Buscar

Direita e Esquerda e suas influências no Direito Brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto: Direita e Esquerda: como tais concepções políticas influenciam historicamente o Direito no Brasil?
Autor: Bárbara Cruz
Disciplina: História do Direito 
 
 Direita e Esquerda são conotações politicas muito utilizadas por toda a sociedade, que expressam linhas de pensamento distintas, abrangendo grandes questões políticas e governamentais. Esses termos surgiram durante a revolução francesa em 1789, do qual foram uns dos acontecimentos mais importantes na história da sociedade, e através dele muitos pensadores defendem que novos modelos políticos, sociais, e culturais surgiram na Europa. Jacobinos e girondinos eram grupos, dos quais reivindicavam a revolução. Os jacobinos extremistas se sentam à esquerda, e reivindicavam uma revolução liberal, com o fim dos privilégios, igualdade perante a lei, e alinhavam-se aos trabalhadores urbanos e camponeses. Já os girondinos se sentavam à direita do salão, eram conservadores, tradicionais e pretendiam manter o poder e os interesses individuais, ligados com a nobreza e alta burguesia. (www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/)
 Atualmente a Esquerda busca promover reformas que afetem questões de justiça social, inclui progressistas, sociais- liberais, sociais-democratas socialistas, entre outros que apoiam ideais que ativa o governo em todos os setores da vida social. A Direita inclui capitalistas, neoliberais, conservadores, favorece a liberdade de mercado, defende os direitos individuais e os poderes sociais intermediários contra a intervenção do Estado e coloca o patriotismo e os valores religiosos e culturais tradicionais acima de quaisquer projetos de reforma da sociedade. (http://www.comtudo.com.br/edicoes/pdfs/bobbio_esquerda_direita.pdf)
 É inevitável pensar na sociedade sem a política, pois em todas as nossas relações à política está presente. Essas concepções de Direita e Esquerda estão mais que presentes todo o sistema brasileiro, desde uma opinião sobre um determinado assunto, até dentro do sistema judiciário. Ao fazermos uma análise da sociedade e de todo sistema judiciário, o sistema brasileiro elege os representantes semelhantes à maneira de pensar, sucessivamente as leis criadas, votadas dentro da banca representam a maneira de pensar dos brasileiros. O sistema judiciário, as leis são reflexo das necessidades e ideias da sociedade, pois o Direito é como uma ferramenta de auxilio para que se expresse a vontade da sociedade, e manter a ordem. Há uma influência da política no sistema judiciário, pois as leis são elaboradas pelos governantes, que expressam anteriormente suas propostas governamentais. Sabemos que são eleitos pelo povo e os projetos e leis aprovadas são a concretização da vontade popular. Sendo assim, quanto maior for à porcentagem de políticos esquerdistas, maiores serão os ideias, leis, que serão aprovadas com concepções de esquerda, sucessivamente acontece com a direita também. (http://veja.abril.com.br 12 fev 2017, 09h11 - Publicado em 3 out 2014, 21h00)
 As conotações políticas estão fortemente ligadas em todos os aspectos da sociedade, influenciando o sistema judiciário, na questão das leis, pois os governantes são o reflexo do povo. Portanto, fazendo uma analise crítica com a revolução francesa, os jacobinos e girondinos que decidiam o futuro da França.

Outros materiais