Buscar

4ª AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qual a melhor maneira de avaliação de desempenho?
Resposta: Não há um a melhor maneira. Existem várias metodologias que podem ser usadas pelas empresas, dependendo do tamanho e do segmento do negócio, do quantitativo de funcionários, da variedade de tipos de cargos e, principalmente, das competências e habilidades que a empresa deseja privilegiar na sua gestão. Para uma informação mais completa e detalhada, sugiro pesquisar os métodos de avaliação de desempenho no Livro Gestão de Pessoas de Idalberto Chiavenato e artigos sobre Gestão por Competências. Abs, Profa. Vera.
No Plano de Negócios poderemos utilizar o Planejamento Operacional?
Resposta: Planejamento Operacional - (é o Meio e Recursos a serem utilizados para a realização dos objetivos construídos para a empresa em relação ao seu Plano de Negócios.). Apresenta as características: ̶ (apresenta um conjunto sistemático de ações para a administração em relação ao tempo de execução das atividades programadas e os recursos disponíveis para sua realização). Está (focado) na redução contínua do desperdício de recursos e na relação de comprometimento com a tarefa concluída com destreza. Atua nos processos: - Arranjo físico - (organizar o espaço de trabalho, evitando riscos de acidentes e possibilitando a maior fluidez dos processos de trabalho que serão desempenhados no posto de trabalho. - Capacidade Operacional - (organiza a relação em números de funcionários (VS) capacidade de horas/trabalho para produção/produtividade) nas rotinas da empresa. - Recursos Humanos - (estabelece lista de funcionários por qualificação e aperfeiçoamento profissional nas atividades produtivas). Ajuda com informações complementares a formação do "Perfil Profissional" - para as Áreas de Recursos Humanos - (no processo de Recrutamento & Seleção de talentos para a empresa para o Plano de Negócios). O Planejamento Operacional - (é mais específico em suas ações cotidianas) - elabora suas ações operacionais (minuciosamente) atendendo as especificações do Planejamento Tático descrito no Plano de Negócios.
O Planejamento pode equacionar as questões de "Incerteza, Imprevisibilidade e Instabilidade", decorrentes da dinâmica da empresa em gerar resultados?
Resposta: Planejamento - (Função Administrativa - (primeira das Funções) - é cada vez mais necessário o seu estudo para as situações problemas de: incerteza, imprevisibilidade e instabilidade - decorrentes dos processos de trabalho e resultados para a empresa. Os conceitos - incerteza, imprevisibilidade e instabilidade - devem ser incluídos na Formação dos Cenários para o Planejamento na empresa em sua avaliação dos diagnósticos e prognósticos de "resultado e risco" nas operações. - Incerteza - (situação que não pode prever sem resultado - grau de imprecisão) - Imprevisibilidade - (característica que não pode prever) - Instabilidade - (ausência de constância oscila. Sem equilíbrio estável). Assim poderemos construir os Cenários de Planejamento - (para serem estudados e analisados) em suas ações de longo, médio e curto prazo.
O uso da Técnica de Cenários - podem ajudar o processo de decisão do Gestor nas influências da concorrência em sua área de negócio?
Resposta: Técnica de Cenário - é uma ferramenta de (análise do ambientes externo) e suas possíveis influências - que o negócio pode sofrer a longo, médio e curto prazo. Está intimamente ligado ao Planejamento Estratégico - (possibilitando espelhar vários Cenários de Atuação do Negócio) - pelo víeis dos concorrentes, (produtos/serviços) - gerando assim um volume de informações para serem processadas pelo Gestor em seus registros do Planejamento Estratégico. Assim a Técnica de Cenários - apresenta-se como um "aliado" na construção de diagnósticos e prognósticos - para a geração de Modelagem das Informações - em relação aos processos críticos que necessitam um rigor decisório por parte do Gestor. Essa Modelagem de Informações - acarretam um melhor "foco" nas estratégicas - (mais ágil e com capacidade de adaptações mais rápidas de correções de rumo) da empresa na obtenção dos resultados tangíveis.
Qual a importância da Análise SWOT para o Planejamento da Empresa? Quais são os seus elementos?
