Buscar

8ª AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a importância da Gestão de Pessoas em uma organização?
Resposta: As empresas dependem de pessoas qualificadas, motivadas, integradas e produtivas para realizar seus objetivos. Para conseguir as pessoas certas e lidar com elas do modo correto, as empresas precisam de uma função eficaz de Recursos Humanos, que compreende quatro processos básicos: - Aquisição de pessoas. - Desenvolvimento de pessoas. - Gestão do desempenho das pessoas. - Manutenção de pessoas.
A empresa utiliza uma Política de Remuneração Variável em que momento organizacional?
Resposta: Na Política de Cargos & Salários - temos o segmento de Remuneração - (uma das Áreas de Manutenção de Talentos na empresa). Sua importância está associada às questões: ̶̶ atração, manter e motivar os talentos (novos ou já existentes) do corpo funcional/colaboradores de maneira harmônica - considerando alguns fatores chaves como: impactos legais, fiscais, sindicalista, e pela pesquisa salarial atualizada. Remuneração Variável - indica um conjunto de diferentes formas de recompensas que complementam a Remuneração Fixa. Está centrada no - Desempenho de Qualidade e no Reconhecimento pela Empresa. Binômio de uma palavra chave para a Remuneração Variável: ̶ Produtividade e Qualidade no desempenho funcional. Evidencia a questão do desempenho individual - (funcionário/colaborador) no conceito de - Valor Percebido - pelo Gestor da empresa. O sentido de Produtividade no trabalho e busca da Qualidade e Comprometimento - são essenciais para a remuneração variável. O desempenho individual - é premiado e valorizado pela empresa com - base em recompensas, prêmios, gratificações, (em dinheiro) ou como participações no lucro ou em ações da empresa).
O mercado no qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno ou externo. Quais as vantagens do Recrutamento Interno?
Resposta: Recrutamento interno - Atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro de uma organização, para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. Vantagens do recrutamento interno: ¿ Motivação e valorização dos empregados; ¿ Melhor desempenho e potencial de conhecimento; ¿ Funcionários adaptados à cultura organizacional; ¿ Processo mais rápido e econômico; ¿ Estímulo ao auto aperfeiçoamento.
O que é o Recrutamento externo e quais as suas vantagens?
Resposta: Recrutamento externo - Procedimento pelo qual a empresa busca, no mercado de trabalho, profissionais capacitados para ocupar as vagas disponíveis. Vantagens do recrutamento externo: ¿ Experiência requerida; ¿ Reciclagem do quadro de empregados; ¿ Renovação de pessoal; ¿ Aproveitamento do aperfeiçoamento do candidato.
Em que consiste o planejamento de recursos humanos?
Resposta: O planejamento de recursos humanos compreende o processo gerencial que corresponde à elaboração de um plano que projete as eventuais modificações na estrutura de recursos humanos de uma organização, partindo da análise da situação atual da estrutura interna de pessoal e das necessidades futuras da empresa. O planejamento de RH deve assegurar que a organização tenha as pessoas certas, no lugar certo, no momento certo, desempenhando com eficiência e eficácia as tarefas que lhes forem destinadas. O planejamento de RH deve ser revisto a cada nova revisão do planejamento estratégico da organização. Cabe ao planejamento de RH: - Determinar as necessidades de recursos humanos, prevendo as entradas e saídas de funcionários; - Definir as necessidades de treinamento para os trabalhadores atuais e os novos a serem admitidos; - Avaliar o impacto de novas tecnologias e de novas formas de organização do trabalho na atividade da empresa.
O que é Gestão de Competência e Habilidades?
Resposta: Gestão da Competência - (traduz um Modelo Gerencial - com ênfase nos seguintes aspectos:) - no negócio - (tradução efetiva de diagnóstico e prognóstico de crescimento da atividade econômica) - no mercado - (estudo do mercado e suas nuances de geração de oportunidades a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo para os negócios) - no desenvolvimento profissional - (capacidade de organização das Competências pela sigla (CHA). Competência pode ser compreendida na sigla (CHA) com a seguinte representação: - (C) - Conhecimento - (conhecimento especializado) - (H) - Humanas - (trabalho em grupo/equipes) - (A) - Atividade - (geração de atitudes favoráveis para o aprendizado e participação rumo aos resultados da empresa). Características da Habilidade - Técnicas - (conhecimento especializado articulado para o processo produtivo) - Humanas - (equilíbrio e discussão em grupo para as de soluções e sugestões do impasse dos processos de trabalho). - Conceitual - (vê a empresa pelo foco holístico sua dinâmica de produção e produtividade.
É possível identificar (mapear) as Competências Individuais - (CI) - dos nossos funcionários?
Resposta: Mapear Competências requer do Gestor da Empresa - algumas observações em relação às Habilidades & Conhecimentos - presentes nos desempenhos dos seus funcionários/colaboradores. Essas Competências - devem ser incentivadas (pelo Gestor) e ampliadas com ações de Treinamento & Desenvolvimento. Vejamos as Competências: - Capacidade de Negociar - (ideias com argumentos) - Liderança - (aspectos básicos situacionais), - Trabalho em Equipe - (gerar sinergia no trabalho em equipe), - Comunicação - (clara e objetiva na emissão de seus comentários), - Criatividade - (pensar soluções diferentes usando os mesmos recursos disponíveis), - Inovação - (estar pensando e criando novas alternativas para serem testadas), - Flexibilidade - (ter capacidade de reprogramar o programável de maneira a estar adaptado a possíveis influências dos ambientes (externo e interno), - Ética -(estar de acordo com Código de Ética usando os princípios de valorização da qualidade de vida e respeito).

Outros materiais