Buscar

Avaliação parcial 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação parcial 3
	1a Questão (Ref.: 201401291951)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. PORQUE Analisava as doenças de forma racional como produtos da relação dos indivíduos com o ambiente e com a maneira de viver. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são falsas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401412042)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	 
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401290366)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai além de um estilo de vida saudável, em direção de um bem-estar global. Atualmente, a saúde é analisada como um bem coletivo que deve ser compartilhado individualmente por todos os cidadãos, devendo ser vista como um recurso para a vida e não como objetivo de viver. Dentro desse contexto podemos concluir que: I A dimensão social do conceito de saúde faz parte dos novos paradigmas da saúde. II A saúde é um critério de cidadania. Assim, podemos afirmar que todos os cidadãos são responsáveis pela manutenção da sua saúde. III Através do conceito de coletivo é evidenciada a importância da determinação social do processo saúde/doença. IV A determinação social do processo saúde/doença envolve sujeitos sociais, grupos, classes sociais e relações sociais referidas ao processo saúde/doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401292615)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No modelo biomédico, agentes ou fatores etiológicos são aqueles que:
		
	
	Não possuem relações com a doença.
	 
	Agem na origem (causa) da doença.
	
	Agem no diagnóstico da doença.
	
	agem na etiologia do paciente.
	
	Agem no tratamento da doença.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401291427)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401463539)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o fragmento do artigo publicado em PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007 disponível em As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. A comissão homônima da Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, segundo a qual os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Nancy Krieger (2001) introduz um elemento de intervenção, ao defini-los como os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação. Tarlov (1996) propõe, finalmente, uma definição bastante sintética, ao entendê-los como as características sociais dentro das quais a vida transcorre. Embora, como já mencionado, tenha-se hoje alcançado certo consenso sobre a importância dos DSS na situação de saúde, esse consenso foi sendo construído ao longo da história. Sobre a construção do consenso sobre a importância dos DSS na situação de saúde assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O conflito entre saúde pública e medicina e entre os enfoques biológico e social do processo saúde-doença estiveram no centro do debate sobre a configuração desse novo campo de conhecimento, de prática e de educação.
	
	Virchow, um dos mais destacados cientistas vinculados a essa teoria, entendia que a ¿ciência médica é intrínseca e essencialmente uma ciência social¿, que as condições econômicas e sociais exercem um efeito importante sobre a saúde e a doença e que tais relações devem ser submetidas à pesquisa científica.
	 
	Para conhecer a influência dos determinantes sociais de saúde em nível da sociedade basta avaliar os determinantes de saúde identificados em estudos com indivíduos.
	
	Entre os diversos paradigmas explicativos para os problemas de saúde, em meados do século XIX predominava a teoria miasmática, que conseguia responder às importantes mudanças sociais e práticas de saúde observadas no âmbito dos novos processos de urbanização e industrialização ocorridos naquele momento histórico.
	
	O principal desafio dos estudos sobre as relações entre determinantes sociais e saúde consiste em estabelecer uma hierarquia de determinações entre os fatores mais gerais de natureza social, econômica, política e as mediações através das quais esses fatores incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas,já que a relação de determinação não é uma simples relação direta de causa-efeito.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401292376)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. O texto faz referência ao conceito de:
		
	
	Pesquisa socioeconômica.
	
	Doenças prevalentes.
	
	Notificações compulsórias.
	 
	Indicadores de saúde.
	
	Doenças específicas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401829474)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual é termo utilizado em epidemiologia para expressar a velocidade de ocorrência de uma doença, ou seja, a intensidade com que acontece uma doença em uma população, na medida em que identifica a frequência de casos novos em um determinado período observado longitudinalmente?
		
	
	Coorte.
	
	Multicentrismo.
	
	Caso controle.
	 
	Incidência.
	
	Prevalência.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401994690)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dengue - Em 2016, foram registrados 170.103 casos prováveis de dengue no país até a Semana Epidemiológica (SE) 5 (3/1/2015 a 6/2/2016). Nesse período, a região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (96.664 casos; 56,8%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (25.636 casos; 15,1%), Centro-Oeste (25.246 casos; 14,8%), Sul (13.522 casos; 7,9%) e Norte (9.035 casos; 5,3%). Foram descartados 19.249 casos suspeitos de dengue no período. Fonte: Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde Analisando os dados estatísticos apresentados sobre a Dengue e que no Brasil é um problema recorrente podemos considerar que temos:
		
	
	Surto epidêmico
	 
	Epidemia
	
	Pandemia
	
	Epidemiologia
	
	Endemia
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401291169)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos momentos do raciocínio epidemiológico voltado para a explicação de um problema é o levantamento de hipóteses. Sobre a formulação de hipóteses são feitas as seguintes afirmações: I A hipótese orienta e determina a natureza dos dados a serem coletados e a metodologia da coleta. II A formulação de hipóteses é indispensável em toda investigação epidemiológica, seja de ordem experimental ou observacional. III A hipótese epidemiológica deve levar em consideração os aspectos da doença na população e as variações nos componentes ambientais (físicos, químicos, biológicos, sociais) associados à exposição aos fatores de risco. IV Hipóteses são respostas exatas e fidedignas aos problemas colocados pela ciência e pelo senso comum. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.

Outros materiais