu ambiente de trabalho, onde haja conforto, segurança e eficiência, eles podem gerar mais qualidade e produtividade.
	Bom Trabalho!

Outros materiais