Resposta: Uma organização é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Os empreendedores precisam entender o que têm de enfrentar, e ao mesmo tempo, avaliar os recursos com os quais podem contar, ou seja, precisam aplicar a análise SWOT ou FOFA para analisar os ambientes interno (Forças e Fraquezas), que pode ser controlado e ambientes externos (Oportunidades e Ameaças), que não podem ser controladas.
Quais são os elementos que fazem parte da Análise SWOT?
Resposta: O empreendedor deve analisar o ambiente interno, identificando as forças (strenghts) e fraquezas (weaknesses); e o ambiente externo, identificando oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
O que é a Missão Empresarial é qual a sua importância para empresa?
Resposta: Missão ¿ é o negócio definido em termos de sua utilidade, que dá aos consumidores a motivação para trocar o dinheiro pelos produtos e serviços. Portanto, identificar ou definir a missão significa entender qual necessidade do mercado a empresa irá satisfazer. A missão também é conhecida como proposição de valor, que engloba os benefícios que os consumidores encontram em seus produtos ou serviços. Resumindo a Missão é o propósito ou razão de ser da organização, identifica o motivo pelo qual ela existe, define a sua vocação, orienta todas as atividades da organização, traz os objetivos do negócio, a forma de atingi-los e os principais valores da empresa.
A empresa precisa avaliar os seus concorrentes para definir suas estratégias?
Resposta: Avaliar a concorrência é extremamente importante. Para identificas as ameaças e oportunidades oferecidas pela concorrência, o empreendedor deverá analisar dados sobre as empresas que atuam no mercado (participação nas vendas, volume de produção, faturamento, número de funcionários, localização, etc.); linhas e características dos produtos das empresas que atuam no mercado; pontos fortes e fracos dos concorrentes (vantagens competitivas e modelos de administração); facilidade de entrada de novos concorrentes; e possibilidade de entrada de produtos ou serviços substitutos.
Quais são os benefícios da utilização do Planejamento nas empresas?
Resposta: Indica os problemas que podem surgir antes que ocorram. Alerta a organização para as mudanças e permite ações de pronta-resposta. Identifica qualquer necessidade e redefinição na natureza do negócio. Permite que os administradores tenham uma clara visão do negócio. Facilita a identificação e exploração de futuras oportunidades de mercado. Torna mais efetiva a alocação de tempo e recursos para a identificação de oportunidades Minimiza os recursos e o tempo que devem ser tomados para decisões Cria uma estrutura de comunicação interna. Estimula cooperação, integração e entusiasmo para enfrentar desafios e oportunidades.
Somente as grandes empresas precisam se preocupar em elaborar um planejamento e definir estratégias para sua atuação no mercado?
Resposta: Não. Todas as empresas ¿ independentemente de seu tamanho e características necessitam ter um planejamento estratégico e identificar a melhor estratégia para atuar, de acordo com as condições do mercado. À medida que a empresa cresce, as práticas de planejamento estratégico evoluem e se sofisticam, para que possa sustentar seu desenvolvimento e alcançar os seus objetivos.
O que significa Análise SWOT?
Resposta: A Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para a elaboração do planejamento estratégico e consiste na coleta de dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa. A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford - EUA, entre as décadas de 1960 e 1970. SWOT representaa sigla dos termos em inglês, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). As forças são as vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc. As fraquezas são as desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações inadequadas, marca fraca, etc.; As oportunidades são os aspectos externos positivos do mercado que podem proporcionar uma vantagem competitiva para a empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de uma empresa concorrente, etc.; As ameaças são os aspectos externos negativos do mercado que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
Qual a importância da Cultura Organizacional para o sucesso das empresas?
Resposta: Toda empresa precisa definir a sua Cultura e divulgar para os seus colaboradores, através da elaboração da Visão, Missão, Crenças e Valores. Desta forma, quando os colaboradores conhecem, acreditam e praticam dos mesmos valores da empresa, esta terá um funcionário muito mais comprometido, reduzindo custos e aumentando os lucros.
A missão de uma empresa é a razão de sua existência. Uma empresa existe porque existe na sociedade uma necessidade que não está sendo plenamente atendida pelas empresas atuais. Empreendedor percebe essa necessidade e cria a empresa. Veja que o motivo primeiro da existência da empresa está na sociedade, na necessidade que existia. O lucro pode ser visto como consequência de uma boa análise de mercado e percepção das necessidades. Quando a empresa alcança sua missão ela obtém o lucro desejado por seus acionistas.

Outros materiais