Buscar

5ª AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As Competências & Habilidades são importantes para o desenvolvimento do Gestor em suas atividades produtivas. Quais seriam essas Competências & Habilidades e suas influências do desempenho?
Resposta: Para o Gerenciamento da Coordenação das Funções Especializadas (operações, marketing, finanças, vendas e recursos humanos) são necessários um conjunto de Competências & Habilidades (C&H) que o Gestor deve desempenhar ao longo do dia a dia de geração de resultados tangíveis para a empresa. Competência & Habilidades (C&H). São importantes para a formação do conceito estratégico de Recursos Humanos (RH) para atender as novas demandas competitivas das empresas em sua atuação no mercado com profissionais qualificados (funcionários/colaboradores) que devem estar alinhados aos valores corporativos de cada empresa que esteja atuando. Vejamos alguns elementos das Competências e Habilidades e suas influências no desempenho produtivo: (C&H) Técnica - conhecimento específico da área de atuação (C&H) Comportamental - aspectos intelectuais e de comunicação (C&H) Sociais - relacionamento interpessoal, adequação do trabalho em equipe e consciência ambiental (C&H) Organizacional - compromisso com o resultado, gestão adequado do uso do tempo, planejamento e organização nas ações, liderança e ação estratégica.
O que é um Organograma?
Resposta: O organograma representa o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, que representa a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento, integrando os recursos para alcançar os objetivos.
Quais são os objetivos do Organograma dentro das empresas?
Resposta: Dividir o trabalho de forma eficiente; ¿ Determinar os tipos de relações de autoridade; ¿ Criar relações de comando; ¿ Alinhar os níveis hierárquicos; ¿ Coordenar o processo de tomada de decisão; ¿ Identificar as relações funcionais.
A melhor escolha sobre Tomada de Decisões é a Centralização ou Descentralização?
Resposta: A descentralização é a melhor opção quando a empresa tem um momento mais tranquilo, e consegue definir o seu planejamento com a participação dos seus colaboradores. No entanto, a Centralização, que significa concentração das decisões no topo da organização (nível institucional), com pouca ou nenhuma delegação para o nível intermediário se torna a melhor escolha quando a empresa está em crise. Neste momento os colaboradores ficam perdidos e precisam de um gestor que assuma a responsabilidade, centralizando as decisões.
Ao organizar uma nova empresa, deve-se começar pela definição da estrutura organizacional ou pelo planejamento estratégico?
Resposta: Para organizar uma nova empresa, deve-se iniciar pela elaboração do plano estratégico, pois a estrutura organizacional será uma consequência do tipo de estratégia que a empresa desejar implantar e seguir. Assim, o empreendedor, a partir da definição dos objetivos e da missão da empresa, identificará as funções da empresa, organizando-as em departamentos ( unidades funcionais) , definindo as responsabilidades das pessoas e desenhando por fim, a estrutura organizacional.
O que é uma Unidade de Negócio?
Resposta: Uma unidade de negócio é um departamento responsável por uma área geográfica, mercado ou produto. Possui total autonomia sobre o negócio e compreende todas as funções da empresa com autonomia para cuidar do mercado no qual atua. Oferece grande vantagem de concentrar recursos especializados para possibilitar o aproveitamento de muitas oportunidades diferentes. Quanto mais a empresa se diversifica, mais atraente se torna este tipo de estrutura.
Qual modelo de tomada de decisão é mais adequado à estrutura organizacional de uma empresa que atua em um mercado de alta competitividade e constantes mudanças e por que?
Resposta: O mais adequado é o modelo descentralizado, no qual as decisões relativas ao trabalho que está sendo executado são tomadas pelos que o executam, ou com sua participação. A delegação de autoridade traz autonomia no desempenho das tarefas e liberdade de atuação, o que implica em uma maior agilidade na tomada de decisões e isso é um fator de vantagem competitiva para as empresas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes